XIII SEMANA DE HISTÓRIA DA FECLESC

24 a 26 de abril de 2018

Seja Bem-vindo(a)!

ANAIS DO EVENTO http://uece.br/eventos/semanadehistoriadafeclesc/anais/

A XIII SEMANA DE HISTORIA DA FECLESC acontecerá depois de dois anos e o Curso de Historia escolheu um tema, 196850 ANOS ENTRE O AUTORITARISMO E A LIBERDADE, que permita compreender aspectos da ditadura de 1964-1985, bem como processos emancipacionistas no planeta nos anos 1960, a partir de diversas abordagens e a investigação de testemunhos históricos do período, e não em achismos ou nas chamadas fake news.

Discutiremos em especial o processo de modernização conservadora durante a ditadura, em múltiplas facetas, pensadas aqui a partir do oficio do historiador e suas narrativas históricas, na reflexão sobre o tempo pretérito e suas significações a luz dos métodos e preocupações do conhecimento histórico.

A rememoração sobre 1968 no Brasil, e no mundo, com o estudo de suas diferentes lutas, sujeitos e projetos, em relação às demandas do tempo presente, como o combate contra o fascismo e contra as manipulações que pretendem fazer tabula rasa do passado, de acordo com suas conveniências.

Convidamos Estudantes, Pesquisadores, Professores, Cidadãos, para rememorar 1968, no debate da problematização da memória, em um diálogo de temporalidades, e com a análise de silêncios, seleções, intencionalidades, ênfases.

A rememoração de 1968 enquanto reflexão sobre projetos de liberdade e ações autoritárias realizadas historicamente por múltiplos atores sociais. Ontem e hoje.