CEARÁ ORGANIC FOOD FESTIVAL

submissao de trabalhos cientificos

25 a 28 de setembro de 2019

O EVENTO

 

A culinária orgânica configura-se como alternativa em uma conjuntura na qual se entrelaçam urgências econômicas, políticas, sociais e ambientais. Nessa perspectiva, o presente Festival propõe um tripé composto pelos eixos da sustentabilidade ambiental, saúde e alimento.

Criar alternativas para novas formas de vida é um desafio que devemos estar aptos a enfrentar, incentivando a agricultura familiar agroecológica, fomentando a criação de espaços de comercialização de alimentos orgânicos, evidenciando os valores ligados aos hábitos da alimentação tradicional e apresentando novas concepções de vida integrada a Terra. Buscamos impactar fornecedores e consumidores de toda a cadeia de alimentos, da agricultura familiar, grandes indústrias, restaurantes, chefs, profissionais da área de alimentos e saúde, universidades, agentes públicos, pois vemos nesses agentes elos disseminadores da elaboração de respostas aos desafios que se apresentam no mundo contemporâneo.

Os alimentos que comemos, as formas como os produzimos e as quantidades desperdiçadas têm grande impacto na saúde humana e na sustentabilidade ambiental. Optar por alimentos sustentáveis constitui um meio importante para que os países de todos os continentes cumpram as metas globais de equilíbrio relativas às mudanças climáticas.

Uma dieta que inclua mais alimentos à base de plantas e menos alimentos de origem animal é saudável, sustentável e boa para as pessoas e para o planeta. Trata-se de pequenas-grandes mudanças para gerar um impacto decisivo e positivo sobre a saúde do planeta. Os alimentos provenientes de animais, especialmente a carne vermelha, acarretam prejuízos ambientais relativamente altos por porção, quando comparados a outros grupos de alimentos.

Para-além disso, o que é ou não consumido aponta fatores que concorrem para diversas formas de desnutrição. Globalmente, mais de 820 milhões de pessoas continuam passando fome todos os dias, 150 milhões de crianças sofre de fome em longo prazo, o que prejudica o seu desenvolvimento, e 50 milhões de crianças encontram-se extremamente famintas devido ao acesso insuficiente a alimentos.

Paradoxalmente, o mundo tem experimentando um aumento significativo no excesso de peso e obesidade. Hoje, mais de 2 bilhões de adultos estão acima do peso ou obesos. Assim, doenças não transmissíveis relacionadas à dieta, incluindo diabetes, câncer e doenças cardíacas, estão entre as principais causas de mortes no globo.

A mudança de dietas pouco saudáveis para a dieta de saúde planetária pode prevenir 11 milhões de mortes prematuras de adultos por ano e impulsionar a transição para um sistema global de alimentos sustentáveis até 2050, o qual garanta alimentos saudáveis para todos dentro dos limites planetários.

Tornar as opções alimentares mais saudáveis, sustentáveis, saborosas e atraentes, é fundamental. É preciso usar técnicas culinárias e fornecer ingredientes mais saborosos para garantir que tais opções sejam tão desejáveis quanto, ou mais do que as demais alternativas.

Por isso, são objetivos do Ceará Organic Food Festival: divulgar e estimular a culinária em conjunto com a produção de alimentos sustentáveis. Entendemos que é possível disseminar novas práticas de produção e consumo alimentar que simultaneamente garantam saúde e bem-estar para as pessoas, sem comprometer ou ameaçar os Limites do Planeta.

Uma alimentação e gastronomia que tenham por base o incremento de novos cardápios, interligados com a produção agroecológica e a biodiversidade local, causará impactos positivos e salutares sobre uma produção alimentar articulada ao equilíbrio do meio ambiente.

INSCREVAM-SE E PARTICIPEM DESTA IMPORTANTE INICIATIVA! 

 



OCCA - Observatório Cearense de Cultura Alimentar
Desenvolvido pelo Departamento de Informática da UECE.