II Colóquio Teoria Crítica

150 anos de O capital, 100 anos das Insurreições Russas e 50 anos de A sociedade do espetáculo

6 a 10 de novembro de 2017

Seja Bem-vindo(a)!

No ano de 2017 temos a passagem dos 150 anos de publicação de O capital, obra magna de Karl Marx, um dos autores mais influentes do século XX. Por maior ou menor reverberação desse evento, temos, nesse mesmo ano, a passagem do centenário da Revolução Russa e das Insurreições daquele país. Também é marcante os 50 anos de publicação do livro A sociedade do espetáculo, obra de enorme repercussão nos eventos de maio de 1968, na França.
A soma desses eventos tão importantes para a construção do nosso atual contexto histórico e social nos impõe, renovadamente, uma reflexão sobre eles. Mesmo após a queda da cortina de ferro e o estabelecimento hegemônico das democracias burguesas, ainda resta espaço para se discutir esses acontecimentos, poderíamos nos perguntar. A resposta para tal pergunta já se deixa verificar pelo conjunto dos acontecimentos mais recentes da política brasileira.
Desde junho de 2013 até o presente, muitos acontecimentos nos colocam diante dos mesmos paradigmas que fundam os eventos que propomos discutir. Desde o grito por autonomia das ruas, em 2013, até o enorme movimento macarthista que se particulariza em projetos como Escola sem partido e seus correlatos, enfim, o que mais se discute, sem sombra de dúvidas, é a validade do que se impregna do texto de O capital, nas Insurreições Russas e no escrito de Debord.
Não há como furtar-nos, portanto, de, novamente, falar sobre esses temas. Não se trata de uma ideia fixa, mas de uma fenômeno histórico que se repete e, por isso, nos exige reflexão.

Comitê Cinetífico:

Prof. Dr. Christian G. Iber, Freie Universität Berlin, Alemanha;

Prof. Dr. Eduardo Soares Neves Silva, UFMG, Brasil

Prof. Dr. Fábio Maia Sobral, UFC, Brasil.

Prof. Dr. Hans-Georg Flickinger, UniKassel, Alemanha.

Prof. Dr. João Emiliano Fortaleza de Aquino, UECE, Brasil.

Prof. Dr. Jorge Luís da Silva Grespan, USP, Brasil.

Prof. Dr. Paulo Eduardo Arantes, USP, CNPq, Brasil.

Coordenação do evento:

Prof. Dr. Adolfo Pereira de Souza Junior, UNILAB, Brasil

Prof. Dr. Antonio Vieira da Silva Filho, UNILAB, Brasil.

Prof. Dr. Estênio Ericson Botelho de Azevedo, UECE, Brasil.

Profa. Dra. Ilana Viana do Amaral, UECE, Brasil.

Profa. Dra. Rita de Cássia Lucena Velloso, UFMG, Brasil.

Comissão Organizadora:

Prof. Me. Álvaro Lins Monteiro Maia, UECE, Brasil.

Me. Erick Quintas Corrêa, UNESP, Brasil.

Erika Raianny Negreiros Rocha, UECE, Brasil.

Profa. Ma. Francisca Palloma Soares Paulino, FPO, Brasil.

Prof. Me. Francisco Luciano Teixeira Filho, UECE, Brasil.

Prof. Me. Ítalo Moura Guilherme, FPO, Brasil.

José Ygor de Almeida Barros, UECE, Brasil.

Lucas Caula Albuquerque, UECE, Brasil.

Robson Breno Dourado de Araujo, UECE, Brasil.

Clara Kevilla Gomes, UECE, Brasil.

Francisco Wellington de Souza Pascoal, UECE, Brasil.

II Encontro Marx e Debord - II Colóquio Teoria Crítica