STs DA XIII SEMANA DE HISTÓRIA DA FECLESC
Data: 24/04
Horário: 14 - 17
1 - Literatura, Artes Plásticas, Cinema e Música (Coord. Prof. Ms. Assis Daniel Gomes)
"DECIFRAR ENIGMAS": O AMOR E A ÉTICA EM "ÉDIPO REI" DE SÓFOCLES:
Francisco de Assis de Sousa Lima; Assis Daniel Gomes
"ESQUÁLIDAS CRIATURAS DE ASPECTO HORRIPILANTE": A REPRESENTAÇÃO DA FOME NA LITERATURA SOBRE A SECA DE 1877
Erika Gonçalves de Mendonça
OS (DES)CAMINHOS DE UM LIVRO: AS TRADUÇÕES DO ROMANCE O QUINZE DE RACHEL DE QUEIROZ
Gilberto Gilvan Souza Oliveira
JANGADA NO MAR": ESTADO NOVO E A ARTE DE RAIMUNDO CELA (1938-1945)
Raquel Lopes da Silva
CULTURA JURÍDICA EM "SUA MAJESTADE, O JUIZ" DE JÁDER DE CARVALHO
Cícero Maia de Freitas
A GUERRA FRIA NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: OS SUPER-HERÓIS DO "QUARTETO FANTÁSTICO" NOS CONFLITOS DOS ANOS DE 1960
José Renato Pinheiro; Tácito Thadeu Leite Rolim
1968 - O ANO EM QUE CLARICE LISPECTOR EMPAREDOU A DITADURA
Francisco Carlos Carvalho da Silva; Geórgia Gardênia Brito Cavalcante Carvalho
PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE FLORES: SE, NO BRASIL, O ANO DE 1968 PUDESSE SER RESUMIDO EM UMA CANÇÃO
Geórgia Gardênia Brito Cavalcante Carvalho;Francisco Carlos Carvalho da Silva
SEI QUE VOU OUVIR A MESMA HISTÓRIA PORCA": NARRATIVAS DE UM PASSADO CÍCLICO NAS CANÇÕES DE BELCHIOR
Elis Larisse Santos Gonçalves; Francisco Wilton Moreira dos Santos
REPRESENTAÇÃO DA DITADURA NO FILME TATUAGEM: CENSURA E REPRESSÃO CONTRA O TEATRO E A SEXUALIDADE
José Romário Oliveira da Silva; Maria Valdênia da Silva
2- História, Livro Didático e Identidade (Coordenação: Prof. Ms. Vilarin Barbosa Barros)
COMPORTAMENTOS ANÔMALOS (...)MULTIPLICAÇÃO DE DESQUITES E DIVÓRCIOS (...) A PROPAGAÇÃO DE VÍCIOS COMO O HOMOSSEXUALISMO E A INCONTINÊNCIA SEXUAL"1: AS IDENTIDADES SEXUAIS E DE...
Marcela Souza Santos
A DESCOLONIZAÇÃO EPISTEMOLÓGICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Vilarin Barbosa Barros
O ÍNDIO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA
Nádia Narcisa de Brito Santos
O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO DO SERTÃO CENTRAL DO CEARÁ
Allan Jonhnatha Sampaio de Paula; Isaíde Bandeira da Silva; Márvia Moreira do
Nascimento
LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA E LIVRO DIDÁTICO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Leopoldina Ramos de Freitas; Ana Maria Pereira Lima
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM DIÁLOGO COM A COMUNIDADE QUILOMBOLA SÍTIO VEIGA EM QUIXADÁ
Elen Beatriz Gomes de Andrade; Alan Avelino de Oliveira;Nara Lucia Gomes Lima
RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS PUBLICAS DE QUIXADÁ
Andreza Poscidonio Ferreira; Vilarin Barbosa Barros
3 - História, Memória, Educação e Ditadura (Coord. Prof. Dr. Edmilson Alves Maia Jr.)
