Legado Freireano na Educação Popular: Paulo Freire vive!

22 de setembro de 2017

O EVENTO

O Evento provêm da necessidade de se ampliar o debate sobre o legado freireano entre estudiosos e pesquisadores da pedagogia do educador pernanbucano, ao mesmo tempo em que destaca os 20 anos da morte (maio de 1997) do Patrono da Educação Brasileira, no decorrer do mês em que nasceu (19 de setembro de 1921). Este ano, Paulo Freire, como contributo epistemlógico orientador da formação de professores, atendendo a demanda de estudantes e professores de recuperar o legado e a reinvenção da pedagogia freireana no âmbito da escola, dos movimentos sociais e de outras práticas da educação popular, registradas em pesquisas realizadas, no campo nacional e no exterior.

Objetiva-se explicar as condições em que se deram as diferentes recriações do paradigma de formação permanente, proposto por Paulo Freire e as contribuições dessas experiências para o campo da formação de professores, como proposta contra-hegemônica aos modelos clássicos de formação, calcada em pressupostos teórico-práticos que compreendem a docência como fenômeno educativo concreto e histórico e politicamente situado.

Organizado pelo Curso de Pedagogia