XVII ENDIPE

A Didática e a Prática de Ensino nas relações entre escola, formação de professores e sociedade

11 a 14 de novembro de 2014

O EVENTO

Eixos Temáticos

1. Didática e Prática de Ensino na relação com a Escola

A Didática como atividade pedagógica que estrutura o trabalho docente e a interação professor-aluno na construção do conhecimento e na reflexão sobre a prática.

Subeixos

1.1 Práticas pedagógicas e saberes docentes
Os pressupostos teóricos e práticos da Didática e os saberes necessários à docência contextualizada no cotidiano escolar, destacando sua multidimensionalidade na prática pedagógica dos diferentes campos de conhecimento, vislumbrando mudanças no pensar e no fazer do trabalho docente.

1.2 Currículo, subjetividade e cotidiano escolar
A Didática como elemento de configuração educacional, psicológica, filosófica e sociológica na mediação entre o conhecimento, o currículo e a avaliação na constituição dos sujeitos que fazem a educação a partir de práticas cotidianas.

1.3 Tecnologias, educação a distância e inovações pedagógicas
A Didática e as tecnologias, seus impactos, desafios e potencialidades na prática docente. Da evolução tecnológica às suas aplicações no processo de ensino-aprendizagem. As concepções pedagógicas e a competência docente para seleção e utilização de recursos tecnológicos. Análises críticas da utilização das tecnologias no processo de ensino.


2. Didática e Prática de Ensino na relação com a Formação de Professores

Reflexão sobre a função mediadora da Didática e da Prática de Ensino na construção da identidade profissional, enfatizando aspectos significativos da formação de professores e análises da relação entre teoria e prática no fazer pedagógico.

Subeixos

2.1 Escola como espaço de formação docente
A formação docente no âmbito da escola e suas relações imbricadas no processo de formar e formar-se a partir do exercício da práxis e da análise crítica e humanizadora do cotidiano docente construída a partir da pesquisa escolar e universitária.

2.2 Tendências investigativas no campo da Didática e da Prática de Ensino
Tendências contemporâneas nos estudos da Didática e da Prática de Ensino: fundamentos, metodologias, práticas e contribuições para a formação de professores.

2.3 Desenvolvimento profissional e práticas formativas
O lugar da Didática na formação inicial e continuada de professores da educação básica e superior. Análises de programas de formação docente (presenciais e a distância) e educação profissional: concepções, propostas e experiências. Práticas formativas e repercussões no desenvolvimento profissional docente.


3. Didática e Prática de Ensino na relação com a Sociedade

Discussões acerca das diversas práticas pedagógicas desenvolvidas sob a visão crítica e emancipadora, considerando seus aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais. Temas relacionados a diversidade, inclusão, multiculturalismo, direitos humanos e interdisciplinaridade, dentre outros. Interfaces entre educação, escola e sociedade.

Subeixos

3.1 Experiências educacionais, qualidade do ensino e da aprendizagem
Experiências educacionais acerca da oferta de educação pública, gratuita e de qualidade nas diversas modalidades e níveis de ensino.

3.2 Temas emergentes na relação da Didática e da Prática de Ensino com a Sociedade
Estudos que apontem os desafios e as potencialidades, no cenário político-educacional contemporâneo, de questões sociais referentes a temas emergentes, tais como: direitos humanos, cultura de paz, diversidade, ECA, entre outros.

3.3 Impactos das políticas públicas na gestão e no trabalho docente
Desafios da escola e do trabalho docente diante das repercussões das políticas públicas de educação, considerando o projeto político pedagógico da escola e os processos avaliativos em desenvolvimento no cenário nacional.

 

 

 

 

Comissões de organização do evento


Coordenação Geral

Maria do Socorro Lucena Lima

Maria Marina Dias Cavalcante

José Albio Moreira de Sales Lúcia

Lúcia Helena Fonsêca Grangeiro

Isabel Maria Sabino de Farias

Jacques Therrien


Coordenação do Comitê Científico

Maria do Socorro Lucena Lima

Isabel Maria Sabino de Farias

Ana Maria Iório Dias


Secretaria Executiva

Cláudia Sales de Alcântara

Verônica Sabóia


Gerenciamento do Site

Lia Machado Fiuza Fialho

Karla Colares Vasconcelos

Cristine Brandenburg

Lourdes Rafaela dos Santos Florêncio

Roberta Lucia Santos de Oliveira

Wilda Fernandes

Rafaela Gomes


Comissão de Finanças e Infraestrutura

Maria Marina Dias Cavalcante

José Albio Moreira de Sales


 

 

 

 

 

   


Desenvolvido pelo Departamento de Informática da UECE.