VIII SEMANA DE LETRAS DA FAFIDAM

LEITURA E ESCRITA NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO LINGUÍSTICO E LITERÁRIO

9 a 12 de dezembro de 2014

A VIII Semana de Letras, na edição de 2014, apresenta o tema: Leitura e escrita na produção do conhecimento linguístico e literário. A opção por integrar os temas pertinentes ao ensino de línguas proporciona um espaço de diálogo e reflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas e o ensino de Língua Inglesa e suas respectivas literaturas. Dessa forma, a Semana focalizará os problemas e os desafios enfrentados por professores e estudantes do ensino superior e da educação básica. Será o momento em que realizaremos uma análise dos processos de formação dos profissionais, dos processos de ensino-aprendizagem e da função social do ensino de línguas. Assim, são objetivos do evento: aproximar a universidade dos professores e estudantes da Educação Básica, refletir sobre o papel do livro didático, das tecnologias e dos materiais didáticos no processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica, realizar o diagnóstico dos principais problemas e desafios enfrentados por professores e alunos da Educação Básica e possibilitar o intercâmbio entre os cursos de licenciatura em Língua Portuguesa, suas literaturas e os cursos de Língua Inglesa e respectivas literaturas.

A VIII Semana de Letras agregará, em sua composição, os seguintes eventos: III SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LITERATURA INGLESA, I ENCONTRO DE LITERATURA CEARENSE, IV CÍRCULOS LINGUÍSTICO-LITERÁRIOS E I SEMINÁRIO DE SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID NA ESCOLA. Isso reafirma o interesse em ampliar as relações existentes nas diferentes dimensões do processo de formação do profissional responsável pelo ensino de línguas e suas respectivas literaturas.