VI Congresso Norte e Nordeste de Reprodução Animal

Biotecnologia Reprodutiva para o Desenvolvimento do Norte e Nordeste do Brasil

27 a 29 de junho de 2012

O EVENTO

VI CONGRESSO NORTE E NORDESTE DE REPRODUÇÃO ANIMAL
"Biotecnologia Reprodutiva para o Desenvolvimento do Norte e Nordeste do Brasil"

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Estadual do Ceará e a RENORBIO, através do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal seção, Norte e Nordeste, com a interveniência da Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FUNCEPE) o realizará no período de 27 a 29 de junho de 2012, na cidade de Fortaleza-CE, o VI Congresso Norte /Nordeste de Reprodução Animal (VI CONERA)- "Biotecnologia Reprodutiva para o Desenvolvimento do Norte e Nordeste do Brasil".

HISTÓRICO:
Este evento encontra-se na sua VI edição, havendo, as edições anteriores sido realizado nas seguintes cidades:

I Congresso Norte e Nordeste de Reprodução Animal: Recife-PE - outubro de 2002
Foi realizado na capital Pernambucana, de 17 a 19 de outubro de 2002. Este evento nasceu da necessidade dos pesquisadores destas regiões em se organizarem e mostrarem os seus achados, visando, não somente a divulgação, mas, principalmente, o conhecimento dos grupos de pesquisas e com que estão trabalhando, permitindo assim trocas de experiências e a possibilidade de parcerias, visionando com isso o maior desenvolvimento da região. O interesse pela área era tanto que, já na sua primeira edição, contou-se com 290 inscritos e 67 resumos expandidos apresentados.

II Congresso Norte e Nordeste de Reprodução Animal: Teresina-PI - abril de 2005
Aconteceu, entre os dias 13 e 15 de abril de 2005, na cidade de Teresina (PI). Nele, cerca de 284 participantes, representantes dos estados do Norte e Nordeste do Brasil, assistiram a 26 conferências e enviaram 60 resumos, sendo 13 de bovinos 4 de bubalinos, 22 de caprinos, 13 de ovinos, 3 de carnívoros, 4 de equínos e 5 de roedores. Este congresso procurou mostrar quão longe está se esgotar as pesquisas sobre a reprodução animal das várias espécies.

III Congresso Norte e Nordeste de Reprodução Animal: Belém-PA - junho de 2006
Ocorreu em Belém (PA) em junho de 2006, quanto tivemos a participação de pesquisadores, expoentes na área de reprodução animal, tanto nacionais como internacionais, cujo objetivo foi fazer a reciclagem do conhecimento sobre o assunto, portanto envolvendo profissionais de várias regiões. Porém, o marcante deste evento foi a apresentação da Amazônia com toda a sua potencialidade na produção animal e economia nacional. Foram apresentadas 19 palestras, contando com 68 resumos inscritos.

IV Congresso Norte e Nordeste de Reprodução Animal: Imperatriz-MA - julho de 2008
Promovido pelo Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (CESI), no Maranhão, ocorreu de 1º a 03 de julho de 2008 nos auditórios da Faculdade de Imperatriz (FACIMP) e contou com a participação do professor doutor Abisai de Oliveira Sousa, diretor do Curso de Medicina Veterinária de Imperatriz e presidente do Conera, além de outras autoridades acadêmicas e locais. Este evento teve mais uma vez o objetivo de integrar os especialistas da área e as empresas vinculadas à reprodução animal, promovendo o intercâmbio de trabalhos, pesquisas e informações científicas entre médicos veterinários, professores e pesquisadores interessados na área. Foram realizadas 13 conferências, 12 mesas redondas, 6 minicursos. No decorrer do evento participaram alunos de várias delegações, sendo bastante expressiva as de São Luís, do Pará e de Tocantins.

V Congresso Norte e Nordeste de Reprodução Animal: Patos-PB - agosto de 2010
Realizou-se entre os dias 24 a 27 de agosto de 2010 em Patos, na Paraíba. O evento foi aberto pela palestra "A reprodução animal e os avanços na pecuária do Brasil", proferida pelo Dr. José Ferreira Nunes. Este evento realizado no interior do estado da Paraíba teve uma grande adesão por pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação de todo Norte/Nordeste. As palestras proferidas foram de qualidade superior e inseridas na problemática destas regiões. O grande sucesso deste evento pode ser comprovado pelo número de inscritos, este congresso teve 374 participantes com inscrição deferida e 81 trabalhos científicos apresentados.

O evento historicamente tem tido grande aceitação da comunidade acadêmica das áreas da medicina veterinária, zootecnia e agronomia e agora também vem chamando a atenção dos biólogos, biotecnólogos e engenheiros de pesca, com grande participação de profissionais de todas essas áreas de estudo. Diante deste histórico de sucesso e interesse da comunidade, o VI CONERA assume grande importância por abordar a reprodução animal, fator primordial para na produção das espécies de interesse econômico (terrestres e aquáticos), dos animais de companhia e dos silvestres. É um evento já tradicional, que se propõe a constituir um fórum de discussão acadêmico e técnico dos diversos avanços biotecnológicos nessa área, e voltado em especial aos interesses e aptidões das regiões norte e nordeste do Brasil.

