XI Seminário do Grupo de Estudos Sartre

6 a 10 de agosto de 2018

**PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÕES**

06/08/2018 a 10/08/2018

06/08/2018 - Segunda. Início da programação do XI Seminário do Grupo de Estudos Sartre que ocorrerá nos três turnos: pela manhã e tarde com credenciamento e pela noite com a Abertura oficial do evento, composta pelos integrantes do Grupo de Estudos Sartre sob a coordenação da Profa. Ms. Eliana Sales Paiva (UECE). Toda a programação deste dia ocorrerá no Campus Fátima - CH/UECE.

07/08/2018 - Terça. Será o segundo dia do evento e começará às 8:00h com uma apresentação cultural (entre produções audiovisuais, literárias, performáticas, teatrais e/ou musicais inscritas para se apresentarem no evento através de chamada pública) e seguirá, às 8:30h com Palestras de Professores Convidados, sob coordenação do GES  até às 12:00h. Será dado um intervalo para o almoço e, a partir das 14:00h começará os minicursos até as 18hs quando será dado um intervalo e, às 19:00h retoma-se às atividades com uma apresentação cultural (selecionada por chamada pública) e, às 19:30h Mesa Redonda com professores locais até às 21:00h.

08/08/2018 - Quarta. Será o terceiro dia do evento e começará às 8:00h com uma apresentação cultural (entre produções audiovisuais, literárias, performáticas, teatrais e/ou musicais inscritas para se apresentarem no evento através de chamada pública) e seguirá, às 8:30h com a Mesa Redonda com professores locais e convidados das áreas das Letras, Literatura e Filosofia até as 12:00hs. Será dado um intervalo para o almoço e, a partir das 14:00h começará os minicursos até as 18hs quando será dado um intervalo e, às 19:00h retoma-se às atividades com uma apresentação cultural (selecionada por chamada pública) e, às 19:30h Mesa Redonda com professores locais e convidados até às 21:00h.

09/08/2018 - Quinta. Faremos uma visita na aldeia Lagoa da Encantada, os Jenipapo-Kanindé de hoje habitam em um território demarcado por direito. A história e genealogia da etnia remontam a um período anterior à colonização do Ceará, afirmando sua presença e fluxo cultural em uma área que vai desde a costa, local em que se fundou a primeira capital do estado, Aquiraz, até o Sertão Central, herdando a cultura de seus ancestrais Payacús ou Pakajús. Guardiões legítimos da natureza de dunas, matas e lagoa onde vivem, próximo às praias do Iguape e Batoque, são exímios pescadores e agricultores, destacando-se também no artesanato de adereços e utensílios. Uma das figuras mais expressivas da comunidade é a Cacique Pequena. Primeira mulher brasileira nomeada cacique, Pequena tomou lugar na liderança da comunidade por vários anos. Em 2012, o cacicado foi transferido para a filha, Juliana Alves (Cacique Irê). Hoje a etnia possui duas instâncias políticas, o Conselho Indígena Jenipapo-Kanindé e a Associação das Mulheres Indígenas Jenipapo-Kanindé. Ao lado dos Tapeba, Tremembé e Pitaguary, os Jenipapo-Kanindédespontaram nas primeiras lutas pelo direito a terra no Ceará. O Toré, ritual de espiritualidade indígena manifestado em dança e cantos, é um dos elementos de cultura mais atuantes no sentido de fortalecer os laços de ancestralidade da comunidade, importante também para orientação e articulação política. Todo mês de abril, é celebrada a Festa do Marco Vivo, momento de reafirmação e intercâmbio de identidades indígenas. Além de escola diferenciada, pousada comunitária (Rede Tucum) e galpão de artesanato, a comunidade mantém o Cine Clube Aldeia e o Museu Indígena Jenipapo-Kanindé, promovendo sessões de cinema, exposições, visitas-guiadas e formações interculturais.

10/08/2018 - Sexta. Começará às 8:00h com uma apresentação cultural (entre produções audiovisuais, literárias, performáticas, teatrais e/ou musicais inscritas para se apresentarem no evento através de chamada pública) e seguirá, das 8:30h até às 17:00h, com as comunicações dos participantes inscritos. Será dado um intervalo para o almoço, com retorno a partir das 14:00hs. Ás 19:00h retoma-se às atividades com uma apresentação teatral seguida de palestra de encerramento até às 21:00h.

Organizado e realizado pelo Ggrupo de Estudos Sartre da Universidade Estadual do Ceará - GES/UECE