III Animal Lab UECE 2011

III Encontro UECE de Ciência de Animais de Laboratório

6 a 10 de maio de 2011

INFORMAÇÕES SOBRE AS INSCRIÇÕES

                                                                                                        Veja o link da inscrição à direita ----->>>


LISTA DE TRABALHOS APROVADOS EM "NOTICIAS"

LISTA DE TRABALHOS SELECIONADOS PARA APRESENTAÇÃO ORAL EM "NOTÍCIAS"

PROGRAMAÇÃO EM "DOWNLOADS"

Existem dois tipos de inscrições: ouvinte e apresentador de trabalho

Ouvinte: participante que irá comparecer à todo evento.
Apresentador de trabalho
:
participante que irá comparecer à todo evento e apresentar trabalho na forma de pôster. Caso o seu resumo seja selecionado, irá participar também como apresentação oral e concorrer à menção honrosa.

A qualquer momento você pode alterar seu perfil, alterando seus dados e com troca de inscrição.
Certificados:
tanto em ouvinte como apresentador de trabalho, somente será emitido o certificado respectivo, se o participante tiver 75% de frequência no evento. Obviamente o apresentador inscrito, tem que estar presente junto ao seu pôster no momento determinado. Os certificados serão todos enviados por email, conforme já fizemos no evento anterior e os Anais publicados na Rede.

INSCRIÇÕES DE OUVINTE

Com grande prazer receberemos a sua inscrição, clique no link > REALIZAR INSCRIÇÃO acima, FAÇA SEU CADASTRO INICIALMENTE
Para aprová-lo é necessário fazer o pagamento da inscrição em depósito em conta.

Banco do Brasil
Nome da conta: IEPRO III A LAB UECE 2011
Agência: 008-6
Conta: 25.518-1

Valores após 20/03: R$ 25,00 (vinte e cinco reais) taxa única para ouvinte e apresentador de trabalho.
Valores após 31/03: R$ 30,00 (trinta reais) taxa única para ouvinte (caso haja desistência)
Valores após 10/04: R$ 35,00 (trinta e cinco reais) taxa única para ouvinte (caso haja desistência)

Inscrições de ouvinte: até o dia do evento (caso haja desistência)
Inscrições de resumos: enviar o resumo até 31/03 (prazo estendido).

Após o depósito, envie data e número pelo Fale Conosco ou no email: animalab3@uece.br.
Após isso, seu cadastro será liberado e você pode então acessar o sistema quando quiser para ver a programação, ler notícias, obter downloads, etc.


INSCRIÇÕES DE RESUMOS SIMPLES

As discussões serão muito mais interessantes se você, além de ouvir, também apresentar e conhecer o trabalho de outros participantes interessados na técnica e ética na experimentação animal!

Faça como na inscrição de ouvinte, clique em apresentador de trabalho no seu Perfil, ou então modifique-a, caso esteja como Ouvinte, em qualquer ocasião você poderá fazer a troca de perfil.
Tamanho do resumo (simples): máximo de 3000 caracteres, contendo: Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão (juntos ou separados) e Conclusões. Màximo de 6 participantes por resumo (devido à limitações de sistema).
O valor é R$ 20,00 reais para cada inscrição (ouvinte ou apresentador de trabalho).
Para inscrever mais de um trabalho, é preciso fazer uma OUTRA INSCRIÇÃO (apresentador de trabalho) no nome de um co-autor, que também será "apresentador de trabalho", mesmo que não esteja presente na fixação dos pôsteres.
CADA PAGAMENTO PERMITE A INSCRIÇÃO DE 01 (HUM) RESUMO.
Será dada permissão para que um mesmo autor ou co-autor, apresente, durante o evento, somente dois posteres, pois o autor ou co-autor terá que estar presente no Animal Lab Day, quando a comissão científica vier avaliá-lo.
Portanto, resumindo: cada inscrição está limitada a um trabalho, é permitido que sejam escritos quantos trabalhos forem desejados, cada um inscrito em nome de um autor ou co-autor. Na fixação e apresentação do pôster, um autor, ou co-autor poderá cuidar somente de dois pôsteres.