VI CONERA:
A realização do evento no Estado da Ceará atenderá não somente ao compromisso da rotatividade desse evento nos diversos estados das regiões norte e nordeste, mas a técnicos das áreas das ciências agrárias e biológicas que atuam na região e Estados circunvizinhos, também ao ímpeto acadêmico dos diversos cursos de graduação e pós-graduação que atuam no estado do Ceará e estados vizinhos, entre os quais: Curso de Medicina Veterinária da UECE, INTA e FATENE, UFERSA, UFPE-Recife e UAG-Garanhuns, UFPI, UFPA, UEMA, UFAL, UFSE, UFBA, UFCG (Patos), UFPB (Areia), IFPB (Sousa); Cursos de Agronomia da UFCG (Pombal) e UFPB (Areia), UFC, Cursos de Zootecnia da UFCG (SUME) e UFPB (Areia), UFC, UVA, Curso técnico Agropecuário e Curso Superior em Agro ecologia da IFPB (Sousa) entre outros. Curso de Ciências Biológicas da UECE (capital e interior), UFC, UVA, UERN, Cursos de Engenharia de Pesca e Biotecnologia da UFC. Nos cursos de Pós-graduação em Ciências Veterinárias da UECE (mestrado e doutorado), em Medicina Veterinária (Mestrado e Doutorado) da UFCG (Patos) e Zootecnia da UFCG (Patos) e UFPB (Areia); UFPE; em Zootecnia, Engenharia de Pesca  da UFC; em Biotecnologia do RENORBIO, entre outros.
A Localização geográfica da cidade de Fortaleza, capital do Estado, a coloca numa posição estratégica com relação a outros centros acadêmicos e de pesquisa de estados circunvizinhos, fato este que contribui para atender a facilidade de deslocamento de estudantes e técnicos desses estados para a participação no evento.
O Estado do Ceará apresenta um potencial na pecuária de bovinos das raças zebu especializados para a produção de leite com grande contribuição zootécnica dessas raças nas diversas regiões do estado, principalmente no Semiárido. Além disso, ressalta-se a participação do estado na difusão de raças caprinas e ovinas produtoras de carne e leite.
O Brasil possui um rebanho caprino e ovino de cerca de 9,5 e 14,3 milhões de cabeças, respectivamente. Do rebanho caprino, mais de 90% é encontrado na região NE, mais especificamente na região semiárida nordestina, onde predomina o sistema de criação extensivo, cujo principal produto de exploração é a carne. Com relação ao rebanho ovino, o NE detém o maior efetivo (56,08%). O NE possui hoje, para suas condições de semiárido, material genético de excelente qualidade para produção de pele, carne de baixo teor de gordura e uma adequada produção de leite, desde que seja adotado um nível mínimo de tecnologia.
Outro potencial do nosso estado é a piscicultura que apresenta uma enorme área hidrográfica, possuindo mais de 132 açudes com volume de aproximadamente 18 bilhões de m3. Vale salientar também que o Norte e Nordeste detem 56,2% da produção nacional de pescado, estando o Ceará na posição de primeiro no ranking nacional na produção de Tilápia. Hoje, com a grande demanda por pescado, está alta a procura por inovações tecnológicas que visam o incremento na reprodução e consequente produção de alevinos, algo que o Brasil está redescobrindo. Portanto este evento propiciará uma contribuição efetiva para a divulgação de conhecimentos de interesse regional.

OBJETIVOS:
Objetivo Geral
Realizar o VI Congresso Norte e Nordeste de Reprodução Animal na cidade de Fortaleza-CE no período de 27 a 29 de junho de 2012, congregando acadêmicos e profissionais na discussão da temática relacionada com a reprodução animal nos seus diversos aspectos de atuação.
Objetivos específicos
• Apresentar à comunidade acadêmica, profissionais liberais, instituições de pesquisa da região e produtores agropecuários, os avanços relacionados na área da reprodução animal nas espécies de produção (terrestres e aquáticos), companhia e animais silvestres;
• Divulgar a produção científica desenvolvida nos estados das regiões norte e nordeste na área da reprodução animal;
• Contribuir com uma integração maior dos técnicos e instituições envolvidas na temática da reprodução animal especialmente das áreas do semiárido nordestino

INFRAESTRUTURA E APOIO
O evento será realizado na Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro em Fortaleza, o qual conta com um Auditório climatizado para 500 pessoas, um auditório com capacidade para 200 pessoas cada, sala climatizada com capacidade para 100 pessoas, além disso, existem três laboratórios da Universidade Estadual do Ceará e um laboratório da Universidade Federal do Ceará com capacidade para 20 pessoas cada, os quais se encontram disponíveis para as atividades de mini-cursos do evento. Todas as salas disponíveis contam com equipamentos de projeção (data show).
A cidade de Fortaleza com uma população de 2,5 milhões habitantes, sendo um destino turístico importante, oferece uma disponibilidade de rede hoteleira e de restaurantes com comida regional e internacional bastante satisfatória, boa conexão de transporte intermunicipal e interestadual, acesso aero e rodoviário adequado para as cidades das regiões Norte e Nordeste, assim como com os estados das outras regiões do país.

