Saberes para uma Cidadania Planetária

Conferência Internacional

24 a 27 de maio de 2016

O EVENTO

A Universidade Estadual do Ceará, associada à Universidade Católica de Brasília e à UNESCO, acreditando na relevância das idéias e ideais estabelecidos pela obra de Edgar Morin, realizarão, em Fortaleza/Ceará, no período de 24 a 27 de maio de 2016, a Conferência Internacional -  Saberes para uma Cidadania Planetária.  Este evento terá como Presidente de Honra o sociólogo e filósofo Dr. Edgar Morin e será presidido pela Profa. Dra. Maria Cândida Moraes. Estão confirmados mais de 40 conferencistas internacionais e nacionais, dialogando sobre temas vinculados à obra de Edgar Morin, em comemoração aos seus 95 anos e à toda sua vida dedicada à humanidade.

Objetivos

  1. Refletir e construir conhecimentos que contribuam para a criação e disseminação de projetos, programas, organizações, políticas e ações individuais ou grupais de carácter econômico, tecnológico, social, cultural e educativo que iluminem a emergência de uma Civilização Planetária e/ou a abertura e sustentação de novas "Vias para o futuro da humanidade".
  2. Analisar as implicações educativas, curriculares, organizacionais e de formação docente do novo paradigma educativo emergente, baseado na complexidade, na transdisciplinaridade e fundamentado nos valores de responsabilidade e solidariedade individual e social.
  3. Identificar e analisar as necessidades formativas do professorado de educação básica de acordo com a situação real em que este coletivo de profissionais desempenha suas competências, tendo como referência as exigências estabelecidas nos saberes necessários da educação do futuro e a pretendida reforma paradigmática da educação enunciada pelo Pensamento do Sul.
  4. Contribuir à formulação de políticas estratégicas que contribuam à dignificação, ao reconhecimento e à valorização do professorado de educação básica, assim como à seleção e à formação continua dos candidatos mais capacitados e vocacionalmente dotados para a função docente e sua transcendental missão de responsabilidade social.
  5. Orientar a formulação de linhas transversais mais coerentes para a construção de um currículo e um itinerário de formação educativa, pedagógica e didática para o exercício da docência, de acordo com as características e implicações ontológicas, epistemológicas e metodológicas do paradigma educativo emergente, baseado na complexidade e na transdisciplinaridade.
  6. Propor conteúdos e estratégias de formação inicial e permanente para o professorado de educação básica, no sentido de incrementar a qualidade do desempenho de suas competências profissionais a partir do protagonismo, da participação e do empoderamento tanto dos docentes como das comunidades escolares e partindo das necessidades reais e da singularidade das mesmas.
  7. Contribuir para a criação de uma rede internacional de formação de educadores de todos os níveis educacionais, com diferentes modalidades de participação, a partir das recomendações estabelecidas no Documento Pensamento do Sul e da Carta de Fortaleza.
  8. Religar espaços de diálogo e compartilhar experiências nos diferentes campos do saber que permita um intercâmbio fluido, sistematizado de experiências no mundo.

Informações gerais

*      CARGA HORÁRIA: 40 horas

*      PERÍODO: 24 a 27 de maio de 2016

*      PÚBLICO PARTICIPANTE: professores e alunos dos diversos sistemas de ensino, profissionais das mais diferentes áreas do conhecimento interessados nestas temáticas.

*      LOCAL: Hotel Praia Centro / Fábrica de Negócios. Avenida Monsenhor Tabosa, 740 - Praia de Iracema / Fone: (85) 3083-1100. FORTALEZA. Ceará.

 

Destinatários

              A todos os profissionais de educação formal e não formal que atuam em diversos níveis de ensino e demais pessoas interessadas nesta temática, especialmente, estudantes e professores de educação fundamental, médio e superior, bem como representantes de coletivos educadores das áreas de saúde e educação ambiental.

