XVII ENDIPE

A Didática e a Prática de Ensino nas relações entre escola, formação de professores e sociedade

11 a 14 de novembro de 2014

Seja Bem-vindo(a)!

INFORMES:

1- CREDENCIAMENTO

Data: 11 e 12.11.2014 (Terça e Quarta-feira)

Horário: 09:00 - 15:00 h (Sem intervalo)

Local: Hotel Praia Centro - 1º Pavimento

2- Cerimônia de abertura:

Local: Centro de Eventos do Ceará - Salão Almofala (Entrada pelo Portão "C")
     Avenida Washigton Soares, nº 999 - Bairro Edson Queiroz.

3- Veja a programação das Reuniões Científicas na opção downloads.

4- LANÇAMENTO DE LIVROS: Os interessados em lançar livros por ocasião do XVII ENDIPE terão até o dia 27/10/2014 para entrar em contato com Claudia Sales pelo e-mail claudia.comunicacao@uece.br e informar os dados da publicação. Somente os simposistas e inscritos que irão apresentar Painel ou Poster poderão enviar propostas.

5- As relações com datas, locais e horários de apresentação dos trabalhos aprovados nas modalidades pôster e painel já estão disponíveis no site do evento. Acesse as relações na opção DOWNLOADS.

6- As inscrições foram encerradas.

XVII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino
Tema:  "A didática e a prática de ensino nas relações entre a escola, a formação de professores e a sociedade."
Data do Evento:  11 a 14 de novembro de 2014
Período de Inscrições: 02/12/2013 a 31/07/2014
Local: SEBRAE - Hotel Praia Centro /
Hotel Blue Tree Premium - Fortaleza - CE
Promoção: Universidade Estadual do Ceará - UECE

Clique para conhecer o Eixo Temático
     Clique aqui para gerar o boleto bancário

Apresentação

Diante dos desafios que os profissionais da educação vivenciam no contexto atual, o XVII ENDIPE se coloca como espaço de diálogo, que se propõe a direcionar o olhar para o trabalho docente na relação com o cotidiano das suas práticas, junto aos alunos e ao coletivo institucional, às políticas de educação e à sociedade em que estão inseridos. Compreender as teias e nexos que se fazem entre os diferentes interesses desse percurso, talvez seja o maior desafio a ser enfrentado na reflexão que se impõe na caminhada dos educadores. Em torno do tema A Didática e a Prática de Ensino nas relações entre a escola, a formação de professores e a sociedade trazemos perguntas, interpretações, avaliações e novas preocupações com o os processos do ensinar e do aprender, na esperança de que nossos estudos e práticas pedagógicas nos instiguem a continuar juntos, nessa caminhada de trabalhadores da profissão magistério.

Mais do que a soma de trabalhos de pesquisadores da educação, cada um com a sua verdade, temos um coletivo de educadores com seus conhecimentos, saberes, estudos, ideias e experiências para serem debatidas. Isso tem contribuído para a emergência de um primeiro movimento, ocorrido nessa comunidade de aprendizagem, cujo entrelaçamento ocorre na troca de experiências e se afirma no encontro com aqueles que se agregam em posturas e valores que se identificam e procuram superar os desafios do seu campo de atuação profissional. Nasce um segundo movimento nas atividades de pesquisa, análise e avaliação, assim como na busca de compreensão dos processos pedagógicos dos investigadores em relação aos que vivem as mesmas experiências, ou propostas de mudança constituídas numa dimensão formativa, tendo a prática refletida como ponto de partida e de chegada.

A proposta é debater a didática e as práticas docentes, na perspectiva de uma relação comprometida com a produção do conhecimento, no intuito de intervir na melhoria da educação, da escola, do campo da formação e do trabalho docente, entre outros. Trata-se de um debate complexo, envolvendo a vida da comunidade escolar, as relações de trabalho e as conexões que se fazem nas contradições e nas possibilidades dessas interações. Esta reflexão guarda estreito vínculo com o pensamento e a realidade, nas situações em que os professores e alunos de diferentes níveis se encontram.

Na contramão do individualismo competitivo e da meritocracia, esperamos que o XVII ENDIPE possa ser um encontro colaborativo de reflexão como elemento de emancipação, situado e datado, no âmbito de uma intencionalidade definida, que é a Didática, como campo de conhecimento e de investigação dos fenômenos do ensinar e do aprender. É preciso melhor competência teórica para compreender a docência em seu contexto, seus determinantes, possibilidades e desafios. Que sejamos aprendizes desta história!

E, aqui, afirmamos nossa alegria em receber os participantes do XVII ENDIPE no Ceará.

"Visitante mui amigo,
pode entrar, a casa é sua
Ah! É tão bom nesta vida
Abrir a porta da rua
Como quem abre num abraço
Fazendo assim como o faço
Entre a gosto, a casa é sua."

(Rachel de Queiróz)

Para informações sobre hospedagem sugerimos a Casa Blanca Turismo, confira no link abaixo!

Casablanca

diversidade