I Encontro Internacional Trabalho, Educação e Formação Humana

Marxismo, Educação e Luta de Classes: desafios históricos e urgências contemporâneas

8 a 11 de outubro de 2014

Seja Bem-vindo(a)!

10/10/2014 - Slides do seminário da prof. Edna Bertoldo estão disponíveis na guia downloads.


10/10/2014 - Para receber certificado do minicurso, inscrevam-se nos minicursos, fazendo login e senha.


10/10/2014 - Inscrições encerradas.


08/10/2014 - O evento será realizado na Universidade, Federal do Ceará - Rua Waldery Uchoa, 01. Benfica.


06/10/14 - O alojamento somente estará disponível nos dias 08, 09, 10 e 11 de outubro. Não será possível, portanto, alojar-se antes ou depois desse período.


04/10/14 - O evento disponibilizará aparelho de datashow para a apresentação dos trabalhos. Os participantes devem trazer seus computadores.


02/10/14 - Devido à greve dos bancários, o pagamento da inscrição do evento poderá ser realizado por depósito em caixa eletrônico. Lembrem-se de escrever o nome completo do participante no comprovante de depósito, antes de enviá-lo.


24/09/14 - As inscrições com alimentação e alojamento estão encerradas.


A lista de alojamento e alimentação foi divulgada! Encontre-a na guia downloads.


Cada trabalho será avaliado por dois pareceristas. Em caso de discordância, um terceiro fará nova avaliação.


Premiação: Serão escolhidos três trabalhos para publicação no livro do evento.

(Todos os trabalhos inscritos estão concorrendo)


As inscrições de trabalhos foram prorrogadas: 08 de agosto de 2014.

Os pagamentos serão recebidos até a data de 08 de agosto. O inscrito com acesso liberado em 08 de agosto terá dois dias para enviar o trabalho.

Depois de enviado o comprovante para o e-mail da inscrição, temos até dois dias para liberar o acesso, portanto, envios de comprovantes posteriores ao dia 08 serão apenas para ouvintes.

As inscrições para ouvintes ocorrerão até o dia 08 de outubro de 2014.

SIGA AS SEGUINTES INSTRUÇÕES PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO:

1. Cadastre-se no site, anote as informações da CONTA BANCÁRIA

BANCO BRADESCO

STEPHANIE BARROS ARAÚJO

AGÊNCIA: 0649-1

CONTA CORRENTE: 8474-3

2. Realize DEPÓSITO IDENTIFICADO referente ao valor de sua inscrição.

3. Escreva seu NOME COMPLETO e ESCANEIE o comprovante de pagamento. Se desejar alojamento e alimentação escreva em seu comprovante, conforme explicação abaixo.

4. Envie o arquivo com a imagem do comprovante para o e-mail inscricao.enitefh@gmail.com

5. Aguarde a confirmação do seu pagamento e a autorização do acesso ao site. Somente após a confirmação é possível inscrever trabalhos.


Inscrevam-se no curso do professor Ivo Tonet para recebimento do certificado. Acessem a área do inscrito.


Inscrição com alojamento e alimentação liberada! Veja na guia inscrições!

Programação liberada!


Prorrogação de inscrições de trabalhos: 08 de agosto de  2014. Aproveitem!


I Encontro Internacional Trabalho, Educação e Formação Humana
IV Encontro Norte-Nordeste Trabalho, Educação e Formação Humana

Marxismo, Educação e Luta de Classes: desafios históricos e urgências contemporâneas

O (ENITEFH) visa dar continuidade, em âmbito internacional, a três outros eventos ocorridos com o intuito de promover o intercâmbio entre pesquisadores vinculados ao debate sobre as relações entre trabalho, educação e formação humana, na perspectiva da crítica marxista.

O evento que marcou o início dessa trajetória ocorreu em 2004, em Maceió. Trata-se do I Encontro Regional Trabalho, Educação e Formação Humana, organizado pelo Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Ontologia Marxiana, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). De natureza regional, o evento recebeu, sobretudo, pesquisadores da Região Nordeste do Brasil.

Regional também foi a natureza do evento seguinte, ocorrido em junho de 2007, em Fortaleza, organizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO), abrigado no Centro de Educação (CED) da Universidade Estadual do Ceará, pela Linha Marxismo, Educação e Luta de Classes (E-Luta), do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará e pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/UECE). Contudo, uma particularidade marcou a natureza deste II Encontro: o leque de participantes extrapolou significativamente o âmbito da Região Nordeste. Pesquisadores de 16 estados brasileiros, sendo 8 deles do Nordeste, inscreveram trabalhos, somando-se ao todo 152 comunicações submetidas à apresentação oral.

Em 2011, Maceió sediou novamente o evento, mas, desta vez, abrangendo a Região Norte do Brasil. O III Encontro Norte/Nordeste Trabalho, Educação e Formação Humana (ENNTEFH), que ocorreu no período de 19 a 23 de setembro de 2011, na UFAL, teve como título Trabalho, Estado e Revolução e foi organizado pelo mesmo Grupo de Pesquisa que realizou o primeiro encontro em 2004.

O quarto encontro, que, desta vez, reunirá também conferencistas internacionais, terá como título Marxismo, educação e luta de classes: desafios históricos e urgências contemporâneas e ocorrerá, novamente, em Fortaleza, em outubro de 2014. Este evento será organizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário e pelas linhas por este criadas, quais sejam, a Linha Marxismo, Educação e Luta de Classes, do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC), e a Linha Marxismo e Formação do Educador, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Regional ou internacional, todos eles ancoram-se na reafirmação da pedra angular da teoria marxiana, qual seja, o trabalho, atividade fundante do ser social, reiterando, outrossim, o papel da classe trabalhadora como classe revolucionária. Nessa perspectiva, os eventos, partindo da centralidade do trabalho, reafirmam também a possibilidade de superação do capital, ao mesmo tempo em que favorecem um espaço para o debate fundamentado na crítica marxista sobre o complexo de determinantes que estão na base da barbárie social vigente. De modo mais particular, buscam aprofundar a reflexão sobre o problema da educação e da formação humana, que, conforme nossa posição, radicalmente contrária ao pensamento e à política educacional vigente no contexto histórico de crise estrutural, deve assumir a defesa do conhecimento a serviço da classe trabalhadora. 

 

 



IMO/UECE, (E-Luta/PPGEB/UFC), (MEFE/PPGE/UECE) e (MAIE/UECE). Arte e site: Karla Raphaella Costa Pereira
Desenvolvido pelo Departamento de Informática da UECE.