Recomendamos que os posteres sejam feitos em papel comum, branco (1,20m altura x  0,90m largura) mais facilmente degradáveis, evitando gastos desnecessários com lona ou plástico. Além de serem mais baratos, pensemos na ética ambiental.
Pequenos passos para um mundo melhor.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS RESUMOS E PÔSTERES:

01     A data limite para inscrição dos trabalhos é 31/03/2011 (última extensão do prazo);
02     A inscrição de trabalhos é feita exclusivamente através do site, através do preenchimento do formulário próprio e envio do resumo. Faça o pagamento antes ou depois de preencher o cadastro, porém, o mesmo só será analisado após o pagamento;
03     Para a submissão de um trabalho é necessária inscrição prévia de um dos autores, com o respectivo pagamento;
04     Cada trabalho poderá ter até 05 (cinco) co-autores, sendo estes desobrigados de inscrição no Congresso;
05     Cada resumo deverá conter:

- Título
- Introdução
- Material e métodos
- Resultados
- Discussão (juntos ou separados)
- Conclusões

06   O texto deve ser digitado ou colado no espaço próprio na página de submissão de trabalhos do site, com o máximo de 3000 caracteres, e não deverá conter gráficos ou ilustrações. Todas as abreviações devem ser especificadas no corpo do texto, quando utilizadas pela primeira vez. Não colocar referências, a menos que sejam indispensáveis para o entendimento do trabalho.
07   A metodologia deve conter número e data de protocolo de envio ou aprovação ao Comitê de Ética para Uso de Animais (CEUA) ou equivalente de sua instituição. Indique, no caso: ex: "CEUA/UECE" ou "CEUA/USP". No caso de estudos com Humanos, idem. Estudos com animais selvagens, o respectivo protocolo das entidades correspondentes.
08   O nome dos autores, bem como da instituição que representam, não deverão constar do texto do resumo;
09  Os autores principais serão comunicados da aceitação ou não de seus trabalhos, ou da aceitação com ressalvas, exclusivamente por e-mail, até data a ser divulgada;
10   Os autores dos trabalhos aprovados com ressalvas deverão cumprir as solicitações do avaliador até data a ser divulgada, sob pena de desclassificação;
11   Os autores principais de trabalhos aprovados com ressalva, que cumpriram as solicitações do avaliador até a data estipulada, serão comunicados da aprovação final ou reprovação até data a ser divulgada;
12   Todos os resumos inscritos estarão concorrendo a vaga na apresentação oral. Os autores principais dos trabalhos selecionados para apresentação oral serão avisados por email; esta apresentação não desobriga a produção do pôster.
13   A Comissão Científica, nomeada pela Comissão Organizadora do Congresso selecionará 10 (dez) resumos para apresentação em forma oral (tema livre) no Animal Lab Day, em horário que consta do programa final do evento;
14   A apresentação oral é limitada a 15 (quinze) minutos (máximo) MAIORES DETALHES ABAIXO;
15   O tamanho máximo dos pôsteres é de 0,90 x 1,00m (largura x altura);
17  Os pôsteres serão montados pelos seus autores, no espaço próprio designado pela Comissão Científica e obedecendo à numeração publicada no programa oficial, dia 09/05/2011 a partir das 8:00, no Animal Lab Day;
18  Pelo menos um dos autores deverá estar posicionado ao lado do seu trabalho, no horário determinado pela Comissão Científica e publicado no Programa Final do Congresso;
19   Os autores que não estiverem presentes não receberão o certificado de apresentação do trabalho;
20   Os pôsteres deverão ser desmontados e retirados pelo(s) seu(s) autor(es) somente após 18:30 horas do Animal Lab Day;
21  As decisões da Comissão Científica são soberanas e irrecorríveis. Não haverá prêmio em dinheiro. Os ganhadores serão contemplados apenas com menção honrosa (2 para resumo, 1 para pôster).
24  A inscrição dos trabalhos implica na concordância pelo(s) autore(s) com as normas estabelecidas pela Comissão Científica para julgamento do mesmo, bem como na autorização para sua reprodução por via impressa ou eletrônica em publicações de responsabilidade das entidades promotoras, realizadoras e/ou apoiadoras.

Todos os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Evento.

