Conferência Internacional O Tempo das Tribos e a Pós-Modernidade

5 de setembro de 2011

O EVENTO

O Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE (POSLA), o Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Pragmática (NIPRA) e o Grupo de Estudos de Mídia e Tensões Sociais no Contemporâneo (GEMTES), entendendo a relevância de uma das reflexões mais impactantes sobre as relações sociais contemporâneas, trazem à Fortaleza o Emérito sociólogo Michel Maffesoli, da Université René Descartes, Paris V, Sorbonne, para a Conferência Internacional O TEMPO DAS TRIBOS E A PÓS-MODERNIDADE.

Em uma de suas obras mais importantes, o sociólogo Michel Maffesoli nos chama a atenção para a mudança de enfoque da sociedade pós-moderna. O individualismo é substituído pela necessidade de identificação com um grupo, aspecto verificado na moda, por exemplo, e que é reforçado pelo desenvolvimento tecnológico - televisão a cabo, computador, etc. Não se trata de uma nova cultura, mas de sua transformação, como aspecto decisivo deste final de século.

O surgimento de grupos, de conjuntos musicais, esportivos e turísticos é apontado como característica dessa 'nova' sociedade. 'O Tempo das Tribos' trata a cultura não como uma conseqüência da sociedade, mas como um de seus aspectos mais importantes, pois é por meio dela que os indivíduos se posicionam socialmente.

A Conferência Internacional O TEMPO DAS TRIBOS E A PÓS-MODERNIDADE é um convite a essa reflexão, tão instigante quanto necessária, para entendermos melhor as socialidades que caracterizam o mundo social contemporâneo.

O evento será encerrado com a exibição da video-palestra A MISSÃO DO INTELECTUAL REVISITADA, com Umberto Eco falando de Norberto Bobbio.

Pensador ousado, o sociólogo francês Michel Maffesoli tem enfrentado os clichês da modernidade em busca de pistas interpretativas para a compreensão dos fenômenos sociais deste final de século. Michel Maffesoli é considerado um dos fundadores da sociologia do quotidiano e conhecido por suas análises sobre a pós-modernidade, o imaginário e, sobretudo, pela popularização do conceito de tribo urbana. Michel Maffesoli construiu uma obra em torno da questão da ligação social comunitária e a prevalência do imaginário nas sociedades pós-modernas. Recebeu o Grand Prix des Sciences Humaines da Academia Francesa em 1992 por seu trabalho "La transfiguration du politique". É vice-presidente do Institute International de Sociologie (L.I.S) e secretário geral do Centre de Recherche sur l'Imaginaires. É autor de várias obras, algumas já traduzidas no Brasil.

Umberto Eco é conhecido tanto pela obra acadêmica [professor aposentado de semiótica, ainda na ativa, Faculdade de Bolonha], como pelos romances [O Nome da Rosa, um best-seller mundial].