I Encontro interdisciplinar diálogos sobre arte

2 a 4 de outubro de 2013

O EVENTO

Apresentação

Para nortear as discussões propostas, o I Encontro Interdisciplinar Diálogos sobre Arte contará com três dias de mesas-redondas, comunicações de pesquisas e apresentações artísticas. Assim, poderemos nos referenciar com as falas de estudiosos envolvidos na respectiva temática; ter a oportunidade de observar novos temas, abordagens com as comunicações, como também fornecer espaço a novos pesquisadores, além de presenciar a práxis artística com diferentes atuações no cinema, música e teatro, por exemplo.

Ao detalharmos as mesas-redondas, compreendemos as mesmas reunidas em três diálogos, contando com a participação de quatro estudiosos em cada dia. No primeiro dia, contaremos com o diálogo entre o teatro e dança. O teatro, através de suas facetas, representações e magia por meio do corpo, permite um elo com a dança, convidando o leitor a se deleitar com as referidas discussões.

No segundo dia, o diálogo entre cinema e fotografia é a oportunidade de nós, sujeitos sócio-históricos, percebermos como registramos diferentes "mundos" a partir de detalhes, ângulos e visões. No terceiro dia, o diálogo entre a música e a literatura, em que ritmo e palavra se unem para mostrar que, desde os primórdios, o ser humano descobre a força do ritmo e o poder das palavras.

Com as comunicações de trabalhos, abriremos o debate para a interação de novos temas, novas proposições metodológicas e novos referenciais teóricos. As sessões temáticas serão referenciadas de acordo com o diálogo proposto para o dia e darão oportunidades para ouvintes e pesquisadores perceberem o contexto relacionado aos trabalhos de pesquisa em torno da arte, como também conhecerem recém-chegados estudiosos que ampliam o campo de atuação sobre cada temática.

Por fim, mas não menos importante, as atrações artísticas trarão a arte através de sua práxis por meio de apresentações teatrais, mostra de curtas-metragens e exposições visuais, encerrando o evento com uma interessante apresentação musical e reunindo as "canjas" dos participantes do evento. Logo, convidamos todos a ingressarem nessa importante contribuição à arte, participando do I Encontro Interdisciplinar Diálogos sobre Arte.

Atenciosamente,

Leopoldo de Macedo.

Objetivos

Problematizar a arte, no âmbito acadêmico, como um importante interventor no campo social, através de diferentes pesquisas sobre o respectivo tema;

Reunir profissionais, pesquisadores e estudantes das diversas áreas em torno do estudo da arte em suas mais diversas manifestações;

Propiciar leituras interdisciplinares sobre a arte e sua produção;

Estimular a pesquisa e o debate em torno dos diferentes métodos e práticas de pesquisa que tenham a arte por objeto;

Promover a integração de pesquisadores e estimular publicações conjuntas.

Público alvo

estudantes universitários

secundaristas

professores e pesquisadores ligados à arte