I Semana da Permacultura

Planejamento para Sustentabilidade

11 a 15 de junho de 2012

PROGRAMAÇÃO

A programação segue eixos temáticos. O Tema Geral é o Planejamento para a Sustentabilidade.

Os temas variam de acordo com o dia.

  • 11/06 Introdução a permacultura: princípios e ética.

A permacultura se fundamenta em valores éticos de integração harmônica da humanidade com o meio-ambiente e seus elementos essenciais à manutenção da vida. Sâo eles: cuidado com a Terra, com as pessoas e a partilha justa dos excedentes. Para tanto, se faz necessário a revisão dos paradigmas sócio-ambientais, econômicos e culturais intrínsecos, associado à valorização dos múltiplos conhecimentos em um objetivo comum, o de assegurar a sustentabilidade dos bens naturais, a esta e às gerações futuras, de todos seres, numa nova perspectiva de permanência e transformação de seus elementos.

  • 12/06 Educação, cultura, saúde e espiritualidade.Ferramentas e tecnologias.

A sociedade contemporânea é dotada de perspectivas múltiplas de formação cultural, educativa e tecnológica. Algumas delas se destacam frente a re-integração humana aos principios fundamentais do ciclo vital, prezando pela formação plena dos cidadãos e seus preceitos de responsabilidade, autonomia, própria e coletiva.  Para tanto, a educação perpassa por componentes específicos do desenvolvimento de cada um, de suas inter-relações e das diretrizes utilizada. A eco-alfabetização revela uma ferramenta significativa nesse processo e permite que diversas possibilidades sejam agregadas num eixo principal, a sustentabilidade.     

  • 13/06 Posse da terra, economia, finanças e governo comunitário.

Foco prioritário à distribuição e ocupação da terra voltado ao desenvolvimento territorial. Objetiva-se promover a reorganização social e a economia local, gerando trabalho emprego e renda, dentro dos princípios e valores da do respeito mútuo, atraves da economia solidária, integrada, partipativa com amplitude de transformação social e ambiental.  

  • 14/06 Manejo da terra e espaço construído.

Algumas perspectivas atuais remetem ao grande desgaste das paisagens naturais provocadas pelo uso predatorio dos recursos . Esse emblematico modelo economico x ambiental confronta as relacoes ancestrais dos povos antigos com a modernidade. Os conhecimentos tecnico-cientificos e tradicionais associados possibilitam uma frente alternativa embasadas em dinamicas da natureza, valorização e manutencao da diversidade biológica e ao uso sustentavel dos elementos vitais. O manejo e ocupação da terra determina diretamente a sobrevivencia dos sistemas e seus integrantes.

  • 15/06 Vivencias e troca de saberes.

O desenvolvimento cognitivo, apropriação de valores éticos e o firmamento do aprendizado estão intrinsecamente relacionados com a experimentação do conhecimentos. Vivências e troca de saberes compreendem a momentos destinados a esse abordagem construitiva, presencial e pessoal de seus participantes.

MINICURSOS

  • Astronomia agrícola: um paradigma para agricultura

Facilitador: Dr. João Batista Santiago Freitas - UFC

O minicurso propiciará ao participante: noções de astronomia agrícola, planta, célula, enzimas, membrana, fisiologia vegetal, interação astronômica com agricultura e manejo. 

  • Acoponia

Facilitador: Clóvis André

O minicurso propiciará ao participante uma introdução ao sistema de Aqcuaponia no quintal de uma residencia urbana. Apresentação teorica  e uma visita aonde se pratica uma produção de alimento de forma experimental em pequenos espaços com mais diversidade e menos gasto de energia.

  • Educação biocêntrica

Facilitadora: Carla Weyne 

 O mini - curso propiciará ao participante conhecer o Princípio Biocêntrico onde é visto o interesse em um universo compreendido como um sistema vivo. O reino da vida de forma abrangengente, muito mais que os vegetais, os animais e o homem. Tudo o que existe, dos neutrinos ao quasar, da pedra ao pensamento mais sutil, faz parte deste sistema vivo prodigioso.

  • Alimentação consciente: uso de plantas não convencionais e sementes germinadas na alimentação.

Facilitador: Felipe Guilherme de Souza  

O minicurso propiciará ao participante preparar receitas culinárias que utilizam plantas não-convencionais , germinados e brotos. O objetivo principal é despertar a consciência para uma alimentação nutritiva e acessível. Para isso será trabalhado três receitas (uma em cada dia), incluindo a preparação de saladas, sucos verdes e chás, contemplando as informações nutricionais e agronômicas mais importantes. Será dado a preferência à alimentos disponíveis na área de demonstração do NEPPSA, e que podem ser encontrados em um quintal produtivo, estimulando e contribuindo para a construção do mesmo.

  • Energia solar no dia-a-dia: aquecedor solar de baixo custo e forno solar

Facilitador: Nagoy Sol e David Borja

O minicurso propiciará ao participante se tornar um multiplicador das tecnologias trabalhadas ao se demonstrar na prática como se constrói um Aquecedor Solar de Baixo Custo - ASBC e um Forno Solar.

