I COLÓQUIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - COINDO

30 de julho de 2012 a 1 de setembro de 2024

O EVENTO

Organização do Colóquio

O Colóquio será composto das seguintes atividades: conferência, mesa redonda, sessões de relatos de experiência didáticas, oficinas reflexivas e plenária.

A conferência será proferida por um convidado reconhecido na área educacional, abordando questão relacionada ao tema geral do evento.

A mesa redonda assume um caráter provocativo e de reflexão em torno da profissão professor. Seu objetivo é trazer para discussão elementos que contribuam para alargar a compreensão dos fatores que incidem sobre a carreira e o desenvolvimento docente.

As sessões de relato de experiências didáticas estão voltadas para a socialização oral de práticas diferenciadas presentes no âmbito da escola pública cearense, discutindo seu caráter inovador e sua contribuição para a promoção da aprendizagem.

As oficinas constituem espaços de reflexão sobre o ensino e a formação de professores em diferentes campos do conhecimento. Deve adotar como ponto de partida os problemas e as dificuldades presentes na sala de aula, os limites oriundos das condições de trabalho enfrentadas pelos professores e de sua formação visando identificar e ou propor caminhos que possam tanto orientar a definição de políticas pelos setores competentes quanto contribuir para a reformulação das ações do PIBID na escola pública. Esta atividade contará com um coordenador e um secretário para condução dos trabalhos, definidos entre os coordenadores de área e professores supervisores.

A atividade de plenária visa à socialização dos relatórios das oficinas, documento que deverá ser encaminhado a SEDUC.

PIBID/UECE