II Seminário Humanidades em Saúde:

saberes e práticas na garantia de direitos

28 a 30 de novembro de 2016

Seja Bem-vindo(a)!

 

O II Seminário Humanidades em Saúde a acontecer nos dias 28,29 e 30 de novembro de 2016 no Auditório Paulo Petrola (Reitoria) na Universidade Estadual do Ceará, dá seguimento à realização de nosso primeiro Seminário, ocorrido em 2015. Em função dos trabalhos apresentados na primeira versão do evento, reunindo pesquisadores e alunos de diversas procedências acadêmicas, verificamos que valia a pena levar adiante este projeto, dentro do espírito que lhe move na origem: a contribuição das Ciências Humanas para o campo da saúde. Assim, daremos renovada atenção à interface destes dois domínios de saber, no qual vem prosperando uma convergência de projetos, intercâmbios, linhas de investigação e prospecção de temas em ângulos interdisciplinares. É oportuno realçar que o interesse neste campo de estudos vem atraindo sociólogos, historiadores, antropólogos, filósofos, educadores, psicólogos, dentre outros intelectuais. Estas perspectivas plurais, marcadas pelas Humanidades, certamente tem trazido ricas análises desta tão fundamental condição humana: a continuada lida com a saúde e com o enfrentamento das enfermidades.

Entidades executoras

Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Programa de Pós-Graduação em Sociologia 
Curso de Graduação em Ciências Sociais

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem 
Instituto de Humanidades de Letras

 

GRUPOS DE TRABALHO

Cultura e Saúde 
Este grupo de trabalho abriga reflexões e estudos sobre aspectos culturais presentes nos saberes e práticas de saúde. A ideia é realçar ingredientes simbólicos, crenças e atitudes, ritos e tecnologias, nos quais elementos não biomédicos atuam como parte dos sistemas de atenção à saúde, sendo igualmente forças socioculturais. Longe de ser dimensão externa aos processos sociais, a inserção cultural e o pertencimento coletivo podem iluminar diversas perspectivas, tais como a explicação das doenças, as práticas a seu enfrentamento, a relação médico-paciente, a anatomia humana, os recursos da religião, o consumo de psicoativos, dentre outros aspectos.

Instituições Sociais e Saúde
O binômio saúde/doença tem sido construído historicamente pelas instituições sociais. Na relação indivíduo/sociedade, ou como menciona Norbet Elias na sua célebre obra A Sociedade dos indivíduos, o manter-se saudável e/ou doente faz parte do processo de construção das identidades subjetivas e sociais. Nesse contexto, temos como propósito discutir nesse GT os saberes institucionalizados sobre saúde/doença - ciências da saúde, políticas públicas e privadas de saúde - e as representações sociais em saúde e doença advindas de outros campos institucionais como família, religião, escola e outros grupos de convivência resultantes desse processo.

Direitos humanos e Saúde
O objetivo do grupo de trabalho é reunir pesquisas com perspectivas analíticas e etnográficas que estimulem o debate sobre a saúde como direito universal e fundamental do ser humano. Neste sentido, considera-se pertinente a investigação e problematização do alcance das políticas sociais de atenção à saúde, com enfoque no acesso, na qualidade e na humanização dos serviços, sobretudo, quando relacionados aos grupos ditos minoritários e/ou não hegemônicos como as mulheres, a população negra, as comunidades tradicionais, os povos indígenas, a população LGBT, a população de rua, a população com privação de liberdade, dentre outros.

Trabalho e Saúde 
O GT Trabalho e Saúde está voltado para a análise das condições sanitárias dos trabalhadores, para seus direitos e mobilizações e para as diversas alternativas colocadas para a preservação da saúde de diversas categorias profissionais, em um quadro de precarização do trabalho, desemprego e novas ocupações e tecnologias.

OBS: As normas para submissão dos trabalhos encontram-se em downloads. A submissão dos trabalhos é realizada através da página do participante. 

 



Desenvolvido pelo Departamento de Informática da UECE.