II Jornada Científica da FECLI

15 a 17 de dezembro de 2010

O EVENTO

A II JORNADA CIENTÍFICA DA FECLI caracteriza-se, primordialmente, por ser interdisciplinar, abrangendo as áreas de Ciências Biológicas, Física e Matemática, bem como as áreas afins. Além do que foi realizado na I Jornada Científica da FECLI, este evento visa atingir não só todo o corpo discente da FECLI mas também, estudantes de outras instituições de ensino superior e estudantes do ensino médio da macrorregião do Centro-Sul do Ceará. Para isso, a II Jornada Científica da FECLI está baseada nas seguintes linhas de ação:

• Ciência dita e feita

Compreende a realização de cursos, conferências e mesa-redonda sobre temas atuais das Ciências e da Educação. Além disso, disporá de espaço destinado a apresentações orais de trabalhos acadêmicos como os de monitoria, os de conclusão de curso, bem como quaisquer outros que estejam ligados às Ciências, Educação e Tecnologia.

• Café Ciência

Consiste na exibição e na leitura, em espaço disponibilizado para este fim, de livros e revistas de divulgação científica bem como os técnicos, que os interessados confortavelmente lerão enquanto sorvem um delicioso café, com direito a música ambiente. Também se propõe aí a instalação de computadores pessoais de mesa, conectados à Rede Mundial de Computadores, exclusivamente dedicados a acessar sítios de ciências, com o auxílio dos monitores vinculados aos cursos de Ciências Biológicas, Física e Matemática. O Café-Ciência deverá ainda exibir em suas paredes pôsteres e cartazes temáticos bem como manter expostos os resultados das experiências realizadas nas Oficinas de Ciência.

• FECLI Jovem

Com o objetivo de proporcionar atividades educativas interativas, será montado um centro exploratório e interativo, que disponibilizará informações sobre física, biologia e matemática a estudantes de escolas públicas de ensino médio. Os nossos alunos do curso de graduação irão apresentar aos jovens de ensino fundamental e médio vídeos (Cine Ciência), jogos, experiências e mostras nos quais eles possam exercitar a curiosidade e descobrir conceitos de ciência.

• Espaço Planetário

Podemos afirmar que todo o conhecimento humano oriundo do uso da razão é derivado da Astronomia, pois foi observando a regularidade do movimento dos astros que o homem passou a procurá-la também nos eventos terrestres. Mas, além do conhecimento racional e filosófico, a Astronomia inspirou a poesia e as demais artes. Assim, quando bem conduzida, a multidisciplinaridade ensejada pela Astronomia é capaz de estimular, além da curiosidade científica, a compreensão e a construção individual do conhecimento em sua forma mais ampla. Embarcar nesta aventura com o uso de um planetário, de forma lúdica, é um convite a um passeio inesquecível, que incentiva a curiosidade, a imaginação, a criatividade e é um eficiente mecanismo de descoberta pelas ciências da natureza em todos os níveis educacionais.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Profª Drª Lázara Silveira Castrillo (UECE)

Vice Presidente
Profª Drª Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)