Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática

13 a 15 de setembro de 2018

Seja Bem-vindo(a)!

Apresentação:

O Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática - SELEM - é um evento que avança em seu processo de consolidação, chegando em 2018 à sua 5ª edição. Ao longo de sua história vem reunindo pesquisadores de universidades e professores da Educação Básica voltados para a área de Educação Matemática, sempre buscando o intercâmbio entre os conhecimentos gerados tanto nas instâncias de formação de professores que ensinam Matemática quanto nas instituições em que eles atuam. Seu objetivo maior é a discussão de temáticas relacionadas à leitura, escrita e linguagem aplicadas ao ensino de Matemática, através da socialização de pesquisas e de relatos de experiências, buscando também a aproximação com outras áreas do conhecimento.

O SELEM nasceu em 2012 como um evento anual, realizando as suas três primeiras edições na região Sudeste - Itatiba - SP; São Paulo - SP; Lavras - MG. A partir da quarta edição o Seminário passou a ter efetivação bienal e foi realizado no Nordeste - Natal - RN - região em que se manterá para esta edição, a ocorrer na Universidade Estadual do Ceará - Fortaleza-CE.

A Universidade Estadual do Ceará - UECE - é uma instituição de ensino superior voltada prioritariamente para a formação de professores. De seus mais de 18 mil alunos de graduação, dois terços são estudantes de licenciatura, distribuídos em sua estrutura multicampi, que contempla as macrorregiões do Estado. Buscando reafirmar seu compromisso com a formação e atualização permanente dos professores, a UECE fez-se sempre presente nos programas voltados para o desenvolvimento profissional docente, tais como PIBID, OBEDUC, PRODOCÊNCIA, LIFE, PLI, PARFOR. No que se refere à formação de profissionais para o trabalho com a Matemática, conta hoje com licenciatura em Matemática e em Pedagogia; Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT;  Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino - MAIE; Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE. Vinculado a este encontra-se o  Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino - MAES - responsável pela organização deste Seminário.

O V SELEM será realizado na UECE, nos dias 13 a 15 de setembro de 2018, com o  tema: As Múltiplas Linguagens da Educação Matemática na Formação e nas Práticas Docentes. Buscará reafirmar o intuito que o fez surgir, isto é, constituir-se como espaço de integração e troca de conhecimentos entre professores de todos os níveis de ensino, voltados para o desenvolvimento de teorias e práticas eficazes no sentido de caminhar para a superação do baixo desempenho em Matemática que tem caracterizado a população brasileira.

Neste sentido, o evento conta com atividades de cunho científico e pedagógico e está estruturado em palestras, mesas-redondas, minicursos, sessões de comunicação científica e relatos de experiência, em que serão apresentadas e debatidas as produções do conhecimento na área, divulgadas experiências e materiais instrucionais. O público será constituído por professores da Educação Básica, alunos de graduação e pós-graduação e pesquisadores com interesse na temática do Seminário.

Para a constituição da Comissão Organizadora estão mobilizados professores das IES Cearenses - UECE, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE;  Universidade Federal do Ceará - UFC; Universidade Federal do Cariri - UFCA; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB;  Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA; Universidade Regional do Cariri - URCA - alunos de graduação e de pós-graduação, servidores técnicos da UECE e professores da Educação Básica. Comporão a Comissão Científica pesquisadores com larga experiência na área de Educação Matemática, principalmente aqueles que já fizeram parte das edições anteriores do SELEM. O evento conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM/Ceará.

A nossa programação foi pensada no sentido de proporcionar o máximo de intercâmbio entre os participantes, acerca de fundamentos teóricos e de práticas exitosas em Educação Matemática. Com isso esperamos colaborar para a promoção de avanços na formação dos professores e no domínio conceitual matemático por parte do conjunto da população brasileira.

Organização do Evento Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino