XXI Simpósio de Mirmecologia

1 a 5 de dezembro de 2013

Seja Bem-vindo(a)!

facebook twitter

Clique aqui para fazer o download de algumas fotos do XXI Simpósio de Mirmecologia.

Click here to download some photos of the XXI Simpósio de Mirmecologia.

O programa detalhado e o arquivo completo dos Anais estão disponíveis na página "Downloads" (arquivos Detailed-PROGRAM e Complete-Proceedings).

The detailed program and the complete proceedings file are now available on the "Downloads" webpage (files Detailed-PROGRAM and Complete-Proceedings).

Consulte regularmente a página "Notícias" para novas informações!

English translation

É com muita satisfação que convidamos a todos os interessados a participar do XXI Simpósio de Mirmecologia que será realizado na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil, no período de 01 a 05 de dezembro de 2013.

Nas últimas décadas, a mirmecologia no Brasil sofreu um forte crescimento que se manifestou tanto pelo aumento de instituições e pesquisadores dedicados ao estudo das formigas, como pela crescente diversidade e abrangência das linhas de pesquisa.

O Simpósio de Mirmecologia traduz um fiel retrato das evoluções e do comprometimento cada vez maior da comunidade científica brasileira em áreas de destaque como ecologia de comunidades, taxonomia, sistemática, biogeografia, comportamento e ecologia comportamental, bioindicação, controle de formigas pragas etc, bem como da significativa e crescente contribuição dessa comunidade para os progressos dessas áreas.

Um sinal claro dessa maturidade da mirmecologia no Brasil é a acentuada internacionalização do Simpósio de Mirmecologia, em particular nas suas últimas edições que foram marcadas por uma participação cada vez mais importante de colegas de outros países, atraídos pela qualidade das pesquisas desenvolvidas no Brasil e interessados em desenvolver laços profissionais com colegas brasileiros.

A realização do XXI Simpósio de Mirmecologia no coração do Nordeste, na região das Caatingas, se inscreve nessa dinâmica de impulso da mirmecologia no Brasil.

É nesse contexto bastante positivo e animador que estamos nos empenhando em oferecer uma programação a altura dos anseios de todos os profissionais e estudantes da área e que seja de natureza a incentivar discussões, novas ideias e rumos, além de oferecer um quadro propício para rever os amigos, fazer novos amigos e ampliar os laços profissionais.

Data de início das inscrições: 15/03/2013

Local de realização do evento: Hotel Praia Centro/Fábrica de negócios - Fortaleza-CE

Av. Monsenhor Tabosa, 740 - Praia de Iracema - www.praiacentro.com.br

Mais informações sobre o evento (Objetivos, Público alvo, Comissões, Data e local com mapa, Onde ficar?) na página "O Evento"

Welcome!

Regularly check the webpage “Notícias” for new information!

It is with great pleasure that we invite you to participate in the XXI Simpósio de Mirmecologia that will be held in Fortaleza, Ceará, Brasil, between the 1st and 5th of December 2013.

During the last few decades, Brazilian myrmecology has undergone major growth, evidenced by the increased number of institutions and researchers dedicated to the study of ants and by the growing diversity and scope of the research lines developed.

The Simpósio de Mirmecologia gives a faithful representation of the development in and increasing commitment and contribution of the Brazilian scientific community to important areas such as community ecology, taxonomy, systematics, biogeography, animal behaviour and behavioural ecology, bioindication, pest ant control, etc.

A clear sign of the maturity of Brazilian myrmecology is the internationalization of the Simpósio de Mirmecologia, particularly in its last few editions which were marked by a significant attendance of colleagues from other countries, attracted by the quality of the Brazilian research and interested in collaborating with Brazilian colleagues.

The hosting of the XXI Simpósio de Mirmecologia in the Caatingas region in the heart of the Brazilian Nordeste, marks the expansion of Brazilian myrmecology.

In this highly positive and exciting context, we hope to offer a program that meets the expectations of professionals and students, and that provides opportunities for discussion, new ideas and trends, and a pleasant environment to meet old friends and new and to strengthen professional links.

Beginning of registration: 03/15/2013

Venue: Hotel Praia Centro / Fábrica de Negócios - Fortaleza-CE

Av. Monsenhor Tabosa, 740 - Praia de Iracema - www.praiacentro.com.br

More information about the event (Objective, Target audience, Committees, Date and venue with map, Where to stay?) on the "O Evento" webpage