I Semana da Permacultura

Planejamento para Sustentabilidade

11 a 15 de junho de 2012

O EVENTO

O evento proposto, acontecerá nas dependências da UECE, durante uma semana, de 11 à 15 de junho de 2012. O evento contará palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas, cine ambiental, espaço para troca de experiências bem como visitas técnicas, levando em consideração o rigor acadêmico, garantido pela composição de comissão cientifica nos moldes estabelecidos pela universidade.

No dia 11, o evento inicia sua programação às 13 horas com o credenciamento. Em seguida ocorrerá apresentação cultural e mesa de abertura com vídeo e apresentação dos grupos de Permacultura do Ceará. Os minicursos estão programados para o dia 12 a 14 de junho de 8 as 12:00. Serão eles: Manejo de bambu e bioconstrução, Hortas orgânicas, Meliponicultura, Ecoalfabetização e Educação biocêntrica. Além dos minicursos, haverá diariamente as 13:30 às 14:00 atividades de Reiki. No turno da tarde haverá das 14:00 as 16:00 mesas-redonda e às 16:00 as 17:30 com palestras tratando eixos temáticos diários apresentados a seguir: dia 12 o tema será educação e cultura, saúde e bem -estar espiritual, ferramentas e tecnologia, dia 13 manejo da terra e espaço construído e 14 com posse da terra, economia e finanças e governo comunitário. No dia 15, o eito temático é vivências e troca de saberes. Ocorrerá vivências com visitas técnicas a locais de referências de permacultura no Ceará. Além desta, ocorrerá oficinas no turno da manhã para os participantes que não estarão na visita técnicas. As oficinas serão de: forno solar, tinta com terra, reutilização do óleo, compostagem, minhocário, cosntrução ecológica com pneu e alimentos não-convencionais. Às 16:00 haverá um espaço para apresentação dos resultados da semana e em seguida a festa de encerramento do evento.

OBJETIVO DO EVENTO:

Proporcionar à comunidade da Universidade Estadual do Ceará - UECE (estudantes, professores, funcionários, campos da cidade e interior), assim como demais interessados da cidade de Fortaleza, e demais localidades do estado e região um momento de troca de experiências e elaboração de estratégias de convivência com o semiárido, no âmbito da educação, cultura, manejo da terra e natureza, economia e finanças, saúde e bem estar espiritual, através dos espaços criados de palestras, oficinas e vivências.

Organização: PET Biologia UECE e NEPPSA