Instituições promotoras

1.     UNESCO - Representação do Brasil e Uruguai
2.     Governo do Estado do Ceará

Instituições realizadoras

  1. Universidade Estadual do Ceará
  2. SESC - Serviço Social do Comércio
  3. Universidade Católica de Brasília

Presidência e Comitê de Honra

Presidência

Presidente de Honra da Conferência

Edgar Morin

Presidente da Conferência

Maria Cândida Moraes


Comitê de Honra

Ministro de Estado da Educação
Aloisio Mercadante

Governador do Estado do Ceará
Camilo Santana

Vice-Governadora do Estado do Ceará
Maria Izolda Cela de A. Coelho

Diretora do Escritório Regional de Ciência da UNESCO para a América Latina e Caribe
Lídia Brito

Representante da UNESCO no Brasil
Lucien André Muñoz

Magnífico Reitor da Universidade Estadual do Ceará
José Jackson Coelho Sampaio

Magnífico Reitor da Universidade Federal do Ceará
Henry de Holanda Campos

Magnífico Reitor da Universidade Católica de Brasília
Gilberto Gonçalves Garcia

Senador da República do Brasil
Cristovam Buarque

Pró-Reitora de Extensão da Universidade Estadual do Ceará
Claudiana Nogueira de Alencar

Pró-reitor  de Pós-graduação e Pesquisa da UECE
Jerffeson Teixeira de Souza

­­­­Professor Emérito da Universidade de Campinas
Ubiratan D´Ambrósio

Secretário de Educação do Estado do Ceará
Mauricio de Holanda

Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação
Manuel Palácios da Cunha Melo

Secretário de Educação de Fortaleza
Jaime Cavalcante

 

Comitê Científico Internacional

Presidido por Edgar Morin

Ubiratan D´Ambrósio (UNICAMP); Maria Cândida Moraes (UCB/DF); Maria Conceição de Almeida (UFRN); Edgard de Assis Carvalho (PUC/SP); Raul Domingo Motta (Argentina); Izabel Petraglia (FMU); Juan Miguel Batalloso Navas (Espanha); Teresa Salinas (Peru); Eleonora Badilla-Saxe (Costa Rica); Nelson Vallejo-Gomez (França-Colômbia); Luiz Carrizo (UNESCO/Uruguai); Juan Miguel González-Velasco (Bolívia); Pedro Sotolongo (Cuba); Saturnino de la Torre (Espanha); Rosamaria de Medeiros Arnt (Brasil); Adriano J. Hertzog Vieira (Brasil); Marilda Behrens (Brasil); Maria Antônia Pujol (Espanha); Marlene Zwierewicz (Brasil); Ana Cecilia Espinosa Martinez (México); Pascal Galvani (França/Canadá); Gastón Pineau (França); Patrick Paul (Brasil-França); Sabah Abouessalam-Morin (França-Marrocos); Ecleide Furlanetto (Brasil); Marta Irving (Brasil), Akiko Santos (Brasil).

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Comitê Organizador

Lucia Helena Fonsêca Grangeiro - presidente (UECE)
Rosamaria de Medeiros Arnt (ECOTRANSD/UECE)
Jerffeson Teixeira de Souza (UECE)
Juan Miguel Batalloso Navas (ECOTRANSD/Espanha)
Custódio Almeida (UFC)
Claudiana Nogueira de Alencar (UECE)
Cristiane Holanda (Vice-Governadoria/CE)
Renata Russo (UECE)
Cleusa Denz (UECE)
Celina Magalhães Éllery (UECE)
Saturnino de la Torre (Espanha)
Adriano J. Hertzog Vieira (ECOTRANSD/Brasil)
Maria Conceição de Almeida (GRECON/UFRN)
Edgard de Assis Carvalho (PUC/SP)
Izabel Petraglia (FMU)
Fatima Limaverde (UNIPAZ/Escola Vila/Ceará)
Patrícia Limaverde Nascimento (UECE)
Luiz Lacerda Sousa Cruz (IDECI)
Demerval Bruzzi (UCB/ECOTRANSD)
Marilza Suanno (UEG/UFG/ ECOTRANSD)
João Henrique Suanno(UEG/ECOTRANSD)
Ruth Cavalcante (CDH/Ceará)
Socorro de Sousa (UFC)
Paula Scherre (ECOTRANSD/Brasil)
Carlos Reni Araujo Dino (INEC)
Antenor Lago Costa (INEC)
Antonia Nágela de Araújo Costa (INEC)
Sara Góis (Universidade Biocêntrica/CDH)

Secretaria Acadêmica

Rosamaria de Medeiros Arnt (ECOTRANSD / UECE)
Ecleide Furlanetto (UNICID)

Coordenação Geral das Rodas de Comunicação

  • Patrícia Limaverde (UECE)
  • Renata Russo (UECE)

Comitê Científico Nacional:

