VI ENGEAS e IV SIMCEAS

Biodiversidade e a Medicina de Animais Selvagens

26 a 29 de agosto de 2014

PROGRAMAÇÃO


PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

prog

* Sujeito a alterações

MINICURSOS CONFIRMADOS

tb

NOVO: Ictiologia Básica - Técnicas iniciais de Coleta, Conservação e Sistemática de Peixes Continentais - BIO Daniel Coutinho

Técnicas de coleta de peixes de água doce, artes de pesca, métodos seletivos, ficha de campo, reagentes fixantes, reagentes conservantes.

NOVO:Filogeografia e conservação de aves na caatinga - BIO Caio Brito

Reflexão sobre os conceitos de espécie e suas implicações na conservação da avifauna brasileira; Introdução à Filogeografia: conceitos básicos, utilidade em pesquisas de taxonomia, sistemática e conservação; Perspectivas da filogeografia no Brasil; Caracterização geral da avifauna da Caatinga e apresentar algumas espécies que foram splitadas ou juntas devido a estudos utilizando a filogeografia.

Introdução ao programa MARK para estudo da fauna - BIO Samuel Astete

Introdução à utilização do programa MARK, à estatística de seleção de modelos e à aplicação do programa em estudos de populações de mamíferos, tendo em vista que muitas pesquisas que relacionam ecologia e zoologia requerem análise específica de dados. O programa é em inglês e o site com tutorial será disponibilizado com antecedência aos inscritos, visando um aproveitamento maior durante o minicurso. O Programa MARK fornece estimativas dos parâmetros de animais marcados quando são reencontrados em um momento posterior, algo importante não só em pesquisas de campo, como também em alguns trabalhos de consultoria ambiental. Também pode fornecer estimativas de tamanho populacional.

Manejo, clínica e importância da manutenção de serpentes cativas - MV Roberta da Rocha Braga

Biologia das serpentes; criadouros comerciais e científicos; manejo e cuidados básicos; contenção; exame clínico e procedimentos de rotina (reidratação, coleta de sangue, vias de aplicação parenterais). Prático: contenção, exame clínico e procedimentos de rotina. OBS:Obrigatório uso de calça comprida, sapato fechado e jaleco.

Contenção Física e Química de Animais Selvagens - MV Leandro Rodrigues e MV Lúcio Mendes Filho

Técnicas de captura e contenção de aves, répteis e mamíferos / Noções sobre contenção química (fármacos, técnicas, anestesia à distância, confecção de dardos) / Demonstração das técnicas de contenção e confecção de dardos no Parque Zoológico Ecopoint. OBS: Obrigatório uso de calça comprida, sapato fechado (tênis ou bota) e blusa de manga (comprida ou curta).

Zoodesing - manejo e manutenção de animais selvagens em criadouros comerciais - MV Reinaldo Leite e José Luiz Mosca

Ementa em breve.

Manejo e manutenção de mamíferos aquáticos em cativeiro - BIO Katherine Choi e MV Vitor Luz

Taxonomia de mamíferos aquáticos / História natural de cetáceos e sirênios / Ameaças e impactos de origem antrópica / Status de Conservação / Pesquisa e Conservação / Resgate e primeiros socorros / Manutenção em cativeiro para fins de reabilitação e para exibição / Principais doenças (infecciosas, parasitárias, não-infecciosas) / Exame clínico, coleta de amostras, diagnóstico, terapêutica / Eutanásia / Visita técnica ao Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRMM:AQUASIS).

Clínica de pets exóticos - mamíferos, aves e répteis - MV Alexsandro Machado e MV Isaac Barros

Casuística de atendimentos na clínica particular de animais selvagens / Anatomia e Semiologia de aves, répteis e mamíferos selvagens.

 

PALESTRANTES CONFIRMADOS:

 

Alexsandro Machado: médico veterinário pela Faculdade Pio Décimo. Pós-graduado em Microbiologia e mestre em Ciências da Saúde. Membro da Comissão Geral de MA e Animais Silvestres, veterinário do projeto Fauna nos Aeroportos, professor das disciplinas de Animais Silvestres e Parasitologia na Faculdade Pio Décimo.

Caio Brito: Biólogo pela UECE, mestrando pela UFPB em Filogeografia de Basileuterus flaveolus e a história de florestas secas. Atualmente trabalha com ornitologia e guia de observação de aves.

Daniel Coutinho: Biólogo pela UFPI. Professor de Zoologia, Mestre na área de Sistemática Zoológica, especialista em Zoologia, pela mesma Instituição. Trabalhou como Coordenador Técnico de Educação Ambiental na STCP Engenharia de Projetos. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Sistemática, Taxonomia e Ensino de Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: zoologia, sistemática, taxonomia e ictiologia.

Danilo Kluyber: Médico Veterinário pela U NIP. Atua com manejo de animais selvagens,  medicina da conservação e consultoria ambiental, com experiência em epidemiologia, monitoramento e projetos de ecologia e conservação de mamíferos neotropicais. Pós-graduado em Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Selvagens e membro do Instituto Brasileiro para Medicina da Conservação e pesquisador associado - The Royal Zoological Society of Scotland e do Instituto de Pesquisas Ecológicas. Veterinário do projeto tatu-canastra. Mestrando do Instituto de Medicina Tropical (USP).

Henrique Weber: Médico Veterinário pela UECE. Foi veterinário do Criadouro Tibagi, Criadouro Haras Claro e do CETAS-Fortaleza. Trabalha há mais de 10 anos como veterinário responsável pelo Zoológico São Francisco de Canindé, atuando principalmente nas áreas de manejo e medicina de animais selvagens em cativeiro.

