Sobre o CONBEAS:
O CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTUDOS EM AMBIENTE E SOCIEDADE é uma iniciativa do Laboratório de Estudos em Ambiente e Sociedade (LABEAS) do curso de Ciências Biológicas do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará.
O evento é 100% online, com submissões de trabalho, apresentações de trabalho e palestras via Google Meet.
Objetivo:
Promover o diálogo entre pesquisadores e a divulgação de resultados de pesquisas que tenham como eixo articulador o enfoque no uso e na gestão de recursos naturais e/ou construídos, para suprir demandas sociais e econômicas diversas e ao mesmo tempo garantir que tais recursos estejam disponíveis para as futuras gerações.
Modalidades de trabalhos:
Os trabalhos poderão ser submetidos em quatro categorias distintas, considerando sua extensão:
A quantidade de trabalhos que poderão ser submetidos por autor é especificada na tabela abaixo. Não há limite para coatuoria.
Trabalhos |
Primeiro Autor |
Artigo |
01 |
Trabalho Completo |
02 |
Resumo expandido |
02 |
Resumo |
02 |
Total |
07 |
- Todos os artigos aceitos serão publicados na forma de capítulo de livro digital, intitulado "Pesquisas e práticas na interface Ambiente e Sociedade", registrado com ISBN e ficha catalográfica, que será disponibilizado para acesso aberto e download gratuito no site da editora parceira.
- Cada capítulo receberá um DOI individual via Zenodo.
- Será realizada seleção de artigos para publicação fast track em revistas parceiras e caso os autores aceitem a indicação para a revista, o mesmo trabalho não será publicado como capítulo.
- Revistas confirmadas até o momento: Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais, Revista de Estudos Interdisciplinares, Revista Conexão ComCiência e VERUM: Revista de Iniciação Científica.
- Os trabalhos aceitos nas demais modalidades (trabalho completo, resumo expandido e resumo simples) serão publicados nos anais do congresso com DOI individual emitido via Zenodo.
Áreas temáticas
Envolve estudos empíricos e teóricos voltados a mudanças e avanços conceituais e teóricos e/ou desenvolvimento de estratégias e recursos, em três áreas temáticas:
Área temática 01 - Levantamentos de diversidade material (natural ou construída) e imaterial
Engloba estudos de levantamento da diversidade material (natural e construída) e imaterial em espaço urbano, tais como inventários de fauna e flora, inventários de elementos da diversidade geológica/geodiversidade, inventários de bens culturais e/ou etnográficos. Os estudos resultam em listas, catálogos e caracterização descritiva dos elementos naturais/construídos/imateriais no espaço urbano, primordiais para a formulação de ações e planos de valorização, conservação ou preservação.
Área temática 02 - Ensino e Processos Formativos sobre/para o/no Ambiente
Abarca pesquisas voltadas ao desenvolvimento de materiais e estratégias de ensino ou de processos formativos (formação inicial e continuada de profissionais), estudos que realizam inventários de potenciais usos para o ensino em diferentes níveis e etapas; ações de educação ambiental/patrimonial para reconhecimento, valorização e conservação;
Área temática 03 - Transformações no Ambiente e Impactos Socioambientais
Estudos que investiguem aspectos relacionados à (trans)formação na paisagem em decorrência de fenômenos naturais ou ações antrópicas e impactos dessas transformações - sociais, ambientais, econômicos, culturais.
Inscrições:
As inscrições serão gratuitas para ouvintes.
Será cobrada uma taxa de inscrição para autores. Os valores variam conforme as categorias "Graduandos", "Pós-graduandos" e "Profissionais", conforme é possível verificar na aba "Inscrições".