III Congresso Regional da Sociedade Brasileira de Biofísica

4 a 8 de junho de 2017

O EVENTO

A Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf) foi fundada em 1936 sendo a mais antiga Sociedade científica da área biológica do Brasil. Desde 1977, a Sociedade vem promovendo congressos nacionais com longa tradição, reunindo pesquisadores de todas as áreas da Biofísica e alunos de graduação e pós-graduação. Com o intuito de consolidar a difusão da Biofísica nas regiões Norte e Nordeste do Brasil e continuar fortalecendo a maior interação entre pesquisadores dessa região, a Sociedade vem promovendo congressos regionais.

Fazendo uma breve retrospectiva, o I Congresso Regional da SBBf contou com 5 palestrantes internacionais e cerca de 29 palestrantes nacionais sendo 18 da região Nordeste, o que promoveu um ambiente profícuo de discussões científicas e uma forte interação entre pesquisadores da região Nordeste com as outras regiões do Brasil. Já o II Congresso Regional da SBBf, seguindo o mesmo modelo do I Congresso contou com 30 palestrantes internacionais e nacionais de diferentes regiões do Brasil. Entre os participantes contavam-se alunos de graduação, pós-graduação, pós-doutorandos e pesquisadores.

Planejamos para o III Congresso da Sociedade Brasileira de Biofísica na Região Nordeste do Brasil, a realização de dois Cursos de Biofísica, "Eletrofisiologia, Canais Iônicos e Modelagem" e "Biofísica da Respiração", além de seis palestras, quatro simpósios, sessão de pôsteres e uma mesa redonda para discussão do ensino de Biofísica nas regiões Norte e Nordeste. Programamos cinco dias de atividades com dois convidados internacionais e 27 nacionais já confirmados.

As comissões do evento são formadas por:

Comissão Organizadora: José Henrique Leal Cardoso (coordenador, UECE); Aline Alice Cavalcante de Albuquerque (UECE); Andrelina Noronha Coelho de Souza (UECE); Antônio José Costa Filho (USP); Carla Maria Lins de Vasconcelos (UFS); Eneida de Paula (Unicamp); Francisco Sales Ávila Cavalcante (UECE); Francisco Walber Ferreira da Silva (UVA); José Tadeu Abreu de Oliveira (UFC); Kerly Shamyra da Silva Alves (UECE); Leandro Ramos Souza Barbosa (USP); Maria Diana Moreira Gomes (UECE); Patrícia Severino (UNIT); Roseli Barbosa (URCA).

Comissão Científica: José Henrique Leal Cardoso (UECE); Adriana Augusto de Rezende (UFRN); Andrelina Noronha Coelho de Souza (UECE); Eneida de Paula (Unicamp); José Tadeu Abreu de Oliveira (UFC); Leandro Ramos Souza Barbosa (USP); Lucília Maria Abreu Lessa (UECE); Paulo Humberto Moreira Nunes (UFPI); Romildo Albuquerque (UFRPE); Rosângela Itri (USP); Roseli Barbosa (URCA); Pietro Ciancaglini (USP); Walter Araújo Zin (UFRJ).