ORGANIZAÇÃO
Coordenação Geral
José Ferreira Nunes - Presidente do VI CONERA, Médico Veterinário, MSc. Doutor, Prof. Titular da UECE.
Alexandre Rodrigues Silva - Vice-Presidente, Médico Veterinário, MSc. Doutor, Prof. Adjunto da UFERSA.
Carminda Sandra Brito Salmito Vanderley - 1ª. Secretária do VI CONERA, Médico Veterinário, MSc. Doutora, Profa. Adjunto da UECE
Ana Cláudia Nascimento Campos - 2ª. Secretária do VI CONERA, Médica Veterinária, MSc. Doutora, Profa. Adjunto da UFC
Marcia Helena Niza Ramalho Sobral - 1ª. Tesoureira do VI CONERA, Médica Veterinária, MSc. Doutora, Profa. da UnP.
Gyselle Viana Aguiar - 2ª. Tesoureira do VI CONERA, Médica Veterinária, MSc. Doutora, Bolsista PRODOC/ UECE

Comitê Científico
Carminda Sandra Brito Salmito Vanderley (UECE) - Presidente
Lúcia Daniel Machado da Silva (UECE) - Vice Presidente
Suiany Rodrigues Câmara (UnP)
Sheyla Farhayldes Souza Domingues (UFPA)
Erivânia Gomes Teixeira (UEMA)
Alexandre Rodrigues Silva (UFERSA)
Marcelo Bezerra Barbosa (UFERSA)
Rômulo José Vieira (UFPI)
Ana Gláudia Vasconcelos Catunda (FAFIDAM/UECE)
Alex Altair Costa Machado (FAFIDAM/UECE)
Alethéia Carízia Baracho de Lima Souza (UFC)
Arlindo de Alencar Araripe Moura (UFC)
Cynthia Levi Baratta Monteiro (UECE)
Franciele Osmarini Lunardi (UECE)
José Roberto Viana Silva (UVA)

Comitê Editorial dos Anais
Ana Cláudia Campos Nascimento (UFC)
Marcelo Bertolini (UNIFOR)
Cristiane Clemente de Mello Salgueiro (UNP-RN)
Carlos Tadeu Bandeira de Lavor (FATENE)
Marcelo José da Ascensão Feitosa Vieira (DNOCS)
Gyselle Viana Aguiar (UECE)
Ana Gláudia Vasconcelos Catunda (FAFIDAM/UECE)
José Maurício Cavalcante Maciel (UECE)
Maria Audália Marques de Carvalho (UECE)
Liliane Veras Leite (UECE)
Mônica Aline Parente Melo-Maciel (UECE)
Fátima de Cássia Evangelista de Oliveira (UECE)

Comissão de apoio

Maria Audália Marques de Carvalho
José Maurício Cavalcante Maciel
Liliane Veras Leite
Mônica Aline Parente Melo-Maciel
Fátima de Cássia Evangelista de Oliveira
Francisco Renan Aragão Linhares
Bárbara Mara Bandeira Santos
Agostinho Soares de Alcântara Neto
Átilla Holanda de Albuquerque
Elisângela de Souza Lopes
Antônio Cavalcante Mota Filho
Tatyane Bandeira Barros
Luana Azevedo de Freitas
Cynthia Levi Baratta Monteiro
Luciana Rocha Faustino
Franciele Osmarini Lunardi
Felipe Silva Maciel

Administração
João Alves de Melo & João Bosco Freitas Cordeiro (FUNCEPE)
Glória Ribeiro (PRATICA EVENTOS)
José Ferreira Nunes & Carminda Sandra Brito Salmito-Vanderley (UECE)

Realização:
Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Estadual do Ceará e Programa de doutorado em Rede do Norte e Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO)

Assessoria na organição e comercialização 
Prática Eventos Ltda
Avenida Santos Dumont, 2727
Edifício Centro Empresarial Etevaldo Nogueira
Conjunto 103/104 - Aldeota
CEP: 60.150-161 Fortaleza/CE
Fone: (85) 3433.7684
Fax: (85) 3433.7685
Site: www.praticanet.com.br
E-mail:  praticaeventos@praticanet.com.br 

Informação de hospedagem, translado e informações turísticas:                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Casa Blanca Turismo                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   Atendentes Atendentes responsáveis: Angela Campos e Joana Pires - Fone: (85) 3466.6079 / 3466.6097                                                                                                                                                                                                                                                                                              Site: http://www.casablancaturismoeventos.com.br/us/vitrine/destaque/vi-congresso-n-ne-reproducao-animal.html                                                                                                                                                                                                                                                                E-mail: eventos.for@casablancaturismo.com.br

 Apoio:

Rede Nordeste de Biotecnologia
Conselho Regional de Medicina Veterinária
Colégio Brasileiro de Reprodução Animal



Desenvolvido pelo Departamento de Informática da UECE.