Os pagamentos serão recebidos até a data de 08 de agosto. O inscrito com acesso liberado em 08 de agosto terá dois dias para enviar o trabalho.
Depois de enviado o comprovante para o e-mail da inscrição, temos até dois dias para liberar o acesso, portanto, envios de comprovantes posteriores ao dia 08 serão apenas para ouvintes.
As inscrições para ouvintes ocorrerão até o dia 08 de outubro de 2014.
SIGA AS SEGUINTES INSTRUÇÕES PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO:
1. Cadastre-se no site, anote as informações da CONTA BANCÁRIA
BANCO BRADESCO
STEPHANIE BARROS ARAÚJO
AGÊNCIA: 0649-1
CONTA CORRENTE: 8474-3
2. Realize DEPÓSITO IDENTIFICADO referente ao valor de sua inscrição.
3. Escreva seu NOME COMPLETO e ESCANEIE o comprovante de pagamento. Se desejar alojamento e alimentação escreva em seu comprovante, conforme explicação abaixo.
4. Envie o arquivo com a imagem do comprovante para o e-mail inscricao.enitefh@gmail.com
5. Aguarde a confirmação do seu pagamento e a autorização do acesso ao site. Somente após a confirmação é possível inscrever trabalhos.
Marxismo, Educação e Luta de Classes: desafios históricos e urgências contemporâneas
O (ENITEFH) visa dar continuidade, em âmbito internacional, a três outros eventos ocorridos com o intuito de promover o intercâmbio entre pesquisadores vinculados ao debate sobre as relações entre trabalho, educação e formação humana, na perspectiva da crítica marxista.
O evento que marcou o início dessa trajetória ocorreu em 2004, em Maceió. Trata-se do I Encontro Regional Trabalho, Educação e Formação Humana, organizado pelo Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Ontologia Marxiana, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). De natureza regional, o evento recebeu, sobretudo, pesquisadores da Região Nordeste do Brasil.
Regional também foi a natureza do evento seguinte, ocorrido em junho de 2007, em Fortaleza, organizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO), abrigado no Centro de Educação (CED) da Universidade Estadual do Ceará, pela Linha Marxismo, Educação e Luta de Classes (E-Luta), do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará e pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/UECE). Contudo, uma particularidade marcou a natureza deste II Encontro: o leque de participantes extrapolou significativamente o âmbito da Região Nordeste. Pesquisadores de 16 estados brasileiros, sendo 8 deles do Nordeste, inscreveram trabalhos, somando-se ao todo 152 comunicações submetidas à apresentação oral.
Em 2011, Maceió sediou novamente o evento, mas, desta vez, abrangendo a Região Norte do Brasil. O III Encontro Norte/Nordeste Trabalho, Educação e Formação Humana (ENNTEFH), que ocorreu no período de 19 a 23 de setembro de 2011, na UFAL, teve como título Trabalho, Estado e Revolução e foi organizado pelo mesmo Grupo de Pesquisa que realizou o primeiro encontro em 2004.
O quarto encontro, que, desta vez, reunirá também conferencistas internacionais, terá como título Marxismo, educação e luta de classes: desafios históricos e urgências contemporâneas e ocorrerá, novamente, em Fortaleza, em outubro de 2014. Este evento será organizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário e pelas linhas por este criadas, quais sejam, a Linha Marxismo, Educação e Luta de Classes, do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC), e a Linha Marxismo e Formação do Educador, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Regional ou internacional, todos eles ancoram-se na reafirmação da pedra angular da teoria marxiana, qual seja, o trabalho, atividade fundante do ser social, reiterando, outrossim, o papel da classe trabalhadora como classe revolucionária. Nessa perspectiva, os eventos, partindo da centralidade do trabalho, reafirmam também a possibilidade de superação do capital, ao mesmo tempo em que favorecem um espaço para o debate fundamentado na crítica marxista sobre o complexo de determinantes que estão na base da barbárie social vigente. De modo mais particular, buscam aprofundar a reflexão sobre o problema da educação e da formação humana, que, conforme nossa posição, radicalmente contrária ao pensamento e à política educacional vigente no contexto histórico de crise estrutural, deve assumir a defesa do conhecimento a serviço da classe trabalhadora.