  • Alvaro Schmidt (ECOTRANSD)
  • Ana Cristina Souza dos Santos (UFRRJ)
  • Ana Maria Di Grado Hessel (PUC/SP)
  • Ana Paula Caetano (Universidade Lisboa)
  • Barbara Raquel do Prado Correa (PPGE/PUCPR)
  • Daniele Saheb (PPGE/PUCPR)
  • Izabel Petráglia (FMU)
  • Jacques Lima Ferreira (PPGE/PUCPR)
  • João Henrique Suanno (UEG)
  • Helena Sellani (UNICID/SP)
  • Lucila Pesce (UNIFESP)
  • Lucymara Carpim (PPGE/PUCPR)
  • Magda Pinto (ECOTRANSD)
  • Manuela Grangeiro (UECE)
  • Margaréte May Rosito (UNICID/SP)
  • Maria Dolores Fortes Alves (UFAL)
  • Maria José de Pinho (UFT)
  • Mariangélica Arone (UNINOVE)
  • Marilda Behrens (PUC/SP)
  • Marilza Vanessa Rosa Suanno (UFG)
  • Michelle Jordão Machado (ECOTRANSD)
  • Patrícia Limaverde Nascimento (UECE)
  • Patrícia Lupion Torres (PPGE/PUCPR)
  • Paula Pereira Scherre (ECOTRANSD)
  • Ricardo Antunes de Sá (UFPR)
  • Roberta Galasso Nardi (LESF/UNIFESP)
  • Romilda Teodora Ens (PPGE/PUCPR)
  • Sandra de Fátima Oliveira (Revista Terceiro Incluído/UFG)

Resultados esperados

De acordo com o Programa apresentado, a Conferência Internacional "Saberes para uma cidadania planetária" está organizada e tecida em torno de quatro eixos transversais que se configuram e expressam no que denominamos Complexos Temáticos, ou seja, em quatro grandes áreas de conteúdos abertos, vinculados e interdependentes, que se nutrem das diferentes participações oferecidas pelas Conferências plenárias e pelos Espaços de Diálogo.

Estes quatro Complexos Temáticos que atravessam e estão entretecidos em todo o Programa preliminarmente proposto são:

A.    Cidadania planetária. Como incentivar a Cidadania Planetária a partir da reforma do pensamento, da transformação da educação e a emergência de um novo paradigma educativo, reconhecendo e atendendo as propostas contidas na obra de Edgar Morin, especialmente «Os sete Saberes Necessários à Educação do Futuro»; «A Via Para o Futuro da Humanidade» e a obra coletiva, «Para um pensamento do sul. "Diálogos com Edgar Morin», como também as recomendações propostas na «Carta de Fortaleza».

B.     Saberes Docentes. Identificar os Saberes Docentes necessários para este novo tempo que se anuncia e sugerir estratégias de formação, seleção, dignificação e desenvolvimento profissional dos docentes na perspectiva de produzir e aplicar políticas educativas coerentes, capazes de dar respostas às necessidades concretas do professorado, especialmente, o de Ensino Fundamental.

C.     Matriz Curricular. Analisar as bases epistemológicas do atual Currículo Escolar e sugerir novas bases epistemológicas desde uma perspectiva complexa e transdisciplinar, capaz de promover a necessária integração entre disciplinas, conhecimentos interdisciplinares e transdisciplinares, sugerindo estratégias para sua concretização nos Projetos Políticos Pedagógicos e em coerência com as Novas Diretrizes Curriculares estabelecidas pela Diretoria de Currículos e Educação Integral do Ministério da Educação.

D.    Espaços de Diálogo. Iniciar e propiciar a criação de Espaços de Diálogo Educativo entre os Docentes, visando à concretização de redes de intercâmbio de experiências, de formação e aperfeiçoamento docente permanente, assim como de escuta ativa e participação comunitária, reconhecendo que a Educação implica uma postura de solidariedade e responsabilidade social permanente.

É, pois, a partir destes quatro grandes Complexos Temáticos, assim como das possibilidades e recursos das instituições e do professorado participante nesta Conferência, que podemos formular os resultados esperados, assim como os possíveis impactos educacionais e formativos nos participantes, resultados que, sob o nosso ponto de vista, deverão ser os seguintes:

1.     Consciência pessoal e profissional. Aumentar o nível de sensibilidade e de consciência docente, de modo que o impacto gerado pela conferência possa traduzir-se, posteriormente, em um maior compromisso com a educação, seja ela compreendida como responsabilidade social ou como responsabilidade profissional.

