XIII SEMANA DE HISTÓRIA DA FECLESC

1968. 50 ANOS ENTRE O AUTORITARISMO E A REALIDADE

24 a 26 de abril de 2018

O EVENTO

 

STs DA XIII SEMANA DE HISTÓRIA DA FECLESC

Data: 24/04

Horário: 14 - 17

1 - Literatura, Artes Plásticas, Cinema e Música (Coord. Prof. Ms. Assis Daniel Gomes)

"DECIFRAR ENIGMAS": O AMOR E A ÉTICA EM "ÉDIPO REI" DE SÓFOCLES:

Francisco de Assis de Sousa Lima; Assis Daniel Gomes

"ESQUÁLIDAS CRIATURAS DE ASPECTO HORRIPILANTE": A REPRESENTAÇÃO DA FOME NA LITERATURA SOBRE A SECA DE 1877

Erika Gonçalves de Mendonça

OS (DES)CAMINHOS DE UM LIVRO: AS TRADUÇÕES DO ROMANCE O QUINZE DE RACHEL DE QUEIROZ

Gilberto Gilvan Souza Oliveira

JANGADA NO MAR": ESTADO NOVO E A ARTE DE RAIMUNDO CELA (1938-1945)

Raquel Lopes da Silva

CULTURA JURÍDICA EM "SUA MAJESTADE, O JUIZ" DE JÁDER DE CARVALHO

Cícero Maia de Freitas

A GUERRA FRIA NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: OS SUPER-HERÓIS DO "QUARTETO FANTÁSTICO" NOS CONFLITOS DOS ANOS DE 1960

José Renato Pinheiro; Tácito Thadeu Leite Rolim

1968 - O ANO EM QUE CLARICE LISPECTOR EMPAREDOU A DITADURA

Francisco Carlos Carvalho da Silva; Geórgia Gardênia Brito Cavalcante Carvalho

PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE FLORES: SE, NO BRASIL, O ANO DE 1968 PUDESSE SER RESUMIDO EM UMA CANÇÃO

Geórgia Gardênia Brito Cavalcante Carvalho;Francisco Carlos Carvalho da Silva

SEI QUE VOU OUVIR A MESMA HISTÓRIA PORCA": NARRATIVAS DE UM PASSADO CÍCLICO NAS CANÇÕES DE BELCHIOR

Elis Larisse Santos Gonçalves; Francisco Wilton Moreira dos Santos

REPRESENTAÇÃO DA DITADURA NO FILME TATUAGEM: CENSURA E REPRESSÃO CONTRA O TEATRO E A SEXUALIDADE

José Romário Oliveira da Silva; Maria Valdênia da Silva

 

2- História, Livro Didático e Identidade (Coordenação: Prof. Ms. Vilarin Barbosa Barros)

COMPORTAMENTOS ANÔMALOS (...)MULTIPLICAÇÃO DE DESQUITES E DIVÓRCIOS (...) A PROPAGAÇÃO DE VÍCIOS COMO O HOMOSSEXUALISMO E A INCONTINÊNCIA SEXUAL"1: AS IDENTIDADES SEXUAIS E DE...

Marcela Souza Santos

A DESCOLONIZAÇÃO EPISTEMOLÓGICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Vilarin Barbosa Barros

O ÍNDIO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA

 Nádia Narcisa de Brito Santos

O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO DO SERTÃO CENTRAL DO CEARÁ

Allan Jonhnatha Sampaio de Paula; Isaíde Bandeira da Silva; Márvia Moreira do

Nascimento

LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA E LIVRO DIDÁTICO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Leopoldina Ramos de Freitas; Ana Maria Pereira Lima

EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM DIÁLOGO COM A COMUNIDADE QUILOMBOLA SÍTIO VEIGA EM QUIXADÁ

Elen Beatriz Gomes de Andrade; Alan Avelino de Oliveira;Nara Lucia Gomes Lima

RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS PUBLICAS DE QUIXADÁ

Andreza Poscidonio Ferreira; Vilarin Barbosa Barros

 

3 - História, Memória, Educação e Ditadura (Coord. Prof. Dr. Edmilson Alves Maia Jr.)

