I Seminário de Curricularização da Extensão - UECE

19 a 20 de outubro de 2021

A creditação curricular da extensão, estratégia prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), foi regulamentada por Resolução no 7, de 18 de dezembro de 2018 (CES/CNE/MEC), disponívelhttps://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/ content/id/55877808.

Desde então, as Instituições de Ensino Superior vêm se organizando no sentido de alinhar a curricularização aos Projetos Pedagógicos de Curso e de estruturar a efetiva implantação da inserção curricular da extensão.

A Resolução estabelece que "as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos". Em seu artigo 12, instrui o INEP a considerar, para efeitos de autorização e reconhecimento de cursos: (i) o cumprimento dos 10% de carga horária mínima dedicada à extensão, (ii) a articulação entre atividades de extensão, ensino e pesquisa, (iii) os docentes responsáveis pela orientação das atividades de extensão nos cursos de graduação.

A Resolução representa uma avanço em muitos aspectos: consolida a extensão universitária na formação de nossos(as) estudantes e na qualificação docente; fortalece a articulação

teórico-prática e a relação com o ensino e a pesquisa; eleva a intermediação com a realidade, o respeito e valorização à diversidade de sujeitos e práticas.

À luz da Resolução de 2018, a Uece se organizou para estabelecer os procedimentos pedagógicos e administrativos para a inserção curricular da extensão universitária nos cursos de graduação. O diálogo com os centros e faculdades, os seminários e encontros setoriais culminaram na Resolução no 4476/2019. http:// www.uece.br/wp-content/uploads/2019/12/RES-4476-CEPE.pdf

O Parecer CNE/CES no 498/2020, aprovado em 6 de agosto de 2020, prorrogou para 19 de dezembro de 2022 o prazo de implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), incluindo as diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira.

No sentido de fortalecer a inserção curricular da extensão na Uece, a Proex realizará nos dias 19 e 20 de outubro de 2021 o Seminário de Curricularização da UECE.