2.     Responsabilidade política e institucional. Aumentar o grau de sensibilidade e de consciência das instituições educacionais, e especialmente dos políticos e administrativos responsáveis pela gestão da educação, com a finalidade de promover e aplicar políticas baseadas na concepção de que a educação é um Direito Humano Universal e que os Estados têm o dever de amparar e garantir; bem como políticas centradas na necessidade de transformar as escolas, dignificando, formando e empoderando seu professorado e as comunidades envolvidas.

Neste sentido, seria muito desejável que, a partir desta Conferencia, a Secretaria de Educação do Estado do Ceará, bem como as de outros Estados da Federação, optassem por adotar medidas concretas para que cada um dos municípios estaduais pudessem viabilizar espaços de diálogo educativo para formação do professorado, bem como para o desenvolvimento de novos programas e projetos educacionais, tendo como referência a obra Sete Saberes para uma Educação do Futuro, além dos demais fundamentos teóricos e epistemológicos propostos por Edgar Morin.

3.     Espaços de Diálogo Docente e Educativos. Iniciar a criação, a manutenção e a coordenação de espaços de diálogos educativos no maior número possível de escolas do país, levando em conta os contextos particulares, as necessidades e interesses concretos da cada escola, o interesse de todos os membros da comunidade escolar. Espaços de Diálogos que possam e devam ter um duplo caráter: docente-profissional e especificamente de professores, ou educativo-comunitário nos quais participam os membros da comunidade, para os quais não basta o simples voluntariado, mas a cooperação e o apoio institucional das administrações educacionais.

4.     Rede de Intercâmbio de Experiências e de Formação Docente. Iniciar a criação de uma Rede de Formação Docente e de Intercâmbio de Experiências em âmbito latino-americano, envolvendo não apenas profissionais implicados em projetos de pesquisa na área da complexidade e da transdisciplinaridade atuantes no âmbito universitário, mas, também, professores de escolas de educação fundamental e média interessados no desenvolvimento de novos programas e projetos interdisciplinares e transdisciplinares e extracurriculares, pautados na obra Sete Saberes para uma Educação do Futuro.

Um dos temas a ser trabalhado, a partir desta infraestrutura a ser criada, deverá estar voltado para as questões curriculares, no sentido de explicitar/esclarecer as possibilidades enriquecedoras que a Epistemologia Complexa e Transdisciplinar poderá colaborar para consolidação de uma nova politica de educação integral e integrada, tanto no que se refere ao Currículo, à didática, como também à avaliação.

5.     Conclusões e Recomendações abertas. Ao final da conferência, deverão ser elaboradas algumas conclusões abertas, nas quais se proporiam recomendações concretas às escolas e às instituições e políticos responsáveis pela Educação. Neste sentido, cabe a possibilidade, depois da conferência de criar também um Espaço de Diálogo no sentido de propor medidas e cooperar com a administração educacional, para que o que foi estudado e analisado nesta Conferência possa incidir de forma direta ou indireta na formação inicial e permanente do professorado e nas organizações escolares.

6.     Livro da Conferência.  A partir de textos elaborados pelos diversos conferencistas, recomenda-se a elaboração de um livro da Conferência que inclua todas as apresentações dos conferencistas, bem como as principais contribuições realizadas nos Espaços de Diálogo, incluindo igualmente o documento final de Conclusões Abertas.

7.     Continuidade e Expansão. Assegurar os contatos necessários e os compromissos pertinentes visando a convocação de uma nova Conferência depois de, pelo menos, dois anos, que possibilite o intercâmbio de experiências e compromissos assumidos e permita estender esta iniciativa a outros Estados do Brasil, bem como países da América Latina.

8.     Produção dos Anais do Congresso, além de materiais didáticos e audiovisuais, a partir das Conferências, fóruns e minicursos realizados e que possam ser futuramente utilizados nos cursos de graduação e pós-graduação da UCB.

9.     Desenvolvimento de ações e reflexões junto à comunidade presente, capazes de colaborarem para o desenvolvimento de uma nova consciência planetária através do trabalho desenvolvido nos ambientes educacionais, no sentido de formar cidadãos com valores humanos, éticos, socialmente solidários, responsáveis, com pensamento crítico e criativo, indivíduos colaborativos e profissionalmente competentes.

10.  Em termos numéricos, pretende-se que a Conferência possa vir a atender a 1.200 professores de maneira presencial, mas também a assistência por meio eletrônico e/ou televiso de mais de 20.000 participantes em outros estados da Federação, bem como a produção de 40 vídeos de uma hora cada, a serem disponibilizados por rede aberta de televisão e outras modalidades de comunicação.

 



Desenvolvido pelo Departamento de Informática da UECE.