Igor Joventino Roberto: biólogo pela UFC. Mestre em Bioprospecção Molecular pela URCA. Experiência como pesquisador nas áreas de herpetologia e de biologia da conservação.

Isaac Manoel Barros: médico veterinário pela Universidade de Alfenas. Membro da Comissão Nacional de Animais Selvagens do CRMV. RT do Criatório CESMAC e do Criatório de Jacaré-de-papo-amarelo Mister Cayman. Experiência em radiologia, ultrassonografia, reabilitação, clínica e cirurgia de animais selvagens. Diretor da SOS Selvagens.

Katherine Choi: Bióloga pela UNISANTA, mestre em Ciências Tropicais pela UFC, onde é aluna de doutorado. Pesquisadora e membro da equipe de resgate do Programa de Mamíferos Marinhos da Aquasis. Experiência em ecologia, conservação da natureza e biologia de cetáceos e sirênios, atuando principalmente na pesquisa e conservação de mamíferos marinhos.

Leandro Rodrigues: Médico Veterinário pela UECE. Responsável técnico pelo Parque Ambiental e Zoológico Ecopoint e trabalha com monitoramento e resgate de fauna. Foi veterinário do Zoológico Sargento Prata, CETAS-Fortaleza e professor da disciplina de Clínica e Cirurgia de Animais Selvagens das Faculdades INTAS.

Lúcio Mendes Filho: Médico Veterinário pela UECE. Foi veterinário do Zoológico Sargento Prata, CETAS-Fortaleza e professor da disciplina de Clínica Cirúrgica das Faculdades INTAS. Atualmente trabalha na clínica Vetlife, especialmente nas áreas de clínica de animais selvagens e ortopedia.

Milene Gaiotti: graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas e Mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela UFMT. Doutoranda em Ecologia pela UnB. Experiência em Ecologia, com ênfase em Ornitologia.

Paulo Henrique Marinho: biólogo pela UFRN e mestrando em Ecologia pela mesma instituição. Atua nas áreas de Ecologia, Comportamento Animal e Biologia da Conservação, com experiência em pesquisas científicas sobre Invasões Biológicas e conservação de primatas brasileiros, além de trabalhos na área de Gestão Ambiental. Desenvolve pesquisa sobre biodiversidade de mamíferos de médio e grande porte em áreas prioritárias para conservação da caatinga.

Pedro Estrela: Biólogo mestre em Biodiversidade: genética, história e mecanismos de evolução pela Universidade de Paris XI (Orsay) e doutorado em Biodiversidade pela Universidade de Paris VI (Pierre et Marie Curie). Atua principalmente em evolução morfológica, sistemática molecular e mamíferos. Curador da coleção de mamíferos da UFPB. Desenvolve projetos sobre Biodiversidade e Banco de Dados para Conservação  e participa de projetos que investigam zoonoses em mamíferos.

Reinaldo Leite: médico veterinário pela UECE. Possui especialização em Saúde Pública e mestrado em Ciências Avícolas. Atuou como criador conservacionista de Aves Silvestres e atualmente é criador comercial, além de responsável técnico por outros criadouros de animais silvestres. Veterinário da Clínica Zootec e responsável pelo setor de endoscopia da Veter Diagnóstico por Imagem.

Roberta da Rocha Braga: Médica Veterinária pela UECE. Membro do quadro de servidores técnicos administrativos da UFC, responsável pelo Núcleo Regional de Ofiologia (NUROF-UFC) desde 2010. Atuou em Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal e, atualmente atua em Medicina Preventiva. Interesse em Patologia, Medicina Legal, Parasitologia e Diagnóstico Laboratorial.

Thaís Moura Campos Vila Nova: Bióloga pela UFC e mestrado em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é coordenadora do Programa de Áreas Protegidas da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos - AQUASIS, e membro do Programa Extinção Zero no Ceará. Atua na identificação de áreas prioritárias e estratégias para conservação de espécies ameaçadas.     

Vinícius Dantas: Médico Veterinário pela UFBA. Coordenador Técnico do Zoológico de Salvador e colaborador do Programa de Proteção de Fauna Silvestre. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica e Cirurgia de Animais Selvagens, atuando diretamente nas áreas de Medicina Preventiva e Medicina da Conservação.

Vinícius Grauçá: pedagogo. Atuou como educador ambiental em projetos de conservação da natureza pela ONG Aquasis, onde elaborou e coordenou ações educacionais para conservação de espécies em risco de extinção no Ceará: periquito da cara-suja, soldadinho do Araripe, peixe-boi marinho, tartaruga de couro, macaco guariba e boto cinza. Idealizou e coordenou o projeto Brigada da Natureza.

Vitor Luz: Médico Veterinário e Mestre em Ciências Veterinárias pela UECE. Doutorando em Microbiologia Médica pela UFC. Coordenador de reabilitação e integrante da equipe de Resgate de Mamíferos Marinhos da Aquasis.

Vitor Piacentini: biólogo pela UFSC, mestre em Ecologia e Conservação pela UFPR, doutor em Zoologia pela USP. Atualmente é pesquisador de pós-doutorado do Museu de Zoologia da USP e é coordenador-geral do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos. Trabalha há mais de 15 anos com aves.



Organizado pelo Grupo de Estudos de Animais Selvagens do Estado do Ceará – GEASCE
Desenvolvido pelo Departamento de Informática da UECE.