Encontro Internacional sobre Educação Artística

REPENSAR AS EXPERIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO ARTÍSTICA FACE AOS DESAFIOS DA DECOLONIALIDADE

23 a 25 de novembro de 2020

O EVENTO

APRESENTAÇÃO

Em 2010 na MINDELO_Escola Internacional de Arte (M_EIA), em Cabo Verde, em África, decorreu o I Encontro Internacional sobre Educação Artística (ei_ea). No próprio encontro se decidiu sobre o interesse com a organização de um segundo evento que agenciasse novos debates sobre as complexas questões da Educação Artística.

Respondendo a esse interesse, realizou-se na cidade do Porto, em Portugal, o 2ei_ea, em 2012. Perante o interesse gerado e a crescente necessidade de se criarem espaços de debate, em 2014, realizou-se no Cariri, Brasil-CE, o 3ei_ea, entendendo-se dever este evento passar a decorrer de dois-em-dois anos. Assim, em 2016, de novo em Cabo Verde realizou-se o 4ei_ea.

Desde o primeiro ei_ea (2010) o desejo de poder contribuir para criação de espaços de discussão que clarificassem a especificidade dos saberes e da investigação em Educação Artística e de se esboçar uma configuração atualizada de sua identidade foram as motivações para realização dos encontros que se sucederam. A adoção da designação de 'Educação Artística', assumida no título deste encontro, não pretendeu afastar outras designações, resultantes de percursos qualificados que em cada país ou contexto regional encontraram. O sentimento de que este é um campo feito da acumulação de saberes, vindos das teorias tecidas no interior da Educação Artística e das contribuições das Ciências da Educação e de um imaginário social sobre a Arte, suas práticas e atores, no atrevimento permanente de questionar e de se abrirem outras possibilidades de ação.

Em 2018, a realização do 5ei_ea, deu-se em Tondela, pequena cidade do interior de Portugal onde há mais de quarenta anos um grupo de interventores culturais promove uma singular ação cultural, envolvente das dinâmicas de desenvolvimento local. Com a ACERT e com o seu grupo TRIGO LIMPO - teatro ACERT, promoveu-se o V Encontro Internacional sobre Educação Artística que teve como mote "CULTURA, pois claro!" para uma aproximação às dinâmicas do local e miolo para melhor se entender a partilha do devir e do comum.

No 5ei_ea, se decidiu a trazer para o Ceará o VI Encontro Internacional de Educação Artística, em 2020, para qual convidamos todos a participar. O encontro, visa através de diálogos interculturais sobre as diferentes perspectivas de interseção entre arte e educação, abrigar fazeres e reflexões, neste campo de conhecimento, em países partícipes da construção coletiva de ensino e aprendizagem de Arte através de práticas comunitárias, artísticas e educativas, olhando de seus territórios um estado comum de procura de caminhos possíveis para construção de sociedades mais criativas, colaborativas e felizes, que não prescindem da Arte para seus cidadãos e para as futuras gerações.

Expedição CAPIVARA 2020

É com grata satisfação que vos apresentamos o percurso da nossa 7ª imersão científico-cultural na Serra da Capivara, a realizar-se de 2 a 5 de abril de 2020.

Sejam bem vindo (a), a comissão organizadora espera que cada um(a) tenha uma experiência única neste lugar sagrado de tantas histórias sentidas e memórias vividas.

Segue abaixo maiores informações.

- Reservas serão feitas mediante pagamento da entrada e confirmação por e-mail por Anderson Costa e inserção no grupo de Whatsapp.

- Há cotas de vagas para as Universidades parceiras, UFC e UECE, e cada uma terá dois professores que articularão os pares, juntamente com a coordenação geral, cito prof. Genivaldo Macário (SEDUC), Jeannette Ramos (UNILAB) e Anderson Costa (UNILAB/UECE).

- Haverá grupo de professores de outras universidades parcerias do Brasil e além mar.

- Lembrem-se de trazer "donde vens" para partilhar conosco sabores, saberes e culturas  na nossa primeira noite,

- Translado Fortaleza-São Raimundo Nonato: dia 2 de abril

- Saída às 6h da Faculdade de Educação da FACED/UFC - Benfica.

Rua Waldery Uchoa, 01, Benfica

- Almoço na estrada

- Chegada às 17h

- 19h partilha de sabores, saberes e culturas

Dia 3 de abril

- Imersão científico-cultural

- 19h partilha de  de sentidos, experiências, percepções, artes e afetos vividos e vivência artística

Dia 4 de abril

- Imersão científico-cultural

- 19h partilha de sentidos, experiências, percepções, artes e afetos vividos  e vivência artística

Dia 5 de abril - Translado Piauí - Fortaleza

- Saída de São Raimundo Nonato

- Almoço na estrada

- Chegada na FACED às 18h.

Entrada de 30 % do valor da hospedagem (3 diárias) até dia 10 de março a ser depositado na conta de Anderson Costa no Banco do Brasil ag. 1121-5 cc 27.933-1 CPF 060.492.163-20. Favor enviar comprovante do deposito para e-mail andersongoncalvescosta0@gmail.com

Com assunto: comprovante capivara

Caso haja desistência, após o depósito da inscrição, o valor não será ressarcido, pois será pago imediatamente as despesas da viagem.

O restante do pagamento será feito no local, preferencialmente em dinheiro, pois nem sempre a máquina do cartão funciona.

Custos aproximados por pessoa:

- A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira- UNILAB cedeu um ônibus para nossa expedição.

- Hospedagem diária no Albergue Serra da Capivara com café da manhã.

Quarto coletivo R$ 76,00 para até 15 pessoas

Quarto individual R$ 145,00

Quarto duplo R$ 210,00

Quarto triplo R$ 270,00

Quarto quádruplo R$ 320,00

Refeições:

- Almoço em torno de 30,00 / dia

- Jantar R$ 28,00 completo e R$ 15,00  leve (estilo café da manhã)

- Visita aos Museus:

Museu do Homem Americano e da Natureza R$ 10,00 (cada)

- Guias:

1 Guia para cada grupo de 8 pessoas R$ 180,00 (relação número de guias / participantes).

Quaisquer dúvidas enviar mail para

andersongoncalvescosta0@gmail.com

Contamos com sua presença e ficamos à disposição,

Jeannette F. P. Ramos, Genivaldo Macário e Anderson Costa