I Encontro Internacional Trabalho, Educação e Formação Humana

Marxismo, Educação e Luta de Classes: desafios históricos e urgências contemporâneas

8 a 11 de outubro de 2014

O EVENTO

O I Encontro Internacional Trabalho, Educação e Formação Humana (ENITEFH) visa dar continuidade, em âmbito internacional, a três outros eventos ocorridos com o intuito de promover o intercâmbio entre pesquisadores vinculados ao debate sobre as relações entre trabalho, educação e formação humana, na perspectiva da crítica marxista.

O evento que marcou o início dessa trajetória ocorreu em 2004, em Maceió. Trata-se do I Encontro Regional Trabalho, Educação e Formação Humana, organizado pelo Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Ontologia Marxiana, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). De natureza regional, o evento recebeu, sobretudo, pesquisadores da Região Nordeste do Brasil.

Regional também foi a natureza do evento seguinte, ocorrido em junho de 2007, em Fortaleza, organizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO), abrigado no Centro de Educação (CED) da Universidade Estadual do Ceará, e pela Linha Marxismo, Educação e Luta de Classes (E-Luta), do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará. Contudo, uma particularidade marcou a natureza deste II Encontro: o leque de participantes extrapolou significativamente o âmbito da Região Nordeste. Pesquisadores de 16 estados brasileiros, sendo 8 deles do Nordeste, inscreveram trabalhos, somando-se ao todo 152 comunicações submetidas à apresentação oral.

Em 2011, Maceió sediou novamente o evento, mas, desta vez, abrangendo a Região Norte do Brasil. O III Encontro Norte/Nordeste Trabalho, Educação e Formação Humana (ENNTEFH), que ocorreu no período de 19 a 23 de setembro de 2011, na UFAL, teve como título Trabalho, Estado e Revolução e foi organizado pelo mesmo Grupo de Pesquisa que realizou o primeiro encontro em 2004.

O quarto encontro, que, desta vez, reunirá também conferencistas internacionais, terá como título Marxismo, educação e luta de classes: desafios históricos e urgências contemporâneas e ocorrerá, novamente, em Fortaleza, em outubro de 2014. Este evento será organizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário e pelas linhas por este criadas, quais sejam, a Linha Marxismo, Educação e Luta de Classes, do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC), a Linha Marxismo e Formação do Educador, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e o Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/UECE).

Regional ou internacional, todos eles ancoram-se na reafirmação da pedra angular da teoria marxiana, qual seja, o trabalho, atividade fundante do ser social, reiterando, outrossim, o papel da classe trabalhadora como classe revolucionária. Nessa perspectiva, os eventos, partindo da centralidade do trabalho, reafirmam também a possibilidade de superação do capital, ao mesmo tempo em que favorecem um espaço para o debate fundamentado na crítica marxista sobre o complexo de determinantes que estão na base da barbárie social vigente. De modo mais particular, buscam aprofundar a reflexão sobre o problema da educação e da formação humana, que, conforme nossa posição, radicalmente contrária ao pensamento e à política educacional vigente no contexto histórico de crise estrutural, deve assumir a defesa do conhecimento a serviço da classe trabalhadora.

LOCAL: FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FACED/UFC

ENDEREÇO: RUA WALDERY UCHOA, 01. BENFICA.

COORDENAÇÃO GERAL

Erico Ricard

Kildilene Mota

Moesio