III Animal Lab UECE 2011

III Encontro UECE de Ciência de Animais de Laboratório

6 a 10 de maio de 2011

III Animal Lab UECE 2011 – III Encontro UECE de Ciência de Animais de Laboratório

INOVAÇÃO E ÉTICA PARA O BEM ESTAR ANIMAL

O Instituto Superior de Ciências Biomédicas e o Mestrado Acadêmico em Ciências Fisiológicas (ISCB/CMACF/UECE) têm o prazer de apresentar a terceira versão do evento Animal Lab UECE 2011 - III Encontro UECE de Ciência de Animais de Laboratório 2011 com o tema: Inovação e Ética para o Bem Estar Animal.

A área de Ciência de Animais de Laboratório tem se desenvolvido nos últimos anos graças à construção de novos biotérios e a melhoria dos já existentes, com a aquisição de novos equipamentos, uso de novas técnicas, animais de melhor qualidade sanitária e insumos adequados, levando a uma maior padronização dos animais. Infelizmente, os maiores avanços observados nessa área restringem-se aos biotérios do Sul e Sudeste, alguns dos quais já produzem animais de acordo com as normas internacionais.
Buscando soluções para esta questão estamos lançando a III versão do Animal Lab UECE.

A homogeneidade e a boa qualidade Fisiológica, Sanitária e Genética, dos animais utilizados na experimentação biológica e biomédica e ensaio clínicos e toxicológicos é ponto essencial para garantia de produção científica e tecnológica de alta qualidade. Na avaliação de um curso ou programa de pós-graduação que utilize experimentação animal um dos itens mais importantes é o biotério e/ou as condições de biotério.

A UECE com suas diversas áreas de pesquisas lidera significativos programas estaduais de pesquisa como os efeitos biológicos e farmacológicos de produtos naturais do Nordeste principalmente do semi-árido, reprodução de pequenos animais, química de produtos naturais, descoberta de recursos diagnósticos melhora e optimização de recursos nutricionais, usos de recursos naturais para o combate de epidemias e doenças endêmicas tropicais etc. Um biotério apresenta ação estratégica e transversal, para o ensino de graduação, o ensino de pós-graduação, a extensão e a pesquisa.

Fundações

Instituto S. de Ciências Biomédicas - ISCB/UECE e Mestrado Acadêmico em Ciências Fisiológicas CMACF/UECE