X SEMANA DE LETRAS

LETRAS DE RESISTÊNCIA: LINGUAGENS, LITERATURAS E SOCIEDADE

17 a 19 de setembro de 2019

O EVENTO

Consolidada como um dos eventos da comunidade acadêmica do Vale do Jaguaribe, incluindoprofessores e estudantes do ensino superior e da educação básica, a Semana de Letras daFafidam está chegando a sua décima edição com palestras, minicursos, oficinas, mesas-redondas e conferências que materializam a dinamicidade do nosso curso e ultrapassam osmuros da Universidade. A X Semana de Letras tem como tema LETRAS DE RESISTÊNCIA: LINGUAGENS, LITERATURAS ESOCIEDADE. O principal objetivo é promover a discussão e ampliar as reflexões sobre o papelde atuação dos conhecimentos linguísticos e literários na atual conjuntura política que vive opaís, atuando como um mecanismo de resistência e (re) existência no Brasil atual.

OBJETIVO GERAL: Promover discussões sobre a formação acadêmica de graduandos e ainterlocução entre saberes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. Discutir metodologias e práticas nos estudos linguísticos eliterários em língua inglesa.

2. Discutir metodologias e práticas nos estudos linguísticos eliterários em língua portuguesa.

3. Promover discussões sobre os estudos críticos dalinguagem.

4.Políticas linguísticas e a suas atuações.

5. Os desafios da profissão docente emrelação a sua saúde.

6. Estudos dos clássicos da literatura ocidental, e os seus aspectos quepermanecem atraindo novos leitores e a atualidade da narrativa.

7. Discutir sobre a atuação daLiteratura de Autoria Feminina, dando visibilidade as questões de gênero, raça e classe.

8.Literatura latina, conhecendo sua figuração nos textos acadêmicos e no cotidiano.