Processo Estatuinte Revisor FUNECE/ UECE

15 de junho a 26 de outubro de 2015

Desafio de renovar, atualizar e democratizar a Uece

Cadastrada por: Laurisa Farias Moreira
Data Cadastro: 30/06/2015 14:46:10

"Todas as instituições, mesmo os países, precisam, de vez em quando, se revisar, rediscutir, definir suas estruturas organizacionais, suas formas de fazer política, a maneira como devem fazer para escolher seus dirigentes."  Assim o reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Jackson Sampaio, abre sua fala de chamamento para que a comunidade ueceana participe do Processo Estatuinte Revisor, que teve início no dia 15 de junho e se estenderá por 150 dias, terminando no dia 26 de outubro.

No vídeo, o reitor lista todas as mudanças pelas quais a Universidade passou, tanto no âmbito interno como externo, que aconteceram desde a adoção, em 1999, do último estatuto da Uece e da Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funeuce).

Em virtude deste novo cenário, explica o reitor, surgiu a necessidade da Uece rediscutir sua estrutura organizacional e seu funcionamento: "A Administração Superior da Universidade constituiu uma comissão - paritariamente composta pelo movimento estudantil, pelo movimento dos professores, movimento dos servidores e a administração superior - para pensar como deveríamos efetuar a reforma dos nossos estatutos, com sua modernização, sua atualização, sua democratização crescente".

Em seguida, ele explica que aquela comissão metodológica estabeleceu um processo de conferência, um Processo Estatuinte Revisor, que vai ser caracterizado por uma série de conferências: 13 conferências setoriais,  que deverão ocorrer no início de agosto e elegerão representantes para uma Conferência Geral da Universidade.

Por fim, o reitor conclama que todos que fazem parte da comunidade ueceana participem do Estatuinte Revisor, "desafiados pela ideia de renovar, atualizar e democratizar a nossa Universidade, a Universidade Estadual do Ceará".

Clique aqui e veja o vídeo.