CEARÁ ORGANIC FOOD FESTIVAL

submissao de trabalhos cientificos

25 a 28 de setembro de 2019

INFORMAÇÕES SOBRE AS INSCRIÇÕES

Inscrição no site oficial do evento:
www.cearaorganicfoodfestival.com

 


Para mais informações, acesse o link:
https://www.sympla.com.br/ceara-organic-food-festival---festival-internacional-de-gastronomia-organica__567161

 

 

SUBMISSÃO DE RESUMOS

Atenção, os trabalhos devem ser enviados, juntamente com o comprovante de pagamento,para o email: ceará.festival@uece.br. Em caso de problemas para acessar o site para a submissão de trabalhos, entrar em contato por o email .

Etapa

Período

Inscrição online de resumos expandidos (GTs)

Até 31/08/2019

Inscrição online de resumos para pôsteres

Até 31/08/2019

Divulgação dos Resultados aprovados

Até 02/09/2019

CONFIRA AS REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS EM DOWNLOADS!

Em caso de dúvidas sobre os trabalhos, contate o email: ceara.festival@uece.br

 

COMISSÃO CIENTÍFICA - CEARÁ ORGANIC FOOD FESTIVAL


Daniela Vasconcelos de Azevedo

Derlange Belizario Diniz 

Geovane Jacó de Freitas

Kadma Marques Rodrigues

Lia Pinheiro Barbosa

Marcílio Brandão 

Sylene Ruiz de Almada Melo 

Vanessa Moreira

 

GT 1 - Sustentabilidade Alimentar e Mudanças Climáticas

Coordenação: Marcílio Brandão

O debate sobre a escolha de dietas sustentáveis tem sido elemento fundamental a fim de que os países alcancem as metas contidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e no Acordo de Paris sobre mudanças climáticas. O desafio de produzir alimentos para 10 bilhões de pessoas até 2050 sem extrapolar os limites do planeta, exige a elaboração de novas concepções que orientem a alimentação humana.

Para tanto, esse grupo de trabalho pretende atrair pesquisas que relacionem as cadeias de produção, comercialização e consumo de alimentos a desafios impostos pela contemporaneidade, tais como aqueles configurados pelas mudanças climáticas e por processos de globalização.

GT 2 - Gastronomia agroecológica e biodiversidade

Coordenação: Anna Erika Ferreira Lima

A gastronomia tem assumido enorme visibilidade nos últimos anos. Portanto, revela-se como setor com importância estratégica para a difusão de novas práticas capazes de encadear de maneira salutar a produção e o consumo alimentares. Deste modo, promove-se a prevenção de doenças não transmissíveis relacionadas à dieta. Incorporar uma dieta à base de plantas, e menos alimentos de origem animal, revela-se assim como prática saudável, mas também sustentável - boa para a saúde das pessoas e do planeta.

Este Grupo de Trabalho almeja reunir pesquisadores engajados no conhecimento de experiências inovadoras na criação de cardápios e na definição de uma nova gastronomia, mais próxima da produção agroecológica e da biodiversidade local.

GT 3 - Cultura alimentar, tradição e memória

Coordenação: Roberto Araújo

O debate em torno do valor da pluralidade de culturas alimentares como marcadores identitários tem se revelado elemento de extrema importância no cenário global de intensos fluxos migratórios. Neste sentido, instituições públicas e particulares, negócios sustentáveis, pesquisadores, comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas, rurais) e segmentos de população urbana têm despontado como agentes relevantes para o reconhecimento de tradições calcadas em hábitos alimentícios, de memórias e de experiências locais relacionadas a dietas particulares.

O GT 3 tem o desafio de concentrar pesquisas que buscam identificar e ressaltar o papel da comida como elemento estruturante de costumes e tradições, bem como na composição de valores e da identidade comunitária.

GT 4. Políticas públicas, pesquisa e inovação tecnológica em alimentação

Coordenação: Derlange Belizário

A união de instituições de pesquisa, ensino, órgãos públicos e sociedade civil impulsiona experiências exitosas que podem ser replicadas aumentando assim as possibilidades de democratização da alimentação saudável.

O grupo de trabalho pretende discutir e compartilhar ideias inovadoras e experiências bem sucedidas na área de políticas públicas em alimentação, bem como no desenvolvimento de pesquisas com foco na inovação, sustentabilidade e saúde planetária.

GT 5 - Empreendimentos gastronômicos inovadores e saúde planetária

Coordenação: Vanessa Santos

Um número significativo de experiências exitosas de empreendedorismo tem na inovação sua base para intervenção nas diversas esferas da cadeia alimentar. Iniciar investimentos ou migrar para o setor de alimentação sustentável, além de revelar-se um bom negócio financeiro, pode ser uma solução de forte impacto no enfrentamento das mudanças necessárias à proteção da saúde planetária.

Nesse sentido, o GT5 espera contar com comunicações que abordem experiências de empresas de segmentos diversos (restaurantes, supermercados, indústrias), instituições de pesquisa, cooperativas, pequenos produtores, feiras, iniciativas individuais e coletivas, as quais constituam exemplos de empreendedorismo gastronômico a um só tempo inovadores e sustentáveis.

GT 6 - Soberania Alimentar, Produção urbana, Nutrição e Saúde

Coordenação: Daniela Vasconcelos

A soberania alimentar como princípio diretamente ligado à segurança alimentar e nutricional; define-se como o direito dos povos a determinar suas próprias políticas e estratégias sustentáveis de produção, distribuição e consumo de alimentos. Estas respeitam suas culturas, bem como a diversidade dos modos de produção, comercialização e gestão da cadeia produtiva a partir do campo.

O grupo de trabalho pretende aprofundar discussões acerca de experiências realizadas com agroecologia, agricultura familiar, produção urbana de alimentos, soberania alimentar, segurança alimentar e nutricional. Cada uma delas será tratada como alternativa para as empresas do setor de alimentação, todas voltadas para a promoção da alimentação saudável, segura e sustentável.

tabela preços

*Ingresso de acesso a palestras e oficinas dias 25 e 26 SET/2019, local: Fábrica de Negócios

** A compra do ingresso não garante aprovação do trabalho

AS INSCRIÇÕES CONTINUARÃO ABERTAS ATÉ A DATA DO EVENTO. ESPERAMOS VOCÊS!



 



OCCA - Observatório Cearense de Cultura Alimentar
Desenvolvido pelo Departamento de Informática da UECE.