O CENTRO LICEAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA: FORMAÇÃO CÍVICA, CULTURAL E DEFESA DOS DIREITOS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO ESTADUAL DO CEARÁ

Carolina Maria Abreu Maciel

DITADURA CIVIL MILITAR BRASILEIRA E PAULO FREIRE: HISTÓRIA, MEMÓRIAS, LUTAS

Francisco de Assis Salles e Costa Junior

O REGIME MILITAR E A IMPLEMENTAÇÃO DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI NA CIDADE DE CRATO, UM DISCURSO MIDIÁTICO DE 1965 A 1986

Vanusa Alexandre Ferreira; Maria Daíse Felipe de Oliveira

ENTRE ANTIGOS SONHOS, LUTAS E NOVAS CONQUISTAS O MOVIMENTO ESTUDANTIL SECUNDARISTA EM FORTALEZA DE 1979 A 1984

Jose Airton Sampao Filho; Edmilson Alves Maia Júnior

MEMÓRIAS EM DISPUTA: O GOLPE E A DITADURA CIVIL-MILITAR DE 1964 NA PERSPECTIVA DOS MILITARES E DAS OPOSIÇÕES DE ESQUERDA

Antonio Edson Sales da Silva

"O CHEIRO DOS ARQUIVOS QUEIMADOS": A PULSÃO ARQUIVIOLÍTICA EM UM MILAGRE, UM UNIVERSO, DE LAWRENCE WESCHLER

Johny Paiva Freitas

A DITADURA ENTRE A HISTÓRIA E A MEMÓRIA - FONTES HISTÓRICAS, AUTORITARISMO E JUVENTUDE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE QUIXADÁ

Edmilson Alves Maia Junior; Francisca Line Alves Feitosa; Francisco Abdeel Lopes

Barboza; Antonio Gilcimar Pinheiro de Melo; Laires Nobre Lima; Maria Larisse do

Nascimento Lima; Tatiana Larice Silva das Chagas; José Airton Sampaio Filho

CHAVES MÚLTIPLAS PARA DIVERSAS GRADES NARRATIVAS SOBRE A TELEVISÃO NA QUIXADÁ DA MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA

Edmilson Alves Maia Junior

ENTRE O AUTORITARISMO E A LIBERDADE NA PRAIA DE IRACEMA: REPRESENTAÇÕES DE RESISTÊNCIA À DITADURA MILITAR NO ESTORIL

José Evanes Brasil Júnior; Francisca Fabricia Teodoro da Costa; Thaynah Barros de Araújo

 

4 - Gênero, Cotidiano, Imaginário e Identidade (Coord. Prof. Dr. Sander Cruz Castelo)

A RODA DO PROGRESSO": CONSTRUÇÕES IMAGÉTICAS SOBRE O ESPAÇO URBANO QUIXADAENSE NA REVISTA DO INSTITUTO DO CEARÁ (1887-1964)

Fabricia dos Santos Sousa; Assis Daniel Gomes

NAS MARGENS DO IBU": IMAGENS E A NATUREZA DE QUIXERAMOBIM NA REVISTA DO INSTITUTO DO CEARÁ (1887-1964)

Alyson Silva; Assis Daniel Gomes

"COISAS DA TERRA": AS REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO URBANO QUIXADAENSE NO JORNAL QUIXADÁ (1946-1948)

Antônio Samuel Ribeiro de Sousa; Assis Daniel Gomes

"ANOS DOURADOS: PRAÇA SIQUEIRA CAMPOS", NARRATIVAS SOBRE O COMPORTAMENTO JUVENIL E SUAS INFLUÊNCIAS NO CONTEXTO DOS ANOS DE 1960 NA CIDADE DO CRATO/CE.

Maria Daíse Felipe de Oliveira

PRELÚDIO: MEMÓRIA DE MULHERES NA BANDA DE MÚSICA DE QUIXADÁ DE 1974 A 1985

Elielma Rodrigues da Silva

MEMÓRIAS DO AGORA: NARRATIVAS SOBRE MÃES DE PRESIDIÁRIOS NA CIDADE DE QUIXADÁ-CEARÁ NO TEMPO PRESENTE

Karla Suyanne Rabelo Barreto; Edmilson Alves Maia Jr.; Noelia Alves Souza

VÓ ME CONTA UMA HISTÓRIA? A METODOLOGIA DA HISTÓRIA ORAL COM MULHERES IDOSAS

Maria Elzilene Moreira Nóbrega e Oliveira; Keila Andrade Haiashida

CONSCIÊNCIA E IMAGINAÇÃO MORAL NOS FILMES ANNA KARENINA (2013), O MENINO DO PIJAMA LISTRADO (2008) E INVERNO DA ALMA (2011)

Karla Suyanne Rabelo Barreto; Sander Cruz Castelo

 

5 - História, Política e Sociedade (Coord. Prof. Dr. José Aloísio Martins Pinto)

TODA POSSE, DOMÍNIO E SENHORIO": ANÁLISE FILÓLOGICA DE ESCRITURAS DE COMPRA E VENDA DE ESCRAVOS NA PROVÍNCIA CEARENSE DO SÉCULO XIX

Francisca Lisiani da Costa Rodrigues

JORNAL LIBERTADOR (CE): "SUA MISSÃO É DE AMOR, MAS NÃO VEM TRAZER A PAZ"