O CENTRO LICEAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA: FORMAÇÃO CÍVICA, CULTURAL E DEFESA DOS DIREITOS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO ESTADUAL DO CEARÁ
Carolina Maria Abreu Maciel
DITADURA CIVIL MILITAR BRASILEIRA E PAULO FREIRE: HISTÓRIA, MEMÓRIAS, LUTAS
Francisco de Assis Salles e Costa Junior
O REGIME MILITAR E A IMPLEMENTAÇÃO DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI NA CIDADE DE CRATO, UM DISCURSO MIDIÁTICO DE 1965 A 1986
Vanusa Alexandre Ferreira; Maria Daíse Felipe de Oliveira
ENTRE ANTIGOS SONHOS, LUTAS E NOVAS CONQUISTAS O MOVIMENTO ESTUDANTIL SECUNDARISTA EM FORTALEZA DE 1979 A 1984
Jose Airton Sampao Filho; Edmilson Alves Maia Júnior
MEMÓRIAS EM DISPUTA: O GOLPE E A DITADURA CIVIL-MILITAR DE 1964 NA PERSPECTIVA DOS MILITARES E DAS OPOSIÇÕES DE ESQUERDA
Antonio Edson Sales da Silva
"O CHEIRO DOS ARQUIVOS QUEIMADOS": A PULSÃO ARQUIVIOLÍTICA EM UM MILAGRE, UM UNIVERSO, DE LAWRENCE WESCHLER
Johny Paiva Freitas
A DITADURA ENTRE A HISTÓRIA E A MEMÓRIA - FONTES HISTÓRICAS, AUTORITARISMO E JUVENTUDE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE QUIXADÁ
Edmilson Alves Maia Junior; Francisca Line Alves Feitosa; Francisco Abdeel Lopes
Barboza; Antonio Gilcimar Pinheiro de Melo; Laires Nobre Lima; Maria Larisse do
Nascimento Lima; Tatiana Larice Silva das Chagas; José Airton Sampaio Filho
CHAVES MÚLTIPLAS PARA DIVERSAS GRADES NARRATIVAS SOBRE A TELEVISÃO NA QUIXADÁ DA MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA
Edmilson Alves Maia Junior
ENTRE O AUTORITARISMO E A LIBERDADE NA PRAIA DE IRACEMA: REPRESENTAÇÕES DE RESISTÊNCIA À DITADURA MILITAR NO ESTORIL
José Evanes Brasil Júnior; Francisca Fabricia Teodoro da Costa; Thaynah Barros de Araújo
4 - Gênero, Cotidiano, Imaginário e Identidade (Coord. Prof. Dr. Sander Cruz Castelo)
A RODA DO PROGRESSO": CONSTRUÇÕES IMAGÉTICAS SOBRE O ESPAÇO URBANO QUIXADAENSE NA REVISTA DO INSTITUTO DO CEARÁ (1887-1964)
Fabricia dos Santos Sousa; Assis Daniel Gomes
NAS MARGENS DO IBU": IMAGENS E A NATUREZA DE QUIXERAMOBIM NA REVISTA DO INSTITUTO DO CEARÁ (1887-1964)
Alyson Silva; Assis Daniel Gomes
"COISAS DA TERRA": AS REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO URBANO QUIXADAENSE NO JORNAL QUIXADÁ (1946-1948)
Antônio Samuel Ribeiro de Sousa; Assis Daniel Gomes
"ANOS DOURADOS: PRAÇA SIQUEIRA CAMPOS", NARRATIVAS SOBRE O COMPORTAMENTO JUVENIL E SUAS INFLUÊNCIAS NO CONTEXTO DOS ANOS DE 1960 NA CIDADE DO CRATO/CE.
Maria Daíse Felipe de Oliveira
PRELÚDIO: MEMÓRIA DE MULHERES NA BANDA DE MÚSICA DE QUIXADÁ DE 1974 A 1985
Elielma Rodrigues da Silva
MEMÓRIAS DO AGORA: NARRATIVAS SOBRE MÃES DE PRESIDIÁRIOS NA CIDADE DE QUIXADÁ-CEARÁ NO TEMPO PRESENTE
Karla Suyanne Rabelo Barreto; Edmilson Alves Maia Jr.; Noelia Alves Souza
VÓ ME CONTA UMA HISTÓRIA? A METODOLOGIA DA HISTÓRIA ORAL COM MULHERES IDOSAS
Maria Elzilene Moreira Nóbrega e Oliveira; Keila Andrade Haiashida
CONSCIÊNCIA E IMAGINAÇÃO MORAL NOS FILMES ANNA KARENINA (2013), O MENINO DO PIJAMA LISTRADO (2008) E INVERNO DA ALMA (2011)
Karla Suyanne Rabelo Barreto; Sander Cruz Castelo
5 - História, Política e Sociedade (Coord. Prof. Dr. José Aloísio Martins Pinto)
TODA POSSE, DOMÍNIO E SENHORIO": ANÁLISE FILÓLOGICA DE ESCRITURAS DE COMPRA E VENDA DE ESCRAVOS NA PROVÍNCIA CEARENSE DO SÉCULO XIX
Francisca Lisiani da Costa Rodrigues
JORNAL LIBERTADOR (CE): "SUA MISSÃO É DE AMOR, MAS NÃO VEM TRAZER A PAZ"
Rafaela Mendes da Silva
LINHA FÉRREA E DESENVOLVIMENTO DE QUIXADÁ 1891-1933
Talita Alves Leite
UM (SER)TÃO VIOLENTO: NARRATIVAS SOBRE O BANDITISMO NAS PÁGINAS DOS JORNAIS CEARENSE (1920-1938)
Francisco Wilton Moreira dos Santos
PERÍODO INTERVENTORIAL NO CEARÁ: ELEIÇÕES E ATIVIDADE POLÍTICA EM QUIXADÁ (1934-1935)
João Victor Ferreira da Silva
TOTALITARISMO, TERROR E BANALIDADE DO MAL SEGUNDO HANNAH ARENDT
Luciano Oliveira Paulo Filho
O ORIENTE MEDIO E A GUERRA FRIA: A GUERRA DOS SEIS DIAS (1967)
Darlan Alves Mota; Tácito Thadeu Leite Rolim
A "ESCOLHA PELOS MAIS POBRES": AS POSIÇÕES SOCIOPOLITICAS DO PADRE BERNARD BOURASSA EM CAPISTRANO-CE (1968-1997).
