VI ENGEAS e IV SIMCEAS

Biodiversidade e a Medicina de Animais Selvagens

26 a 29 de agosto de 2014

O EVENTO

VI Encontro Nordestino de Grupos de Estudos de Animais Selvagens e IV Simpósio Cearense de Animais Selvagens

"Biodiversidade e a Medicina de Animais Selvagens"

Para diminuir a carência encontrada nas instituições de ensino, os alunos de várias universidades brasileiras mantêm Grupos de Estudos de Animais Selvagens - GEAS. Dentre as atividades desenvolvidas por esses grupos de estudos, estão a realização de cursos, palestras, simpósios, encontros e congressos, algo que contribui com a atualização de médicos veterinários, biólogos, zootecnistas e demais profissionais que trabalham com animais selvagens, bem como desperta o interesse dos estudantes por essa área. Assim, os eventos organizados pelos GEAS de todo o Brasil, contribuem com a atualização e troca de conhecimentos acerca da medicina de animais selvagens, uma vez que a área vem se expandindo e, infelizmente, várias universidades ainda não incluíram esta disciplina em sua grade curricular.

O Encontro Nordestino de Grupos de Estudo de Animais Selvagens - ENGEAS é um evento anual que reuni estudantes e profissionais da área desde 2009. Já ocorreram encontros em Alagoas, Paraíba, Sergipe, Piauí e Pernambuco e vem contribuindo, cada vez mais, com o desenvolvimento acadêmico e profissional de biólogos, veterinários, zootecnistas e outros profissionais da área de animais selvagens.  Em 2014, o evento será sediado em Fortaleza - CE, na Universidade Estadual do Ceará.

Assim, desde 2006 o Grupo de Estudos de Animais Selvagens do Ceará - GEASCE, apoiado pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (FAVET-UECE), vem desempenhando o papel de contribuinte com a formação teórico-prática dos seus membros. Com a responsabilidade de formação e capacitação de estudantes e profissionais, o GEASCE realiza palestras, cursos, encontros e simpósios.

Entre os eventos já realizados, destacam-se as três edições do Simpósio Cearense de Animais Selvagens realizados em 2009, 2012 e 2013. Após o sucesso desses eventos, o GEASCE foi convidado a sediar o VI Encontro Nordestino de Grupos de Estudo de Animais Selvagens junto com o IV Simpósio Cearense de Animais Selvagens cuja temática será "Biodiversidade e a Medicina de Animais Selvagens".

Objetivo Geral

Ser um evento técnico-científico com fins de qualificação dos estudantes e profissionais na área de animais selvagens. Proporcionando conhecimentos teóricos gerais e específicos sobre a biodiversidade brasileira e a medicina de animais selvagens, através de palestras, mesas-redondas e minicursos ministrados por pesquisadores renomados que trabalham na área.

Objetivos Específicos

- Promover a divulgação científica, renovação e o debate sobre a conservação da biodiversidade e a medicina de animais selvagens;

- Complementar a formação dos estudantes e oferecer a oportunidade de qualificação e atualização para os profissionais de medicina veterinárias, biologia, zootecnia, gestão ambiental, oceanografia, geografia, sociologia e áreas afins;

- Realizar a interação acadêmica interdisciplinar, gerando diálogo entre estudantes/profissionais e pesquisadores de diferentes campos do conhecimento;

- Incentivar o desenvolvimento de pesquisas e atividades compatíveis com a conservação de animais silvestres, além de promover a divulgação de seus resultados;

- Aproximar os profissionais que trabalham na área de animais selvagens e estudantes interessados.

ORGANIZAÇÃO GERAL

Maria Verônica Moraes Campello

Aline Ramos Souza

Amanda de Lucas Coimbra