ANIMAL LAB DAY (09/05/2011)

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO ORAL

1. Ocorrerá no Animal Lab Day, no dia 09/05 a partir de 9:30 hs. Os selecionados para a apresentação oral devem chegar mais cedo, à partir de 8:00 hs, para fixação de seus posteres.
2. A apresentação oral NÃO EXCLUI a produção e apresentação do poster. A não apresentação do pôster será penalizada com a exclusão da seleção de premiação.
3. Apenas uma pessoa fará a apresentação, o apresentador pode ser autor ou qualquer dos co-autores, de preferência (mas não obrigatório) inscrito no evento.
4. Tempo total: 15 minutos (máximo) incluindo o tempo para uma pergunta da comissão ou da platéia. Haverá controle de tempo. Portanto, o tempo de apresentação deve ser menor que 15 minutos.
5. Fazer a apresentação em power point, para data show. Número limite de slides: não há.
6. Enviar os slides em arquivo anexo no formato .ppt (não .pptx) até às 18 hs do dia 05/05 para o email animalab3@uece.br.
7. A ordem de apresentação obedecerá a ordem alfabética prevista na listagem.
8. A comissão científica e os participantes irão verificar os pôsteres à tarde, de acordo com a programação, escolhendo um dos pôsteres para menção honrosa.
9. Os dez classificados receberão certificado de apresentação oral, além do certificado do pôster.
10.  Na sessão de premiação será entregue certificado e um pequeno troféu aos ganhadores.

 

SOBRE OS RESUMOS:


SERÃO ACEITOS PARA AVALIAÇÃO: quaisquer trabalhos em quaisquer áreas de pesquisa envolvendo animais (fisiologia, farmacologia, biologia, genética, bioterismo, transgenia, clínica, etc), como indiretamente ligados à pesquisa animal (aspectos de biossegurança, ética, educação, etc), além de estudos de casos. Exceções são descritas abaixo.
Os procedimentos experimentais aplicados deverão apresentar conformidade com os princípios previstos na Lei 11.794 e pelo Conselho Nacional de Cuidado na Experimentação Animal  - CONCEA. Solicitamos que em seu resumo e poster inclua, na metodologia, a data e o número do protocolo de submissão ou aprovação de seu trabalho ao COMITÊ DE ÉTICA PARA O USO DE ANIMAIS - CEUA  da sua instituição. Indique se o seu processo consta como submetido ou aprovado.


ESTUDOS ENVOLVENDO HUMANOS,
no caso de estudo pedagógico ou ecológico, envolvendo o trabalho e trato ético com animais, poderão ser avaliados. Devem apresentem a data e o número do protocolo do Comitê de Ética em Pesquisa (CEPE ou equivalente) da Instituição, de acordo com a Resolução 196/96 do CNS.

ESTUDOS COM ANIMAIS SELVAGENS OU EM CATIVEIRO
poderão ser avaliados. Estes ALÉM da data e número de protocolo do CEUA local, também deverão apresentar data e número de licenciamento do IBAMA ou órgão equivalente. Obviamente, ficam de fora os trabalhos com animais não-cordados e invertebrados.

ESTUDOS COM MODELOS BIOLÓGICOS ANIMAIS E TRANSGÊNICOS (casos previstos na Lei 8974/1995) poderão ser avaliados. Estes ALÉM da data e número de protocolo do CEUA local, também deverão apresentar data e número de submissão ou aprovação do Comitê de Biossegurança (ou equivalente) de sua instituição, conforme for o caso apresentado. Inclue-se nesta categoria, trabalhos com patógenos, vírus, radioativos e outros contaminantes

Resumos com dados não quantitativos ou preliminares também poderão ser avaliados. Atenção especial deve ser dada à análise estatística e sua apresentação.

Todos os trabalhos serão aceitos como poster. Dos resumos submetidos, cerca de 10 serão escolhidos para apresentação oral durante o evento, como forma de estímulo. Premiação: dentre os trabalhos escolhidos para apresentação oral, haverá menção honrosa para dois. Não há prêmio em dinheiro.


NÂO SERÃO AVALIADOS:
projetos, revisões de literatura, trabalhos de cunho zootécnico ou agropecuário, trabalhos com animais domésticos (como cães e gatos) descontextualizados do contexto científico e de pesquisa. Trabalhos com animais não-cordados e invertebrados. Trabalhos incompletos, sem devida análise adequada de dados.



Instituto S. de Ciências Biomédicas - ISCB/UECE e Mestrado Acadêmico em Ciências Fisiológicas CMACF/UECE
Desenvolvido pelo Departamento de Informática da UECE.