Rita de Cássia Pereira Távora; Assis Daniel Gomes
CATEQUESE DE LIBERTAÇÃO E MOBILIZAÇÃO POPULAR: O BISPADO DE DOM RUFINO (1971 - 1988)
Mara Natalia Fernandes Silva
POLÍTICA, PARTIDOS E FAMÍLIA: SANTANA DO ACARAÚ E O BIPARTIDARISMO
Rafael Júnior dos Santos
6 - Pesquisa educacional, Instrumentos didáticos e Patrimônio (Coord. Profa. Isaíde Bandeira da Silva e Prof. Dr. Tácito Thadeu Leite Rolim)
O CONCEITO DE GUERRA FRIA: UMA REFLEXAO
Tácito Thadeu Leite Rolim
PROPAGANDAS DE CAMPANHAS POLITICAS NORTE AMERICANAS NA GUERRA FRIA
Jason Felipe da Silva Lima; Tácito Thadeu Leite Rolim
A MÚSICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA DA GUERRA FRIA
Maria Valêria Alves de Sousa; Karoline Stefane Oliveira Gervázio; Tácito Thadeu Leite
Rolim
PESQUISA DE CAMPO NO ENSINO MÉDIO: APROXIMAÇÃO DISTANCIAMENTO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA
Igor Nascimento da Costa; Francisco Daniel Lima Lopes; Maria Aline da Silva
O NTPPS E A METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CEARÁ
Francisco Cosme Alves
SERVIÇO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL: UMA PERSPECTIVA DE INTERVENÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NAS ESCOLAS DE QUIXADÁ - CE
Jhenifer Almeida Xavier; Cintia Paloma Lopes Lima
(RE)PENSANDO O PATRIMÔNIO CULTURAL DO CEARÁ: BUMBA MEU BOI E REISADOS NA EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO
Antonio Natanael Alencar Holanda; Pauliana Sousa
O PATRIMÔNIO CULTURAL LOCAL E A APRENDIZAGEM HISTÓRICA: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE CHORÓ-CE.
Antonio Jeovane Sousa Saraiva
SABERES DOCENTES E OS PROFESSORES DE HISTÓRIA NA ESCOLA PÚBLICA DE BANABUIÚ/CE - 2017
Leda Maria Ribeiro Machado
a) As inscrições devem ser feitas até o dia 16 de abril de 2018;
b) Os resumos devem ter no máximo 400 palavras. O cabeçalho do texto deve conter o nome e o e-mail do proponente;
c) Receberá certificado de comunicação somente aquele que tiver sua apresentação confirmada durante o encontro;
e) O envio de trabalho completo para os Anais do evento deve ser feito até o dia 25 de maio de 2018.
O trabalho deve ter no mínimo 10 páginas e no máximo 15 (Bibliografia inclusa), contendo: Título; autor/coautores (caso haja); resumo e abstract (com, respectivamente, palavras-chave e keywords); fonte Times New Roman (12); espaçamento (1,5); citação no corpo do texto (AUTOR,ano, pág); notas de rodapé para explicação; bibliografia no fim do texto; citação com mais de quatro linhas, com recuo de 4 cm à esquerda, fonte tamanho 10 em itálico.
f) Cada participante pode apresentar apenas um trabalho e deve ter no ma´ximo dois autores.
Qualquer dúvida entre em contato com a coordenação do encontro enviando um e-mail para lidia.noemia@uece.br