Saberes para uma Cidadania Planetária

Conferência Internacional

24 a 27 de maio de 2016

Seja Bem-vindo(a)!

Anais da Conferência Internacional - Acesse aqui.

Os certificados de participação (ouvinte) estão disponíveis. Faça "login" para acessá-lo.

Os certificados de apresentação de trabalhos estão sendo enviados individualmente por e-mail.

Assista aos vídeos das conferências do Salão Diamante no site fecomercio.tv, em SESC / Educação.

Por que Cidadania Planetária? - por Maria Cândida Moraes

Planilha - Roda de comunicação com sala

Queridos ​participantes da Conferência ​Internacional Saberes para uma Cidadania Planetária

Fomos informados de que, apesar do profundo desejo de estar conosco e de todos os esforços empreendidos neste sentido, por decisão médica, Edgar Morin está impossibilitado de comparecer 'fisicamente' a nossa Conferência em Fortaleza, confirmada para o período de 24-27 da próxima semana. Todos os ​​​outros 56 ​conferencistas, nacionais e internacionais, que dão a singularidade e abrangência a este evento, confirmaram presença.

Entendemos que esta relevante Conferência Internacional ​​parte da convicção de que precisamos urgentemente repensar a educação, refundar o humanismo, restaurar a ética e a solidariedade planetárias. São estes os eixos fundamentais d​o pensamento de Edgar Morin que se eternizam e tem a força mobilizadora para levarmos adiante lutas e compromissos por parte de todos nós.

Contando com a compreensão de todos, reitero a importância de levarmos à frente os princípios da solidariedade e da responsabilidade coletiva que marcam a totalidade de sua vida e de sua obra.

Por solicitação de Edgar Morin, as conclusões deste importante evento deverão ser levadas ao 1º Congresso Mundial sobre o Pensamento Complexo a ser realizado em Paris, em 8 e 9 de dezembro próximo.

Atenciosamente,

Maria Cândida Moraes
Presidente da Conferência

A Universidade Estadual do Ceará, associada à Universidade Católica de Brasília e à UNESCO, acreditando na relevância das idéias e ideais estabelecidos pela obra de Edgar Morin, realizarão, em Fortaleza/Ceará, no período de 24 a 27 de maio de 2016, a Conferência Internacional -  Saberes para uma Cidadania Planetária.  Este evento terá como Presidente de Honra o sociólogo e filósofo Dr. Edgar Morin e será presidido pela Profa. Dra. Maria Cândida Moraes. Estão confirmados mais de 40 conferencistas internacionais e nacionais, dialogando sobre temas vinculados à obra de Edgar Morin, em comemoração aos seus 95 anos e a toda sua vida dedicada à humanidade.

Local: Hotel Praia Centro/Fábrica de Negócios - Fortaleza/CE

Avenida Monsenhor Tabosa, 740 - Praia de Iracema / Fone: (85) 3083-1100

Neste evento teremos a oportunidade de participar de um encontro histórico de homenagem a um dos maiores filósofos vivos da atualidade - Edgar Morin (94 anos), e de diálogos para refletir sobre sua obra e implicações na educação e na formação de professores visando o desenvolvimento de uma cidadania planetária tão necessária frente às situações de crise que estamos vivendo.

Para inscrever-se, clique em "Inscrições", no menu acima, à esquerda.

Visite nossa página no Facebook: fb.com/spcp2016

Realização: