Congresso de Educação Física Escolar do Ceará

PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA

25 a 27 de novembro de 2015

25 DE NOVEMBRO DE 2015 (quarta-feira)

7h00min - 8h20min

Entrega de material e credenciamento

8h30min - 10h00min

Oficinas Práticas

Estratégias para implantação de Metodologias Ativas na aplicação dos Conteúdos da Educação Física Escolar

Complexo Esportivo da UECE

a) Oficina 1: Metodologia do Ensino do Voleibol (quadra 01) - Prof. Ms. Ralciney Marcio (UNIFOR)

b) Oficina 2: Metodologia do Ensino do Futsal (quadra 02) - Prof. Ms. Dionísio Alencar (Estácio/FIC)

c) Oficina 3: Metodologia do Ensino da Ginástica (sala de ginástica) - Profa. Ms. Kristiane Franchi (UNIFOR)

d) Oficina 4: Metodologia do Ensino das Lutas (quadra 03) - Prof. Dr. Heraldo Simões (UECE)

e) Oficina 5: Metodologia do Ensino da Educação Física Inclusiva (espaço livre no Complexo Esportivo) - Prof. Ms. Thaidys Monte (IFCE)

10h15min - 11h45min

Oficinas Práticas

Estratégias para implantação de metodologias ativas na aplicação dos Conteúdos da Educação Física Escolar

Complexo Esportivo da UECE

a) Oficina 6: Metodologia do Ensino do Basquetebol (quadra 01) - Profa.Ms. Aldeisa Gadelha (Estácio/FIC)

b) Oficina 7: Metodologia do Ensino do Handebol (quadra 02)  - Profa. Ms. Niagara Cunha (UECE)

c) Oficina 8: Metodologia do Ensino da Dança (sala de ginástica) - Profa. Ms. Kristiane Franchi (UNIFOR)

d) Oficina 9: Metodologia do Ensino dos Jogos e Brincadeiras (quadra 03) - Prof. Dr. Ricardo Catunda (UECE)

e) Oficina 10: Metodologia do Ensino da Capoeira na Escola (espaço livre no Complexo Esportivo) - Prof. Dr. Andreyson Calixto "Berimbau" (IFCE)

13h30min - 15h00min

Oficina Teórica 01

Saúde na Escola: Aspectos Gerais - Auditório Central

Profa. Ms. Samara Moura (IFCE), Prof. Ms. Cristiano Sousa (FCRS) e Profa.Ms. Jaina Bezerra (UECE). Mediador: Prof. Dr. Leandro Felício (FAMETRO)

15h30min - 17h00min

Oficina Teórica 02 (Auditório Central)

Obesidade, Sedentarismo: Problemas de Saúde na Escola - Auditório Central

Profa Dra Ariza Rocha (URCA), Prof. Ms. Jurandir Cavalcante (FAMETRO), Prof. Ms. Raquel Felipe (IFCE). Mediador: Prof. Espec. Felipe Brasileiro (GEEFE/UECE)

15h00min - 17h00min.

Defesa Pública de Dissertação de Aline Lima Torres (PPGE/UECE), Sala do PPGE.

17h30min - 18h30min.

Apresentação de Trabalhos - Painel Livre (Hall da Biblioteca).

19h00min - 21h00min

Conferência de Abertura (Auditório Central)

O Ensino na Educação Física para a Promoção da Saúde

Prof. Dr. Heraldo Simões Ferreira (UECE) e Profa Dra Suraya Darido (UNESP)

26 DE NOVEMBRO DE 2015 (quinta feira)

8h00min - 09h30min.

Mesa Redonda I - Imagem Corporal e a Saúde do Escolar (Auditório Central). Prof. Dr. Ricardo Catunda (UECE), Profa. Ms. Fátima Brito (Estácio/FIC) e Prof. Ms. Vicente Cristino (UNIFOR). Mediadora: Profa. Dr. João Airton (UFC)

10h00min - 11h30min.

Mesa Redonda II - Iniciação Esportiva Precoce na Escola - Saúde em Questão (Auditório da Central). Prof. Ms. Ricardo Gonzalez (UFC) e Prof. Dr. André Acccioly (UECE) e Prof. Núbio Vidal (UVA). Mediador: Prof. Ms. Raphaell Martins (SEDUC/CE)

9h00min - 11h00min.

Defesa Pública de dissertação de Jurandir Cavalcante (CMEPES/UECE). Local: CMEPES.

14h00min - 15h30min.

Mesa Redonda III - A Educação Física Escolar e suas Interfaces com a Saúde. (Auditório do Centro de Educação) - Prof. Drª Maria Eleni (UFC), Profa Ms. Raffaelle Araújo (IFMA) e Prof. Ms. Eduardo Melo (FAMETRO). Mediador: Prof. Ms. Bruno Feitosa Policarpo (FAMETRO).

16h00min - 17h30min.

Mesa Redonda IV - Aspectos Fisiológicos da Atividade Física e seu Impacto na Saúde de Escolares (Auditório da Educação) - Prof. Dr. Adriano César Loureiro (UECE) e Prof. Dr. Nilson Vieira (IFCE). Mediador Prof. Dr. Bruno Cardi (UECE).

17h00min - 19h00min

Defesa Pública de dissertação de Mabelle Maia Mota (PPGE/UECE). Sala PPGE.

17h30min - 19h00min

Apresentação de trabalhos - Painel Livre. (Hall da Reitoria).

27 DE NOVEMBRO DE 2015 (sexta feira)

7h30min - 8h30min.

Apresentação de trabalhos - painel livre (Hall da Biblioteca).

8h45min - 9h15min.

Lançamento de livro do Grupo de Estudos em Educação Física Escola (GEEFE/UECE) (Hall da Reitoria). Apresentação do livro: Prof Dr. Antônio Germano (PPGE/UECE)

9h30min - 10h30min. (Auditório Central)

Palestra - Gestão da Carreira do Professor de Educação Física Escolar - Prof. MBA Fernado Estite (MBW). Apresentador e debatedor Prof. Ms. Valmir Arruda (FAMETRO)

10h45min - 12h00min. (Auditório Central)

Palestra de Encerramento - A Lei da Base Nacional Comum para o Ensino da Educação Física Escolar. Profa. Dra. Suraya Darido (UNESP). Apresentadora e debatedora Profa Dra Andrea Benevides (Estácio/FIC).

Obs: A coordenação do evento se dá ao direito de alterar nomes de professores convidados assim como títulos de palestras, oficinas e mesas redondas, caso ocorra a necesssidade.

Realização: GRUPO DE ESTUDOS EM EDUC. FÍSICA ESCOLAR – GEEFE, CURSO DE EDUC. FÍS., PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UECE – PPGE, CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE - CMEPES