I Encontro interdisciplinar diálogos sobre arte

2 a 4 de outubro de 2013

PROGRAMAÇÃO

2 de outubro

DIÁLOGOS ENTRE TEATRO E DANÇA

13h - Credenciamento

15h - Comunicações de pesquisas

18h - Apresentação artística 

19h - Mesa redonda com Andréa Bardawil Campos (coreógrafa), Joca Andrade (diretor de teatro) e Profª Ma. Thaís Gonçalves Rodrigues da Silva (UFC).

3 de outubro

DIÁLOGOS ENTRE CINEMA E FOTOGRAFIA

15h - Comunicação de pesquisas

18h - Exibição de curtas-metragens do projeto Programadora Brasil do Ministério da Cultura

19h - Mesa redonda com Henrique Dídimo (cineasta, poeta e pesquisador), Prof. Dr. Sander Cruz Castelo (UECE), Prof. Dr. Silas de Paula (UFC) e Me. Gabriel Aguiar de Andrade.

4 de outubro

DIÁLOGOS ENTRE MÚSICA E LITERATURA

15h - Comunicações de pesquisas

18h - Intervalo

18h30min - Mesa redonda com Prof. Me. Manoel Carlos (UECE), Profª Ma. Lucila Pereira Basile (UECE), Prof. Me. Tito Barros Leal (INTA e FLUL) e Me. Gerardo Cavalcante

21h - Coquetel de encerramento e entrega dos certificados aos conferencistas

 

Os palestrantes:

MESA DIÁLOGOS ENTRE TEATRO E DANÇA

Andréa Bardawil Campos

Coreógrafa premiada nacionalmente. Desde 1991, é diretora da Companhia da Arte Andanças. Foi assessora especial da Fundação de Cultura, Turismo e Esporte de Fortaleza (FUNCET) em 2005. Atualmente, é coordenadora pedagógica da Bienal Internacional de Dança do Ceará e coordenadora do curso técnico em Dança realizado em parceria com o Senac, Secult e Instituto de Arte e Cultura do Ceará IACC.

Joca Andrade

Ator e diretor de teatro. Atualmente, é professor de teatro vinculado ao Theatro José de Alencar.

Ma. Thaís Gonçalves Rodrigues da Silva

Doutoranda em Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (FMH/UTL). Mestra em Políticas Públicas e Sociedade pelo Departamento de Sociologia da Universidade Estadual do Ceará. Graduada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (Bacharelado e Licenciatura Plena) e em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professora assistente dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Dança do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará no setor de estudos técnicas e práticas de Dança. Pesquisa os seguintes temas: dança e educação, políticas públicas em dança, filosofia e história da dança.

 

MESA DIÁLOGOS ENTRE CINEMA E FOTOGRAFIA

Henrique Dídimo

Professor, escritor e realizador audiovisual, trabalhando como diretor, roteirista, fotógrafo e editor de vídeo. Como documentarista, tem realizado filmes em parceria com universidades e instituições, como o Laboratório de Antropologia da Imagem - UFC, Museu da Imagem e do Som, Memorial da Cultura Cearense - Dragão do Mar, SESC e Faculdade de Educação - UFC. Também atua na videoarte, pesquisando questões sobre o corpo, a cidade, a palavra e o meio-ambiente. É contista e poeta, tendo publicado em livros, revistas e suplementos literários. Leciona na Escola de Audiovisual de Fortaleza (Vila das Artes). Como educador, desenvolve ainda cursos e oficinas, em parceria com diversas instituições, como SESC, Dragão do Mar, CCBNB, UFC, UECE, SENAC e Centro Cultural Bom Jardim.

Dr. Sander Cruz Castelo

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Graduação (licenciatura e bacharelado) e Mestrado em História também pela UFC. Atualmente, é professor assistente de História da FECLESC - Universidade Estadual do Ceará.

Dr. Silas de Paula

Doutor pela Universidade de Loughborough, Inglaterra (1996). Professor do Curso de Comunicação da Universidade Federal do Ceará. É fotógrafo e faz parte do programa de pós-graduação em Comunicação, atuando na linha de pesquisa em Fotografia e Audiovisual.

Me. Gabriel Aguiar de Andrade

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cinema, vídeo e fotografia, atuando principalmente nos seguintes temas: vídeo, documentário, fotografia, índios e representação.

 

MESA DIÁLOGOS ENTRE MÚSICA E LITERATURA

Me. Manoel Carlos

Doutorando do Programa Dinter UFMG - UECE, onde desenvolve o projeto Cultura Popular e Nacionalidade no Pensamento Social Cearense (1860-1910). Mestrado e graduação em História pela Universidade Federal do Ceará. É professor assistente da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil monárquico e republicano, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Literatura, intelectuais, história do Ceará, cultura popular e nacionalidade.

Ma. Lucila Pereira Basile

Doutoranda em História pela UFMG na linha de pesquisa História Social da Cultura. Mestra em Etnomusicologia pela UFBA e graduada em Composição e Regência pela UNESP. É professora do curso de Música da UECE. Pesquisa os desdobramentos do pianismo no Ceará entre fins do século dezenove a década de trinta do século XX e a produção de música impressa para o instrumento.

Me. Tito Barros Leal

Doutorando em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa na especialidade de Cultura do Brasil. Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialização em Estudos Clássicos pela Universidade Federal do Ceará. Graduado em História (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal do Ceará. Foi professor substituto da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência nas áreas de História e Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: História, Memória e Esquecimento, Historiografia Brasileira, Brasil Império, Filosofia Antiga, Ética e Aristóteles.

Me. Gerardo Cavalcante

Doutorando em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestrado em História e Culturas pela Universidade Estadual do Ceará. Graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: multiculturalismo, indústria cultural, hibridismo, juventude, Indústria Fonográfica, música e cidades.



Evento organizado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em História e Culturas da UECE
Desenvolvido pelo Departamento de Informática da UECE.