XI Seminário do Grupo de Estudos Sartre

O que é um colaborador?

6 a 10 de agosto de 2018

O EVENTO

POR QUE FAZER ESTE EVENTO?

Sartre é um filosofo que pensa em situação, portanto, tentemos compreender a situação atual. A crise política, na qual vivenciamos no Brasil, nos impulsiona a refletir sobre o indivíduo como sujeito no processo político. Compreender os mecanismos utilizados por quem detém o poder tecnológico e midiático para manipular o senso comum e assim viabilizar apoio para as ideologias ultrarradicais, que aparecem como única solução possível para resolver os problemas históricos e sistemáticos no poder público, nos possibilita uma ampla e generosa leitura dos textos sartreanos, nos quais, o engajamento e a resistência são escolhas do para-si no mundo.

Para Sartre, o homem ao compreender a realidade, demanda posicionamento e ação. Em outras palavras, quando o indivíduo toma consciência da realidade humana ele se responsabiliza, se compromete e se engaja, não somente consigo, mais com a humanidade inteira. A subjetividade motiva a ação no mundo. A existência humana está perpassada intrinsicamente pelas circunstâncias; pela atitude diante do que percebemos e como compreendemos esta realidade que nos aparece. Vivemos uma realidade invadida por atitudes contextualizadas que nos afronta e nos tenciona. Mas, em situação, existe um sentido para o que apreendemos? Posicionar-se implica em dizer não? A quê? Ou a quem dizê-lo? Afirmar que engajar-se é resistir! Nos faz refletir: o que é um colaborador? A quem ou o quê se colabora? o que é engajar-se? O que é resistir? Em que sentido tornar-se resistente se relaciona com engajamento? Qual a condição de resistir e do agente que resiste? É sobre estes problemas que o XI Seminário do Grupo de Estudos Sartre se propõe a discutir, refletir e atuar enquanto imerso nesta realidade e fazendo dela a base para pensar e propor uma nova leitura das problemáticas e das escolhas possíveis geradas a partir deste espaço de contestações e concepções Este projeto foi pensado a fim de oficializar o planejamento do evento, a realização nas dependências da Universidade Estadual do Ceará, especificamente no Centro de Humanidades, e captar apoios e patrocínios para a execução da atividade proposta, visando um alargar a postura filosófica em diálogo com outros campos do saber e com a realidade.

O QUE QUEREMOS COM ESTE SEMINÁRIO?

Objetivo Geral

Promover um maior acesso à cultura e à literatura local ampliando as formas, meios e conteúdos de conhecimento e de produção literária através da valorização da produção literária acadêmica e cultural cearense.

Objetivos Específicos

- realizar um evento para debater a relação entre literatura e filosofia em âmbito nacional;

- oportunizar a criação e apresentação de textos sobre filosofia, literatura, política e arte para serem publicados em periódico ebook;

- promover acesso fácil e gratuito a livros, vídeos, imagens e materiais didáticos que se relacionam e contribuem com o estudo, o deleite e a produção literária e filosófica no ceará;

- garantir a oportunidade de conhecer mais sobre dois dos grandes pólos culturais do Ceará que é a cidade de Fortaleza e o município de Canindé e suas relações com a Literatura, a Cultura e a Filosofia.

- Criar o site oficial do GES para divulgação e fomento da produção literária e filosófica, bem como dos respectivos autores locais relacionados ao estudo do GES.

Organizado e realizado pelo Ggrupo de Estudos Sartre da Universidade Estadual do Ceará - GES/UECE