V Simpósio Conhecendo a Caatinga

Conservação e Novas Tecnologias

22 a 24 de maio de 2018

Seja Bem-vindo(a)!

O Bioma Caatinga é o terceiro em grandeza no Brasil e um dos menos pesquisados do país, pelo fato do seu próprio nome estar atrelado talvez a aspectos negativos como secas periódicas, pobreza, falta de chuvas, aridez, êxodo rural e vegetação desprovida de folhagem na época seca, entre outros fatores.

O desconhecimento da riqueza deste bioma e da sua importância para a humanidade, complementada pela percepção visual apresentada, levaram descaso a sua conservação e hoje a Caatinga é um dos três biomas brasileiros mais degradados.

Tendo em vista a importância e urgência em trabalhar questões ambientais relacionadas a este bioma, bem como propor medidas mitigadoras para amenizar os impactos já causados, é com orgulho que no ano de 2018 o PET Biologia terá o prazer de organizar pela quinta vez o Simpósio Conhecendo a Caatinga. Esse, como de costume é realizado a cada dois anos e já tornou-se esperado entre os alunos de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará.

Esse ano o Simpósio abordará temas relacionados às novas pesquisas e tecnologias em prol da conservação do bioma Caatinga. Para tanto, haverão palestras, debates e apresentações de temas e trabalhos pertinentes.