OFICINAS
  • Meliponicultura
Facilitadores: Rafael Nóbrega e André Saraiva (Em breve mais detalhes)
  • Detergente ecológico
Facilitador: Diego Eduardo de Melo

Reutilizar o óleo de cozinha para fabricação de produto de limpeza como forma de reaproveitar e evitar o lançamento dese material nos esgotos.
  • Bolas de fukuoka
Facilitadores: IPC

Trata-se de um coquetel de sementes armazenado numa bolade barro, usado para reflorestar áreas grandes com um mínimo de esforco. Aidéia é a de manter as sementes, escolhidas entre variadas espéciesrústicas, envoltas em terra (barro) e assim impedir a acão dos pássaros eoutros insetos, ao mesmo tempo em que as conserva até o momento da primeira chuva, quando o barro (misturado ao composto) úmido oferece os recursos necessários para sua germinacão.
  • Mosaico
Facilitador: Vitor Vital

Produzir placas de identificação do NEPPSA com o reuso de materiais de cosntrução descartados no Campus do Itaperi com o uso de técnica de montagem de figuras por mosaico.
  • Noções em manejo florestal
Facilitador: Prof. João Ambrosio (Em breve mais detalhes)
  • Biodança
Facilitador: INEC (Em breve mais detalhes)
  • Minhocário
Facilitador: Adilson Tocachelo

Reconhecer a funcionalidade e a aplicação do sistema de reciclagem de nutrientes organicos pelo uso de minhocas na absorção destes e a produção de composto para uso em hortas urbanas, domicilios e etc. 
  • Policultura no semiarido
Facilitador: Catarina Camargo IPB

A oficina propiciará ao participante conhecer a tecnologia social da Policultura como método de produção viável e adaptado às condições do semiárido, por meio da implantação de uma área demonstrativa de policultivo.

VIVÊNCIAS

Local: Ecomuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba

Facilitador: Rusty de Castro Sá Barreto

Dia15; 8 às 16 horas

Descrição da atividade: Visita monitorada ao Museu Natural do Mangue, onde será ministrada uma breve apresentação do ecossistema manguezal. Posteriormente, haverá uma visita acompanhada de monitores na área de manguezal, Foz do Rio Cocó, situada na APA da Sabiaguaba. A visita será realizada de 8 as 15:00 sendo necessária vestimentas adequadas (roupa leve, protetor solar, chapéu ou boné, roupa de banho). A alimentação está inclusa na taxa de inscrição da vivência. 
  • Local: Reserva Extrativista do Batoque - Aquiraz - CE
Facilitador:Carlos Piffero Câmara.

Dia 15; 8 às 16 horas

Descrição da atividade: A vivência propiciará ao participante o conhecimento do trabalho realizado pelo "Projeto de Recuperação da Lagoa do Batoque", na RESEX do Batoque. O projeto tem como objetivos principais a recuperação de áreas degradadas através da produção e plantio de mudas de espécies nativas da região litorânea do nosso estado e a implantação de Canteiros Bio-sépticos, sistema de tratamento completo de resíduos domésticos (água negra) que propicia o cultivo de algumas espécies vegetais, produzindo alimentos aptos ao consumo. É recomendado uso de vestimentas adequadas a exposição solar durante a atividade descrita acima. A alimentação está inclusa na taxa de inscrição da vivência.
  • Sitio Floresta (Unidade Demonstrativa do IPC)
Responsável: Marcelo de Oliveira Sindeaux

Dia 15; 8 às 16 horas

Descrição da atividade:
A Vivência propiciará ao participante conhecer um exemplo real de Design Permacultural, bem como verificar in loco o atual estágio de implantação das intervenções propostas no Design, incluindo:- sistema de captação e armazenamento de água da chuva;- sistema de tratamento de águas residuais (bacia de evapotranspiração e círculo de bananeiras);- sistema de tratamento de resíduos (coleta seletiva, minhocário e compostagem);- sistemas integrados para produção de alimentos (lago/fertirrigação; horta/galinheiro rotativo; berçário de mudas; canteiros p/ ervas) Obs: ainda em implantação.


Dia / Horário 11/Jun 12/Jun 13/Jun 14/Jun 15/Jun
8:00 às 11:30
Mini-curso Mini-curso Mini-curso Vivências/Oficinas
12:00 às 13:00 Almoço Almoço Almoço Almoço Almoço
13:30 às 14:00 Credenciamento Reiki Reiki Reiki Vivências
14:00 às 15:30 Apresentação cultural #1 Mesa redonda Mesa redonda Mesa redonda Vivências
16:00 às 17:00 Mesa de abertura Palestra Palestra Palestra Apresentação dos resultados
17:30 às 18:30 Coquetel de abertura Cine ambiental Cine ambiental Cine ambiental Confraternização



Organização: PET Biologia UECE e NEPPSA
Desenvolvido pelo Departamento de Informática da UECE.