Processo Democrático de Elaboração do Plano de Gestão 2012-2016

15 de outubro a 12 de dezembro de 2012

Seja Bem-vindo(a)!

Caros Colegas,

Durante o período pré-eleitoral, os atuais Reitor e Vice-Reitor incentivaram discussões de grupos no sentido de serem apresentadas propostas para o Plano de Gestão 2012-2016, congregando principalmente os simpatizantes da candidatura, pela própria natureza do processo de disputa.

Agora, empossados gestores da UECE, mostra-se adequado que todas as ideias surgidas naquele momento sejam discutidas com profundidade pelo conjunto dos segmentos que compõem a universidade: professores, alunos e servidores técnico-administrativos.

Assim, foi instituída a Câmara de Planejamento Estratégico, presidida pelo Vice-Reitor e composta por professores com experiência nas áreas de Planejamento e de Gestão, de forma a que se desenhasse a maneira mais adequada para que a comunidade ueceana de fato participasse da formulação do Plano de Gestão.

A primeira orientação foi a de que a participação se desse de modo democrático, proporcionando a todos a mesma oportunidade de contribuir.

Portanto, a partir do dia 10 de setembro próximo daremos início ao processo que, dividido em etapas, culminará com um grande encontro na I Conferência de Planejamento Democrático da UECE.

Neste primeiro momento, estão sendo divulgadas as regras iniciais da participação, através de inscrição feita pelos próprios interessados, na época oportuna, os quais serão responsáveis por promover as discussões nas diversas unidades e, no final, na I Conferência de Planejamento Democrático da UECE.

A metodologia a ser divulgada organizará o processo para apresentação de propostas ao Plano de Gestão 2012-2016, iniciando-se pela contribuição dos Colegiados de Cursos, Centros, Faculdades, Instituto, Diretorias Administrativas e Pró-Reitorias, sempre com a participação dos três segmentos.

Em todas as etapas os debates democráticos serão feitos por meio de reuniões de grupos formados por todos os que espontaneamente se inscrevam, buscando-se sempre a efetiva representação dos três segmentos. O sucesso na elaboração do Plano dependerá do volume e da qualidade da participação.

Conclamamos a todos para que estejam sempre atentos às informações que passam a ser divulgadas sobre o assunto e, mais do que isso, sintam-se de já convidados a participar ativamente dos eventos.

A inscrição estará aberta de 24.09 a 10.10.2012 e poderá ser efetuada pela Internet (Sistema de Eventos) ou, em caso de dificuldades, na respectiva unidade a que pertença o interessado. As instruções completas serão em breve publicadas.

O Processo Democrático de Elaboração do Plano de Gestão 2012-2016 será composto por reuniões de grupo, seguidas por reuniões plenárias nas diversas unidades (Centros, Faculdades e Instituto), de encontros de preparação nas Pró-Reitorias e da I Conferência de Planejamento Democrático da UECE, onde serão consolidadas as sugestões na Proposta do Plano de Gestão 2012-2016 a ser encaminhado aos órgãos de deliberação coletiva.

Ao final, teremos consolidado o pensamento coletivo da Universidade Estadual do Ceará e, juntos, com certeza poderemos melhor alcançar objetivos e realizar os sonhos de ousadia, participação, democratização institucional e humanização da nossa casa mater.

Organizado pela PROPLAN da UECE