Rafaela Mendes da Silva

LINHA FÉRREA E DESENVOLVIMENTO DE QUIXADÁ 1891-1933

Talita Alves Leite

UM (SER)TÃO VIOLENTO: NARRATIVAS SOBRE O BANDITISMO NAS PÁGINAS DOS JORNAIS CEARENSE (1920-1938)

Francisco Wilton Moreira dos Santos

PERÍODO INTERVENTORIAL NO CEARÁ: ELEIÇÕES E ATIVIDADE POLÍTICA EM QUIXADÁ (1934-1935)

João Victor Ferreira da Silva

TOTALITARISMO, TERROR E BANALIDADE DO MAL SEGUNDO HANNAH ARENDT

Luciano Oliveira Paulo Filho

O ORIENTE MEDIO E A GUERRA FRIA: A GUERRA DOS SEIS DIAS (1967)

Darlan Alves Mota; Tácito Thadeu Leite Rolim

A "ESCOLHA PELOS MAIS POBRES": AS POSIÇÕES SOCIOPOLITICAS DO PADRE BERNARD BOURASSA EM CAPISTRANO-CE (1968-1997).

Rita de Cássia Pereira Távora; Assis Daniel Gomes

CATEQUESE DE LIBERTAÇÃO E MOBILIZAÇÃO POPULAR: O BISPADO DE  DOM RUFINO (1971 - 1988)

Mara Natalia Fernandes Silva

POLÍTICA, PARTIDOS E FAMÍLIA: SANTANA DO ACARAÚ E O BIPARTIDARISMO

Rafael Júnior dos Santos

 

6 - Pesquisa educacional, Instrumentos didáticos e Patrimônio (Coord. Profa. Isaíde Bandeira da Silva e Prof. Dr. Tácito Thadeu Leite Rolim)

O CONCEITO DE GUERRA FRIA: UMA REFLEXAO

Tácito Thadeu Leite Rolim

PROPAGANDAS DE CAMPANHAS POLITICAS NORTE AMERICANAS NA GUERRA FRIA

Jason Felipe da Silva Lima; Tácito Thadeu Leite Rolim

A MÚSICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA DA GUERRA FRIA

Maria Valêria Alves de Sousa; Karoline Stefane Oliveira Gervázio; Tácito Thadeu Leite

Rolim

PESQUISA DE CAMPO NO ENSINO MÉDIO: APROXIMAÇÃO DISTANCIAMENTO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

Igor Nascimento da Costa; Francisco Daniel Lima Lopes; Maria Aline da Silva

O NTPPS E A METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CEARÁ

Francisco Cosme Alves

SERVIÇO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL: UMA PERSPECTIVA DE INTERVENÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NAS ESCOLAS DE QUIXADÁ - CE

Jhenifer Almeida Xavier; Cintia Paloma Lopes Lima

(RE)PENSANDO O PATRIMÔNIO CULTURAL DO CEARÁ: BUMBA MEU BOI E REISADOS NA EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO

Antonio Natanael Alencar Holanda; Pauliana Sousa

O PATRIMÔNIO CULTURAL LOCAL E A APRENDIZAGEM HISTÓRICA: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE CHORÓ-CE.

Antonio Jeovane Sousa Saraiva

SABERES DOCENTES E OS PROFESSORES DE HISTÓRIA NA ESCOLA PÚBLICA DE BANABUIÚ/CE - 2017

Leda Maria Ribeiro Machado

 

a) As inscrições devem ser feitas até o dia 16 de abril de 2018;

b) Os resumos devem ter no máximo 400 palavras. O cabeçalho  do texto deve conter o nome e o e-mail do proponente;

c) Receberá certificado de comunicação somente aquele que tiver sua apresentação confirmada durante o encontro;

e) O envio de trabalho completo para os Anais do evento deve ser feito até o dia 25 de maio de 2018.

O trabalho deve ter no mínimo 10 páginas e no máximo 15 (Bibliografia inclusa), contendo:  Título; autor/coautores (caso haja); resumo e abstract (com, respectivamente, palavras-chave e keywords); fonte Times New Roman (12); espaçamento (1,5); citação no corpo do texto (AUTOR,ano, pág); notas de rodapé para explicação; bibliografia no fim do texto; citação com mais de quatro linhas, com recuo de 4 cm à esquerda, fonte tamanho 10 em itálico.

f) Cada participante pode apresentar apenas um trabalho e deve ter no ma´ximo dois autores.

Qualquer dúvida entre em contato com a coordenação do encontro enviando um e-mail para lidia.noemia@uece.br

 



Desenvolvido pelo Departamento de Informática da UECE.