Encontro Internacional sobre Educação Artística

REPENSAR AS EXPERIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO ARTÍSTICA FACE AOS DESAFIOS DA DECOLONIALIDADE

23 a 25 de novembro de 2020

AVISO:

NOVO COMUNICADO

Prezados Participantes,

Após adiar por duas vezes o VI Encontro Internacional de Educação Artística, inicialmente, previsto para o mês de abril,  em função da pandemia do Covid 19, fomos surpreendidos, por uma nova orientação das universidades que sediam o encontro, no Ceará (tanto a UECE, quanto a UNILAB) de que o próximo semestre por ser excepcional, em função da crise sanitária, terá suas atividades desenvolvidas de forma remota. Esta situação nos levou a cancelar o 6ei_ea.

Compreendemos que, dessa maneira, perderíamos o espaço e o tempo de ouvir, sentir, cheirar, degustar, tatear e ver, com atenção às realidades existentes no lugar, de onde se poderia extrair aprendizagens múltiplas, as quais aludimos como intenções precípuas do nosso Encontro.

Diante da atual determinação, a Organização do EVENTO reuniu-se novamente, e deliberou pelo cancelamento do Encontro. Fica agendada uma reunião on-line para o dia 04/09, às 14h para dialogarmos  sobre a possibilidade do desenvolvimento das comunicações se traduzirem numa publicação de um e-Book. Este terá a edição do i2ADS e da EdUECE, com livre adesão e reformulação dos trabalhos propostos para exposições de ideias e práticas, em formato digital, seguindo regras a serem apresentadas na referida reunião (em anexo em download). Convidamos, portanto, a todos que manifestem interesse de integrar o grupo e  compor esta obra coletiva, que se propõe a refletir sobre a necessidade de "Repensar as Experiências da Educação Artística Face aos Desafios da Decolonialidade".

Assim, registrada em e-Book, esta edição propiciará uma reflexão sobre a realidade da Educação Artística na América Latina, África e Europa, a partir do nosso olhar e da nossa resistência nos tempos atuais, possibilitando a partilha das experiências e abordagens sobre as práticas significativas e de interferência social do artístico sobre as ofensivas de desvalorização da educação artística.

Link da reunião:  meet.google.com/ydn-kgvd-yjw

Atenciosamente,

à Organização.

ENCONTRO INTERNACIONAL sobre EDUCAÇÃO ARTÍSTICA foi sendo formado por investigadores que dentro de um percurso de 12 anos foram se juntando para entender se é possível uma Educação Artística, que não se descole da vida, seja nas escolas, nas comunidades ou nas cidades, numa procura de formas renovadas de atuação sobre o modo como se estabelecem as suas práticas em Educação Artística pretendendo conhecer o seu campo de interferência nos contextos sociais; e de experiências de aprendizagem individuais e coletivas.

É um espaço e um tempo de ouvir, sentir, cheirar, degustar, tatear e ver, com atenção às realidades existentes, de onde se podem extrair aprendizagens múltiplas.

O Encontro (6ei_ea) se realizará no Ceará, Brasil, propiciando uma discussão ampla das realidades da Educação Artística na América Latina, África e Europa, a partir do olhar dos pesquisadores participantes, abertos para o câmbio, aprendendo e partilhando suas experiências e abordagens sobre as práticas significativas e de interferência social do artístico nas escolas e sobre as ofensivas de desvalorização da educação artística no sistema de ensino. Tendo os desafios que o nosso tempo coloca ao ensino e aprendizagem do artístico, escolares e não escolares, o encontro assume o título Repensar as Experiências em Educação Artística Face aos Desafios da Decolonialidade.

Email para contato: 6ei_ea@uece.br Telefone: (85) 3101-9864